Bullying
Vi,li,gostei e recomendo o blog da Simone.
De lá trouxe esta postagem dela:
INTERPRETAÇÃO e INTERAÇÃO TEXTUAL
Objetivo Principal:
Auto-conhecimento, trabalhar a disciplina interior e consequentemente na sala de aula.
Tem-se ouvido falar tanto em bullying e com certeza, isso ocorre na maioria das escolas. Só que muitas vezes, passa desapercebido por nós, profissionais da educação ou até mesmo evitamos de relacionar a violência escolar com essa palavra.
Neste planejamento, meu intuito é fazer com que cada aluno conheça o que é BULLYING, se conheça melhor, se analise melhor, avalie suas atitudes, levante sua auto-estima e que esta prevaleça no sentido positivo.
Durante o debate, tente puxar o lado disciplinar de cada um e ao mesmo tempo do todo, pois, o professor é o condutor do debate.
NÚMERO DE AULAS PREVISTOS: 6 AULAS
Passos:
PRIMEIRA AULA - PESQUISA INDIVIDUAL: Como tarefa de casa, pedir que pesquisem o que é bullying (serve qualquer fonte). Pode levar jornais, revistas, artigos que falem sobre o tema ou relatarem alguma entrevista vista na televisão.
Pedir que façam uma auto-análise ficando a critério do professor pedir que escrevam ou não (mas que fique claro que tal pesquisa será para debate): - Você já presenciou algum tipo de bullying?
-Se já, como você reagiu? De que lado você ficou, do(s) agressor(es) ou da(s) vítima(s)? O que você achou ou acha desse tipo de violência? Por quê?
-Se não presenciou, o que você faria se presenciasse tal ato de violência ou sofresse com ele?
SEGUNDA AULA - Acrescentando ao planejamento sobre BULLYING, indico também o filme "BULLYING - Provocações sem Limites".
É um filme muito forte... mas que retrata uma realidade!
O tempo estimado do filme são de 2 aulas germinadas.
Vale a pena passar principalmente para alunos do 5º ano em diante - até o Ensino Médio... ou mais.
Mas como todo bom planejamento, sugiro que antes de passar aos alunos, o(a) professor(a) assista, ok?
Sinopse:
Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.
Dados do Filme:
Titulo Original: Bullying
Título Traduzido: Bullying – Provocações Sem Limites
Gênero: Suspense
Duração: 89 Minutos
Diretor: Josetxo San Mateo
Ano de Lançamento: 2010
EM UMA TERCEIRA AULA- sugiro que seja uma aula germinada (2 horários seguidos):
1º - Fazer um círculo de modo que todos se vejam, apresentarem a pesquisa sobre "BULLYING" e debaterem sobre suas opiniões.
2º - Em seguida distribuir as folhas com a letra da música - MAIS UMA VEZ.
3º - Ouvir a música, apreciá-la, incentivar para que cantem.
4º - Ouvir a música em estrofes e analisarem oralmente (estrofe por estrofe). Mas antes, lançar a pergunta: O que a música de RENATO RUSSO "MAIS UMA VEZ" tem haver com o tema pesquisado "BULLYING"?
Durante ou após a análise da música, (fica a critério do professor, pois depende do andamento da aula), jogue as perguntas abaixo para os alunos levando-os a pensarem, se auto-analisarem, e peça que as usem como forma de reflexão diária ao deitar. Sempre lembrando de que as respostas são de ordem moral, espiritual e não material.
De início, como se trata de adolescentes, eles podem até achar utópico, uma bobagem esse tipo de pergunta, mas, no fundo, acredito eu, serão sementes plantadas que germinarão.
- O que fiz de bom pra mim mesmo hoje?
– Qual defeito meu, que hoje consegui superar, ou pelo menos superar parte dele? (todos somos dotados de defeitos por mais difícil que seja de admitir e temos plena consciência deles, e todos temos a missão de corrigi-los)
– Que bem pratiquei hoje a outrem?
– O que deixei de fazer ao próximo que amanhã poderei fazer melhor?
– Magoei alguém?
– Consegui perdoar alguém que me fez mal?
- Você acredita realmente em você mesmo, no seu EU? Caso a resposta seja negativa: O que posso fazer para mudar essa situação?
- Qual o seu maior sonho interior? (não vale resposta de coisas materiais – e a resposta pode ser silenciosa ).
- Como parte teórica, peça que observem e relacionem as diferenças entres os textos: informativo (que pesquisaram) com a letra da música "Mais Uma Vez" (poema).
- Sugiro ainda que aproveitem os textos para trabalharem a parte gramatical que esteja sendo estudada ou a parte ortográfica. Mas não deixe que o tema fique muito massante também. Isso pode cançar os alunos e levar à dispersão.
Mais Uma Vez
Renato Russo
Composição: Renato Russo, Flavio Venturini
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...
Tem gente que está
Do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar...
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia
A gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo...
Quem acredita
Sempre alcança...
Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei...
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...
Nunca deixe que lhe digam:
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos
Nunca vão dar certo
Ou que você nunca
Vai ser alguém...
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia
A gente aprende
Se você quiser alguém
Em quem confiar
Confie em si mesmo!...
Quem acredita
Sempre alcança...(7x)
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.