BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, setembro 03, 2014

Ainda nada?>Germinação> Estímulos literários>03/09/2014

Autora: Christian Voltz
Um dia, o protagonista desta história cava um buraco na terra e deixa cair lá dentro uma semente. 
Dia após dia, sob o olhar expectante de um pássaro, vai crescendo nele o desejo e a ansiedade de ver brotar do chão a flor que plantou. 
Ainda nada?, pergunta ele todas as manhãs ao ver que a semente não nasce. 
Até que um belo dia...
"Ainda nada?" É um texto simples que encerra uma grande mensagem: a descoberta da paciência e a virtude da perseverança para nos identificarmos no mundo. 
Através do processo do nascimento e do crescimento de uma semente, Christian Voltz constrói uma metáfora da própria vida, com as suas alegrias e com as suas frustrações.
As originais ilustrações deste álbum, ornamentadas com jogos tipográficos, combinam a mistura de elementos em relevo, destacando-se o arame e os materiais reciclados. 
Simples, mas não simplistas, atingem um elevado grau de atração e ternura.


De manhã, bem cedo, o senhor Luís cavou um buraco enorme na terra.
     Neste buraco enorme, o senhor Luís deixou cair uma sementinha, cheio de esperança...
    Um dia, o protagonista desta história cava um buraco na terra e deixa cair uma semente. Sob o olhar expectante de um pássaro, dia após dia, o desejo de ver crescer a flor que nasceria do chão vai aumentando. 
Ainda nada?, perguntava ele todas as manhãs ao ver que a semente não brotava. Até que um belo dia...
Artes plásticas da autora


Atividade/sugestão
Atividade  agregando valores
Esperar....Perseverança....
Descoberta da paciência...
1.º Momento: 
A opção por esta obra justificava-se por dois motivos, que acabaram por se 
interligar na perfeição, tornando a leitura e as atividades que se seguiram realmente 
significativas e articuladas.
Em primeiro lugar, a obra inseria-se na temática da germinação, que vinha sendo 
abordada nos últimos tempos, tendo inclusivamente as crianças já realizado uma 
experiência nesse âmbito, fazendo vários tipos de semente germinar em algodão. 
Neste dia, e após a leitura, as crianças seriam convidadas a transplantar as suas sementes do algodão para vasos com terra. 
Esta obra fazia todo o sentido nesse âmbito, uma vez que apresentava os vários passos para semear uma planta e fazê-la desenvolver-se com sucesso.
Por outro lado, mas que não deixa de se relacionar com o anteriormente exposto 
(antes pelo contrário), esta obra mostra-nos a importância da perseverança, aplicando-a numa situação em que se torna tão clara e significativa, inserida no conhecimento do 
mundo.
A fase de pré-leitura desta obra mostrou-se crucial, uma vez que as crianças tiveram 
dificuldade em realizar previsões, e por esse motivo a sua curiosidade tornou-se maior. 
Esta dificuldade relacionou-se tanto com a ilustração da capa, absolutamente original, 
que ao invés de ser representada em desenho ou pintura, se tratava de uma ‘montagem’ de materiais da maior diversidade (sendo que esta característica única se manteria ao longo de toda a obra), e apresentava simplesmente um homem segurando alguma espécie de ferramenta; tanto com o título: “Ainda nada?”, que se revelava muito pouco específico.
A leitura decorreu de forma ‘deslumbrada’, por um lado pela já referida qualidade 
das ilustrações, por outro pela própria história, que tratava um tema do maior interesse do grupo (a germinação), e por último por se constituir como imprevisível, pois o desenlace era inesperado e revelou-se muito divertido. 
As ilustrações foram a maior motivação dos comentários que envolveram a leitura, pois forneciam a cada página elementos novos, criativos, cativantes.
A fase de pós-leitura girou em torno da perseverança, com comentários como «Foi 
bem-feito ele ficar sem a flor, pois o pássaro teve mais paciência e por isso mereceu-a!» ou «Eu já sabia que as plantas demoravam a nascer, porque já semeei uma macieira na horta do meu avô e ela só apareceu muito tempo depois.». 

2.º Momento:
Terminada a leitura, as crianças foram convidadas a realizar a transplantação das 
suas sementes já germinadas para vasos com terra. 
O entusiasmo foi enorme, principalmente quando as crianças compreenderam que teriam a oportunidade de mexer elas próprias na terra e nas sementes. 
Mas antes de mais, e porque nos vasos já não seria possível observar as sementes germinadas (algumas já com raízes), cada criança desenhou a sua semente tal como se encontrava no momento, isto para facilitar a percepção do desenvolvimento da planta daí em diante.
Chegados à fase da realização da transplantação, pode considerar-se que esta se
constituiu quase como uma extensão da pós-leitura, provando a articulação entre o livro e a atividade. 
Isto porque, para realizar devidamente a transplantação, as crianças tiveram de relembrar, um a um, os vários passos seguidos pela personagem do livro, organizando e clarificando, desta forma, toda a informação retirada da obra. 
As atividades de contacto e exploração da natureza, mesmo que a natureza tenha de 
ser levada para a sala de atividades, são fundamentais, não só pela curiosidade natural das crianças, que anseiam sempre por saber mais e descobrir mais coisas, mas também pelo gosto de tocar, de sentir, de olhar mais de perto, que tantas vezes lhes é vedado.
Deste dia em diante, as crianças foram incumbidas da tarefa de regar, à chegada à 
sala, as suas plantas, numa perspetiva de desenvolvimento da responsabilidade. 
Nesse momento, deviam observar com a máxima atenção as suas plantas, comentando as alterações que se iam verificando, e que eram registadas por mim num quadro criado para o efeito. 
Posteriormente, um mês mais tarde, as plantas viriam a ser novamente transplantadas pelas crianças para uma pequena horta criada especialmente para o efeito no exterior, junto a um dos muros, onde viriam a ser diariamente regadas e tratadas até ao final do ano letivo.
Fonte:
Aula sobre plantio,mudas e sementes agregado a obra
Vejam um vídeo baseado na obra confeccionado em massa de modelar




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios