ESTÍMULOS PEDAGÓGICOS
O site Educar para crescer traz sugestões de
cartazes ,como estes abaixo.
Se você quiser imprimir em tamanho de cartaz,
basta acessar os links.
Dicas Pedagógicas
1- Adapte o currículo da rede à realidade
Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e nas orientações curriculares da Secretaria de Educação e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição.
2- Antecipe as respostas dos alunos
Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo.
Os alunos podem apresentar respostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antes de iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado.
Priscila Monteiro diz: “o trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele.
Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo.
Crie as condições para a aprendizagem”.
3- Transgrida e muda sua prática
Experimente novos materiais, varie o tipo de atividade e reveja estratégias constantemente.
Evite induzir todos os passos dos estudantes e permita que encontrem outras formas de trabalho. Essa mudança de rumo alarga as possibilidades de aprendizagem deles.
4- Negocie acordos com a garotada
Apenas exibir o regulamento que deve ser seguido na escola não convence crianças e jovens e, por isso, não funciona.
Os famosos combinados também só são bem aceitos quando feitos coletivamente e não impostos por você de maneira disfarçada.
Assim todos veem sentido nas regras e passam a adotá-las.
5- Ao formar grupos, junte saberes diversos
Seu papel na divisão da classe para atividades em equipe é fundamental.
Considere muito mais do que afinidades e reúna aqueles com conhecimentos diferentes e próximos, que têm a aprender e ensinar.
Explique que todos precisam atuar juntos para trocar informações – o que é diferente de cada um fazer uma parte da tarefa e juntar tudo no fim.
A coordenadora Marlene de Lima Ferreira afirmou:
“Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros.
“Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros.
Respeite as opiniões deles.”
6- Compartilhe os erros e os acertos
O principal objetivo das avaliações não deve ser atneder à burocracia, ou seja, determinar as notas a ser enviadas à secretaria.
A função delas é mostrar a você e à meninada que foi aprendido e o que ainda falta.
Por isso, compartilhe os resultados pontuando os erros e mostrando como podem ser revistos.
7 – Paute as reuniões com os pais
Os assuntos tratados em cada encontro devem ser determinados de acordo com o que está sendo desenvolvido naquele momento com os alunos.
Liste o que é relevante para os pais saberem e agende a reunião em um horário compatível com a rotina dos pais.
8- Recorra ao coordenador pedagógico
Para pensar as avaliações, dar idéias sobre materiais de uso em sala ou como trabalhar determinado conteúdo, o coordenador pedagógico é um belo parceiro.
Convide-o a observar as aulas e indicar atividades e formas de aprimorar sua relação com o grupo.
9- Mostre seu trabalho em outros lugares
Depois de organizar suas produções, compartilhe-as com os colegas.
Conte a eles o desempenho das classes e o resultado das atividades.
Para dar mais visibilidade e prestígio à sua carreira, amplie essa divulgação para a rede e inscreva-se em prêmios e congressos.
10- Use a tecnologia para ensinar
Muitos jovens devem ter melhor domínio do computador do que você. Se eles sabem usar a máquina, sua contribuição deve ser mostrar como ela pode ajudar a aprender os conteúdos.
Procure capacitação para incorporar recursos que aprimorem o ensino da disciplina que você leciona.
È sempre bom lembrar....
Práticas Pedagógicas
1- Plano de trabalho: conhecer a turma para saber o que e como fazer;
(a prática se torna mais rica, quando conhecemos as teorias e os conceitos da educação)
2-Avaliação: acompanhar o aluno para traçar o melhor caminho;
3- Contextualização; ela vai muito além da relação com o cotidiano;
4- Objetivo: só depois que ele é definido, vêm o conteúdo e a metodologia;
5- Conhecimento prévio e interesse dos alunos: quem descobre é você;
6- Trabalho interdisciplinar: as matérias se unem e os alunos aprendem;
7- Seqüência didática: uma série de aulas que desafia e ensina os alunos;
8- Temas transversais: o pano de fundo do trabalho da escola
9- Tempo didático: para não errar na dose, é preciso ter objetivos claros;
10- Inclusão: a escola leva o aluno portador de necessidades a avançar;
11- Matemática: interação entre conteúdos é essencial;
12- Língua portuguesa (séries iniciais) Mais importancia para a oralidade;
13- Língua portuguesa (séries finais) Gramática como uma ferramenta;
14- História: de olho no presente para transformar o futuro;
15- Geografia: ela não está só nos mapas mas tambem nos cotidianos;
16 -Educação infantil: o segredo é a autoconfiança do professor;
17- Educação física: o programa vai além do conteúdo esportivo;
18- Ciências: sem a dúvida, a turma não avnça no conhecimento;
19- Arte: uma disciplina que também se ensina e se aprende.Fonte: Revista Nova Escola/2005
(a prática se torna mais rica, quando conhecemos as teorias e os conceitos da educação)
2-Avaliação: acompanhar o aluno para traçar o melhor caminho;
3- Contextualização; ela vai muito além da relação com o cotidiano;
4- Objetivo: só depois que ele é definido, vêm o conteúdo e a metodologia;
5- Conhecimento prévio e interesse dos alunos: quem descobre é você;
6- Trabalho interdisciplinar: as matérias se unem e os alunos aprendem;
7- Seqüência didática: uma série de aulas que desafia e ensina os alunos;
8- Temas transversais: o pano de fundo do trabalho da escola
9- Tempo didático: para não errar na dose, é preciso ter objetivos claros;
10- Inclusão: a escola leva o aluno portador de necessidades a avançar;
11- Matemática: interação entre conteúdos é essencial;
12- Língua portuguesa (séries iniciais) Mais importancia para a oralidade;
13- Língua portuguesa (séries finais) Gramática como uma ferramenta;
14- História: de olho no presente para transformar o futuro;
15- Geografia: ela não está só nos mapas mas tambem nos cotidianos;
16 -Educação infantil: o segredo é a autoconfiança do professor;
17- Educação física: o programa vai além do conteúdo esportivo;
18- Ciências: sem a dúvida, a turma não avnça no conhecimento;
19- Arte: uma disciplina que também se ensina e se aprende.Fonte: Revista Nova Escola/2005
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