Volpi e as figuras geométricas
Autor:Soymara Vieira Emiliao
Co-autor(es):
Simone Alencastre. Glória Maria e Miriam Kaiuca
Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Conhecer, comparar e identificar as obras de Alfredo Volpi;
■Estabelecer relações entre figuras geométricas e suas representações no plano;
■ Utilizar de instrumentos para reproduzir figuras geométricas desenvolvendo habilidades de percepção visual e espacial;
■ Compreender o conceito de sequência
Duração das atividades:
2 aulas de 3 tempos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Noções de figuras geométricas ( quadrado, círculo, retângulo, triângulo).
Estratégias e recursos da aula:
1ª atividade :
Professor reproduza algumas obras do pintor Alfredo Volpi em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la.
Na internet, há uma variedade de endereço, entre os quais destaco alguns:
Sugestões de imagens:
Organize a classe em roda de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante dos quadros.
Comece perguntando se alguém conhece as obras.
Conte que Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo.
Informe-os que suas obras tinham como característica as cores e o estilo abstrato geométrico.
Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada.
Indague-os:
Como são as linhas?
São retas ou curvilíneas?
Quais as cores utilizadas?
Há predominância de uma cor?
É importante que neste momento você chame atenção de todos para: as cores, como o pintor as usa, os efeitos que ele consegue criar,a impressão que elas nos dão, quais as figuras geométricas que se repetem em muitas gravuras, ao que nos remete?
O pintor cria uma sequência em cada quadro? Abrir um espaço para que haja um pequeno debate sobre o que o conceito de sequência.
Alguns alunos podem já ter construído o conceito e desta forma, poderão explicitar de várias formas.
Depois pode-se pedir para que se defina a palavra “sequência”.
O pintor cria uma sequência em cada quadro?
Defina sequência: Sequência é uma sucessão, uma série que obedece e segue uma regra ou um padrão.
Pode ser uma lista de elementos, um conjunto ordenado, organizado, de maneira que cada elemento fica naturalmente seqüenciado.
A sequência tanto pode ser finita quando é composta por cores, formas, gravuras, ou infinita geralmente quando composta por números.
Solicite exemplos de sequências no cotidiano.
Apresente alguns exemplos de sequência:
SEQUÊNCIA DE FOTOS
AÇÃO EM SEQUÊNCIA
SEQUÊNCIA LÓGICA
Registre em um painel os tópicos importantes que surgirem durante a discussão.
Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.
2ºAtividade:
Organize a turma em dupla e leve-os para pesquisa no laboratório de informática em busca de exemplos de sequências: lista, imagem, números.
Circule entre os computadores, orientando-os e auxiliando-os na busca de tirinhas de história em quadrinho, refrão de músicas, sequências numéricas e etc.
Retorne para sala e socialize os resultados obtidos.
3ª Atividade:
Com objetivo de desenvolver a percepção de relações espaciais e capacidades de visualização solicite que eles escolham uma das imagens expostas que represente uma sequência para ser reproduzir em papel quadriculado.
O professor pode colocar questões como:
“Todas as figuras representam triângulos?”
“O que faz com que todas sejam triângulos?”
“O que têm em comum?”
“Há alguma figura que não seja triângulo?”
“O que a distingue dos triângulos?”
“Os triângulos são diferentes?”
“Como se distinguem?”
Esta discussão pode depois ser orientada para questões relacionadas com o número de lados.
Registre as conclusões da turma em um texto coletivo.
Exponha os trabalhos da turma.
4ºAtividade:
Proponha um desafio: a produção de cartaz, inspirado na obra de Volpi, para exposição durante a festa junina da escola. Organize a turma em duplas. Disponibilize papeis coloridos, cartolinas, colas, canetinhas , lápis de cor e tesoura.
Retire as imagens expostas das obras de Volpi .
Nesse momento a intenção é permitir a livre criação.
Circule entre as mesas, auxiliando, tirando dúvidas, acompanhando os trabalhos.
Solicite a dupla um nome para o trabalho.
5º Atividade:
Com o término o trabalho organize a turma em roda e solicite a apresentação dos cartazes , os títulos escolhidos, o relato do planejamento e produção da obra, os sentimentos e percepções envolvidas no decorrer da execução do trabalho.
Recursos Complementares:
Para pesquisa do professor:
Avaliação:
Avalie:
■A participação e o envolvimento individual dos alunos no desenvolvimento em cada etapa das atividades ;
■ O entrosamento das duplas , se baseadas na solidariedade, no respeito, na amizade e no companheirismo;
■ A apreensão dos conceitos de sequência;
■ Ampliação dos conceitos sobre figuras geométricas;
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.