BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Bullying/Ètica/Respeito- 03/02/11


Bullying não é brincadeira!

Autor:Suelen F.Machado

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Adotar atitudes de respeito com o próximo.
Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras.
A aula pretende esclarecer:
O que significa bullying.
De que maneiras o bullying pode acontecer na escola.
Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola.
Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.
Duração das atividades:
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O professor pode ter trabalhado previamente questões relativas à violência no mundo, guerras no mundo. Porque elas acontecem? Demonstrando que pequenas guerras ocorrem também em nosso cotidiano, e que muitas vezes estão relacionadas à nossa atitude perante a sociedade.
Estratégias e recursos da aula:
Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.
Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:
■Essas atitudes são comuns em nossa escola?
■Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio?
■Como isso aconteceu?
■Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?
A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING.
Explicando o significado deste termo.
Segue sugestão de conceituação da palavra:

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml
Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:
Palavras relacionadas:
Colocar apelidos/Ofender/Zoar/Humilhar/
Sacanear/Bater/Chutar/Roubar/Ferir/
Agredir/Isolar/Excluir/Perseguir
Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.
Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização.
Abaixo algumas sugestões:
■O que significa Bullying?
■O que significa ser vítima de bullying?
■O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
■O que significa ser testemunha do bullying?
■Quais os tipos de bullying existentes na escola?
■O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?
■Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?
A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).
O material “Cartilha sobre Bullying” poderá ser reproduzido e trabalhado com os alunos.
O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação.
Material disponível em:
 http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf
Atividade:
O professor (a) apresentará para a turma imagens que representam bullying na escola (sugerimos utilizar projetor multimídia): As imagens abaixo são as sugeridas:
Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação.

Esta atividade possibilitará ao professor identificar como cada aluno compreende o assunto em questão.

Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, do agressor, testemunha, etc.
Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.
A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano.
É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crític a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Cartilha Bullying disponível em:
http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
Recursos Complementares:
Vídeo sobre Bullying:
http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM
Webquest:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=1717&id_pagina=1
Avaliação:
Sugerimos alguns critérios norteadores para a avaliação:
■Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade);
■Capricho, criatividade e ligação com os conceitos trabalhos durante a aula para elaboração do texto, que poderá ser descritivo ou narrativo (uma situação real ou fictícia);
■Trabalho colaborativo na criação dos cartazes, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
■Participação efetiva na construção do plano de ação, sugerindo ao menos uma situação concreta a ser realizada por ele.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios