Bullying não é brincadeira!
Autor:Suelen F.Machado
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Adotar atitudes de respeito com o próximo.
Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras.
A aula pretende esclarecer:
O que significa bullying.
De que maneiras o bullying pode acontecer na escola.
Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola.
Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.
Duração das atividades:
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O professor pode ter trabalhado previamente questões relativas à violência no mundo, guerras no mundo. Porque elas acontecem? Demonstrando que pequenas guerras ocorrem também em nosso cotidiano, e que muitas vezes estão relacionadas à nossa atitude perante a sociedade.
Estratégias e recursos da aula:
Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.
Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:
■Essas atitudes são comuns em nossa escola?
■Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio?
■Como isso aconteceu?
■Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?
A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING.
Explicando o significado deste termo.
Segue sugestão de conceituação da palavra:
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml
Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:
Palavras relacionadas:
Colocar apelidos/Ofender/Zoar/Humilhar/
Sacanear/Bater/Chutar/Roubar/Ferir/
Agredir/Isolar/Excluir/Perseguir
Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.
Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização.
Abaixo algumas sugestões:
■O que significa Bullying?
■O que significa ser vítima de bullying?
■O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
■O que significa ser testemunha do bullying?
■Quais os tipos de bullying existentes na escola?
■O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?
■Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?
A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).
O material “Cartilha sobre Bullying” poderá ser reproduzido e trabalhado com os alunos.
O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação.
Material disponível em:
http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf
Atividade:
O professor (a) apresentará para a turma imagens que representam bullying na escola (sugerimos utilizar projetor multimídia): As imagens abaixo são as sugeridas:
Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação.
Esta atividade possibilitará ao professor identificar como cada aluno compreende o assunto em questão.
Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, do agressor, testemunha, etc.
Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.
A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano.
É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crític a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Cartilha Bullying disponível em:
http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
Recursos Complementares:
Vídeo sobre Bullying:
http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM
Webquest:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=1717&id_pagina=1
Avaliação:
Sugerimos alguns critérios norteadores para a avaliação:
■Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade);
■Capricho, criatividade e ligação com os conceitos trabalhos durante a aula para elaboração do texto, que poderá ser descritivo ou narrativo (uma situação real ou fictícia);
■Trabalho colaborativo na criação dos cartazes, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
■Participação efetiva na construção do plano de ação, sugerindo ao menos uma situação concreta a ser realizada por ele.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.