BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, maio 06, 2011

Hoje é dia de poesia - 06/05/11

Hoje é dia de poesia
Para realizar atividades que encantam, estimulam a criatividade e o gosto pela leitura
Objetivos:
★Promover o contato dos alunos com diferentes textos poéticos
★ Estimular o gosto pela leitura
★ Treinar a leitura em voz alta, cadência e entonação
★ Ampliar o vocabulário
★ Conhecer a biografia de diferentes autores
★ Incentivar a criatividade
Uma manifestação literária que tem todos os ingredientes para encantar, estimular a reflexão, ampliar o vocabulário e incentivar o gosto pela leitura. 
 Levar textos poéticos para a sala de aula só traz benefícios aos pequenos.
“A poesia tem uma sonoridade que por si só já encanta.
Como as estrofes, geralmente, são formadas de versos curtos, a criança olha para a imagem textual e se sente tentada a ler.
Dependendo da faixa etária, o aluno poderá se desmotivar se tiver que ler um texto muito longo”, conta Débora Richter, professora do 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Bialik, em São Paulo (SP).
As poesias também englobam as parlendas, os versinhos e textos rimados, que são modalidades muito apreciadas pelas crianças e fazem parte do cotidiano, desde as primeiras interações com a família.
“Quem nunca cantou ‘corre cutia, na casa da tia, corre cipó na casa da vó...’ ou declamou ‘batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão, a menina quando dorme põe a mão no coração’, bem antes de entrar no universo letrado e ser alfabetizado?”, observa Débora Richter.
Conhecer a biografia dos autores é essencial para que haja a contextualização do trabalho com poesias.
Também vamos confecciona
“Ao conhecer a vida do autor, a obra torna-se mais rica, pois é possível reconhecer em que circunstâncias este sujeito se constituiu enquanto autor, suas influências, sua história familiar e trajetória profissional.
O escritor torna-se uma pessoa real e cria no aluno a sensação de também poder tornar-se autor”, explica a professora do Colégio Bialik.
 Ela acredita que a poesia dá margem ao desenvolvimento de habilidades nos campos cognitivo e emocional: “A poesia encanta, emociona, faz rir e faz chorar.
É um gênero que humaniza e a criança é capaz de subjetivar-se. Ou seja: ao ler um texto escrito por outro, tem a chance de entrar em contato com si mesma e com seus conflitos, que muitas vezes, são retratados pelos poemas”.
Outra vantagem é a métrica da poesia, que permite a criação de uma sonoridade agradável e torna possível memorizar e repetir em pouco tempo.
“O caráter lúdico traz de volta as brincadeiras infantis, tão esquecidas nesses tempos de nanotecnologia.
Além de ser fácil de ler, oferece uma diversidade de temas que enriquece o vocabulário dos alunos”, reforça Débora Richter.
O Colégio Itatiaia, também na capital paulista, vai aliar o Ano Internacional das Florestas com um estudo sobre poesia.
 “Resolvemos unir as duas propostas para aprofundar o conteúdo, ajudar os alunos a interpretar melhor as obras e incentivar suas produções.
O projeto prevê pesquisas um amplo estudo sobre os principais autores.
Os alunos ficaram bastante empolgados com a ideia de realizar um trabalho de conscientização por meio de poemas e a utilização de rimas.
r camisetas com trechos de poemas escritos por poetas famosos, relacionados às temáticas da natureza”, conta Valéria Thomazini, professora do 5º do Ensino Fundamental do Colégio Itatiaia. Inspirese com as atividades sugeridas pelo Colégio Bialik!
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

