BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, maio 13, 2011

Volpi e as figuras geométricas - 13/05/11

Volpi e as figuras geométricas

Autor:Soymara Vieira Emiliao
Co-autor(es):
Simone Alencastre. Glória Maria e Miriam Kaiuca
Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Conhecer, comparar e identificar as obras de Alfredo Volpi;
■Estabelecer relações entre figuras geométricas e suas representações no plano;
■ Utilizar de instrumentos para reproduzir figuras geométricas desenvolvendo habilidades de percepção visual e espacial;
■ Compreender o conceito de sequência
Duração das atividades:
2 aulas de 3 tempos
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Noções de figuras geométricas ( quadrado, círculo, retângulo, triângulo).
Estratégias e recursos da aula:
1ª atividade :
Professor reproduza algumas obras do pintor Alfredo Volpi em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la.
Na internet, há uma variedade de endereço, entre os quais destaco alguns:
Sugestões de imagens:






Organize a classe em roda de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante dos quadros.
 Comece perguntando se alguém conhece as obras.
Conte que Alfredo Volpi nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo.
Informe-os que suas obras tinham como característica as cores e o estilo abstrato geométrico.
Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada.
Indague-os:
Como são as linhas?
São retas ou curvilíneas?
Quais as cores utilizadas?
Há predominância de uma cor?
É importante que neste momento você chame atenção de todos para: as cores, como o pintor as usa, os efeitos que ele consegue criar,a impressão que elas nos dão, quais as figuras geométricas que se repetem em muitas gravuras, ao que nos remete?
O pintor cria uma sequência em cada quadro? Abrir um espaço para que haja um pequeno debate sobre o que o conceito de sequência.
 Alguns alunos podem já ter construído o conceito e desta forma, poderão explicitar de várias formas.
 Depois pode-se pedir para que se defina a palavra “sequência”.
O pintor cria uma sequência em cada quadro?
Defina sequência: Sequência é uma sucessão, uma série que obedece e segue uma regra ou um padrão.
Pode ser uma lista de elementos, um conjunto ordenado, organizado, de maneira que cada elemento fica naturalmente seqüenciado.
A sequência tanto pode ser finita quando é composta por cores, formas, gravuras, ou infinita geralmente quando composta por números.
Solicite exemplos de sequências no cotidiano.
Apresente alguns exemplos de sequência:
SEQUÊNCIA DE FOTOS



AÇÃO EM SEQUÊNCIA
SEQUÊNCIA LÓGICA
Registre em um painel os tópicos importantes que surgirem durante a discussão.
Esse painel deve ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.
2ºAtividade:
Organize a turma em dupla e leve-os para pesquisa no laboratório de informática em busca de exemplos de sequências: lista, imagem, números.
Circule entre os computadores, orientando-os e auxiliando-os na busca de tirinhas de história em quadrinho, refrão de músicas, sequências numéricas e etc.
Retorne para sala e socialize os resultados obtidos.
3ª Atividade:
Com objetivo de desenvolver a percepção de relações espaciais e capacidades de visualização solicite que eles escolham uma das imagens expostas que represente uma sequência para ser reproduzir em papel quadriculado.
O professor pode colocar questões como:
“Todas as figuras representam triângulos?”
“O que faz com que todas sejam triângulos?”
“O que têm em comum?”
“Há alguma figura que não seja triângulo?”
“O que a distingue dos triângulos?”
“Os triângulos são diferentes?”
“Como se distinguem?”
 Esta discussão pode depois ser orientada para questões relacionadas com o número de lados.
Registre as conclusões da turma em um texto coletivo.
Exponha os trabalhos da turma.
4ºAtividade:
Proponha um desafio: a produção de cartaz, inspirado na obra de Volpi, para exposição durante a festa junina da escola. Organize a turma em duplas. Disponibilize papeis coloridos, cartolinas, colas, canetinhas , lápis de cor e tesoura.
Retire as imagens expostas das obras de Volpi .
Nesse momento a intenção é permitir a livre criação.
Circule entre as mesas, auxiliando, tirando dúvidas, acompanhando os trabalhos.
Solicite a dupla um nome para o trabalho.
5º Atividade:
Com o término o trabalho organize a turma em roda e solicite a apresentação dos cartazes , os títulos escolhidos, o relato do planejamento e produção da obra, os sentimentos e percepções envolvidas no decorrer da execução do trabalho.
Recursos Complementares:
Para pesquisa do professor:
Avaliação:
Avalie:
■A participação e o envolvimento individual dos alunos no desenvolvimento em cada etapa das atividades ;
■ O entrosamento das duplas , se baseadas na solidariedade, no respeito, na amizade e no companheirismo;
■ A apreensão dos conceitos de sequência;
■ Ampliação dos conceitos sobre figuras geométricas;



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios