Iza Ramos de A. Souza
Elas têm seu destino mudado e precisam lutar para sobreviver.
Faltavam poucas sementinhas para partir.
O vento foi chegando e, de repente, algo aconteceu.
Vimos avançar a mão de uma menina.
Antes que o vento nos arrebatasse, cortou, ela, o galhinho em que nos encontrávamos e nos levou até a boca, que nos deu forte assopro.
Mal cheguei ao chão, vi um pezinho descalço descer e... Tudo ficou escuro.
Senti que o pezinho me apertava na terra.
O pezinho havia me empurrado pela terra fofa.
O lugar em que agora me encontrava parecia ser bom para o meu crescimento.
Ali, eu tinha ar, água e tudo quanto era necessário para mim.
Minha raizinha começou a crescer.
A raiz providencia tudo para mim.
Ela chupa a água da terra e nela vem desmanchada uma porção de alimentos de que preciso.
Já surgiu meu caule. O caule, que é meu corpo, foi crescendo devagarinho, porém, sempre forte.
Na pontinha do caule, mostravam-se duas folhinhas pequeninas, que começaram a abrir-se sob a luz do sol. É pelas folhas que as plantas respiram.
Eu já era uma plantinha quase completa.
Tinha raízes tirando alimentos do solo e caule levando-os às folhas.
Logo pude ver minha primeira flor.
Suas pétalas pareciam ter tirado o amarelo mais lindo dos raios do sol.
Era pequena e delicada, mas ia produzir ótimos frutinhos.
Eu me vi procurada pelas abelhas e borboletas, que vinham em busca de néctar.
Depois, as flores feneciam, mas deixavam os frutos, que iam crescendo e, quando maduros, todos se abriam, deixando partiras primeiras sementinhas, que iam fazer, como eu, a grande viagem, em busca de um lugar apropriado à formação de novas plantinhas.
Adaptado de Isa Ramos de Azevedo Souza. A sementinha bailarina. São Paulo, Ed. do Brasil, 1985.
Aula ver de perto o verde
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Atividades sobre germinação utilizando esta obra
O conteúdo “Germinação” foi trabalhado a partir do texto “ A Sementinha Bailarina”.
O texto foi lido e após a leitura fizemos a interpretação textual, trabalhamos o vocabulário com consulta ao dicionário.
Os alunos fizeram ainda a representação artística do texto através de desenhos.
Foi feita também uma pesquisa na Bíblia Sagrada sobre a parábola do Semeador (Mateus 13:3).
No dia seguinte os alunos assistiram a um vídeo no youtube sobre a parábola do Semeador (animação) no laboratório de informática.
Na sequência foi pesquisado na internet o que é parábola.
Em grupos os alunos desenharam em folhas com formato de coração a representação da terra que gostariam de ser para receber a semente que é a Palavra de Deus.
Os trabalhos foram colados em um mural.
Os alunos plantaram sementinhas e irão acompanhar seu crescimento.
Em sequência os alunos produziram uma história em quadrinhos sobre o tem trabalhado.
Os textos forma colocados nos portfólio dos mesmos.
Os nossos objetivos foram plenamente atingidos.
Durante o planejamento surgiu à ideia de dramatizar com os alunos a Parábola do Semeador e a germinação, assim como a criação de herbário.
Tais ideias poderão ser executadas futuramente já que não houve tempo hábil para colocá-las em prática no momento.
Vejam tudo
AQUIOuvindo: AQUI
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Gostaria de saber para qual idade foi desenvolvida essas atividades
ResponderExcluirBom dia, são atividades destinadas à crianças do ensino infantil e fundamental,anos iniciais. Linguagem coloca sugestões literárias como auxílio, e o professor faz as adaptações necessárias para sua turminha.
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