Ruth Rocha e Otávio Roth
Passarinho na janela
Pijama de flanela
Brigadeiro na panela
Gato andando no telhado
Cheirinho de mato molhado
Disco antigo sem chiado
Pão quentinho de manhã
Dropes de hortelã
O grito do Tarzan
Tirar sorte no osso
Jogar pedrinha no poço
Um cachecol no pescoço
Papagaio que conversa
Pisar em tapete persa
Eu te amo e vice-versa
Vaga-lume aceso na mão
Dias quentes de verão
Descer pelo corrimão
Almoço de domingo
Revoada de flamingo
Herói que fuma cachimbo
Anãozinho no jardim
Lacinho de cetim
Terminar o livro assim.
Atividades
Vocês perceberam que este poema é uma lista?!
 É uma lista poética!
 Observe que existe um ponto final no fim de cada verso e expressões separadas por vírgula no interior de todos eles.
Notem que existem rimas no interior do poema.
Elas são chamadas de“rimas internas” – as das palavras que se localizam no interior do poema.
As atividades de hoje são:
2 – Separe esse poema em A e B. Na lista A você deve colocar as coisas que são essenciais para a felicidade de todas as pessoas. Na lista B você deve colocar as coisas que parecem fazer a felicidade do poeta que escreveu este poema.
3 – Faça você, agora, duas listas:
a) Lista A - As coisas que, para você são importantes para a felicidade de todas as pessoas.
Ou seja, para você, quais são as coisas que ninguém pode vier sem?
b)Lista B - As coisas que são importantes para você e sem as quais, para você, a vida seria sem graça.
Cada lista deve conter pelo menos 10 itens.
4 – Agora, utilizando o dicionário, componha um poema utilizando os recursos parecidos ao do poema estudado. Você deve criar um texto com as seguintes características:
a) semelhante a uma lista: de uma dúzia, de duas dúzias de coisas que sejam importantes para você;
b) composto de 6 ou mais versos – que apresente rimas internas e, se possível, externas.
Dicas:
Utilize o dicionário;
Não tenha pressa;
Peça ajuda às professoras.
Profª Ana Maria Siqueira
Fonte:
Sarau literário (4º e 5º ano)
1. Promova a leitura da obra Duas Dúzias de Coisinhas à-toa que Deixam a Gente Feliz, de Otávio Roth e Ruth Rocha (Editora Ática).
1. Organize oito encontros com o objetivo de promover o contato dos alunos com a poesia, treinar a leitura em voz alta e marcas do estilo dos autores.
2. Mostre que ler para o outro exige entonação, cadência e menos silabação.
3. Dê liberdade para que escolham os livros que têm vontade de ler, se querem ler sozinhos ou em dupla, exercitando a autonomia e desenvolvendo o seu senso lírico.
4. No último encontro, promova um Sarau Literário Oficial, seguindo os moldes antigos, intercalando leituras de poesias de autores conhecidos e da própria autoria dos alunos.
Poesia em filme (1º ao 5º ano)
1. Providencie uma filmadora e um aparelho de TV.
2. Selecione alguns poemas curtos para que sejam lidos por algumas pessoas da comunidade escolar (professores, alunos e funcionários).
3. Na companhia dos alunos, registre com a filmadora a leitura dos poemas.
4. Na próxima aula, assista ao filme com os alunos e chame a atenção para a mobilização corporal de quem está lendo ou declamando.
5. Observe que qualquer pessoa pode ler um poema, mostre que o gênero é de fácil acesso e oferece grande capacidade de memorização.
6. Promova um debate para que a turma possa expressar o que reconheceu com as leituras.
Dica esperta!
Durante o sarau promova jogos de improvisação com rimas e, se possível, filme as crianças declamando poesias para valorizar a atividade.
Dica esperta!
Transcreva as poesias filmadas e faça um mural. Para ficar ainda mais atrativo, peça para que as crianças façam desenhos para ilustrar os poemas.
O livro utiliza a linguagem poética para elencar uma série de prazeres que deixam os autores felizes.
2. Após diferentes leituras (individual, com o professor e em duplas), sugira que a turma escreva um livro em conjunto, cujo título será As Coisinhas à-toa que Deixam Nossa Classe Feliz.
3. A proposta é basear a obra da classe na técnica de decalque (usar um texto existente como modelo para uma nova obra). Porém, a escrita deve ser remodelada com a inserção de elementos pessoais. Dessa forma, cada aluno deverá substituir os prazeres do autor por seus próprios prazeres e também ilustrar seu texto.
4. Junte as produções e monte um belo livro. Não se esqueça da capa, quarta capa, dedicatória, sumário e outros elementos importantes.
Fonte:



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios