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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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terça-feira, abril 19, 2011

Soluções pedagógicas - 19/04/11


ESTÍMULOS PEDAGÓGICOS
O site Educar para crescer traz sugestões de
cartazes ,como estes abaixo.
Se você quiser imprimir em tamanho de cartaz,
basta acessar os links.









Dicas Pedagógicas
1- Adapte o currículo da rede à realidade
Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e nas orientações curriculares da Secretaria de Educação e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição.
2- Antecipe as respostas dos alunos
Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo.
Os alunos podem apresentar respostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antes de iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado.
Priscila Monteiro diz: “o trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele.
Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo.
Crie as condições para a aprendizagem”.
3- Transgrida e muda sua prática
Experimente novos materiais, varie o tipo de atividade e reveja estratégias constantemente.
Evite induzir todos os passos dos estudantes e permita que encontrem outras formas de trabalho. Essa mudança de rumo alarga as possibilidades de aprendizagem deles.
4- Negocie acordos com a garotada
Apenas exibir o regulamento que deve ser seguido na escola não convence crianças e jovens e, por isso, não funciona.
Os famosos combinados também só são bem aceitos quando feitos coletivamente e não impostos por você de maneira disfarçada.
Assim todos veem sentido nas regras e passam a adotá-las.
5- Ao formar grupos, junte saberes diversos
Seu papel na divisão da classe para atividades em equipe é fundamental.
Considere muito mais do que afinidades e reúna aqueles com conhecimentos diferentes e próximos, que têm a aprender e ensinar.
Explique que todos precisam atuar juntos para trocar informações – o que é diferente de cada um fazer uma parte da tarefa e juntar tudo no fim.
A coordenadora Marlene de Lima Ferreira afirmou:
“Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros.
Respeite as opiniões deles.”
6- Compartilhe os erros e os acertos
O principal objetivo das avaliações não deve ser atneder à burocracia, ou seja, determinar as notas a ser enviadas à secretaria.
A função delas é mostrar a você e à meninada que foi aprendido e o que ainda falta.
Por isso, compartilhe os resultados pontuando os erros e mostrando como podem ser revistos.
7 – Paute as reuniões com os pais
Os assuntos tratados em cada encontro devem ser determinados de acordo com o que está sendo desenvolvido naquele momento com os alunos.
Liste o que é relevante para os pais saberem e agende a reunião em um horário compatível com a rotina dos pais.
8- Recorra ao coordenador pedagógico
Para pensar as avaliações, dar idéias sobre materiais de uso em sala ou como trabalhar determinado conteúdo, o coordenador pedagógico é um belo parceiro.
 Convide-o a observar as aulas e indicar atividades e formas de aprimorar sua relação com o grupo.
9- Mostre seu trabalho em outros lugares
Depois de organizar suas produções, compartilhe-as com os colegas.
Conte a eles o desempenho das classes e o resultado das atividades.
Para dar mais visibilidade e prestígio à sua carreira, amplie essa divulgação para a rede e inscreva-se em prêmios e congressos.
10- Use a tecnologia para ensinar
Muitos jovens devem ter melhor domínio do computador do que você. Se eles sabem usar a máquina, sua contribuição deve ser mostrar como ela pode ajudar a aprender os conteúdos.
Procure capacitação para incorporar recursos que aprimorem o ensino da disciplina que você leciona.
È sempre bom lembrar....
Práticas Pedagógicas
1- Plano de trabalho: conhecer a turma para saber o que e como fazer;
(a prática se torna mais rica, quando conhecemos as teorias e os conceitos da educação)
2-Avaliação: acompanhar o aluno para traçar o melhor caminho;
3- Contextualização; ela vai muito além da relação com o cotidiano;
4- Objetivo: só depois que ele é definido, vêm o conteúdo e a metodologia;
5- Conhecimento prévio e interesse dos alunos: quem descobre é você;
6- Trabalho interdisciplinar: as matérias se unem e os alunos aprendem;
7- Seqüência didática: uma série de aulas que desafia e ensina os alunos;
8- Temas transversais: o pano de fundo do trabalho da escola
9- Tempo didático: para não errar na dose, é preciso ter objetivos claros;
10- Inclusão: a escola leva o aluno portador de necessidades a avançar;
11- Matemática: interação entre conteúdos é essencial;
12- Língua portuguesa (séries iniciais) Mais importancia para a oralidade;
13- Língua portuguesa (séries finais) Gramática como uma ferramenta;
14- História: de olho no presente para transformar o futuro;
15- Geografia: ela não está só nos mapas mas tambem nos cotidianos;
16 -Educação infantil: o segredo é a autoconfiança do professor;
17- Educação física: o programa vai além do conteúdo esportivo;
18- Ciências: sem a dúvida, a turma não avnça no conhecimento;
19- Arte: uma disciplina que também se ensina e se aprende.
Fonte: Revista Nova Escola/2005


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