BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, junho 21, 2011

Contos populares- Sugestão de aula 21/06/11

CONTOS POPULARES
Autor Joseli Rezende Thomaz
Co-autor:Maria Cristina Weitzel Tavela
Estrutura Curricular
 Língua Portuguesa: Língua oral e escrita:
Prática de escuta e de leitura de textos
Prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Objetivos:
■Ler contos populares.
■Compreender a importância dos contos populares na formação cultural de um povo.
Duração das atividades: 2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e produção de textos.
Estratégias e recursos da aula
AULA 1
- Inicie a aula esclarecendo que conto popular é uma narrativa simples, fictícia, impessoal (em relação ao seu personagem) e imprecisa (quanto ao local de sua ação).
Atuando também no terreno do maravilhoso, o conto guarda preferencialmente um contato com o dia a dia do homem, narrando suas lutas, anseios, experiências.
- Distribua um texto para os alunos, que está disponível no site http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp  
Contos Populares do Brasil
"Ao lado da literatura, do pensamento intelectual letrado, correm as águas paralelas, solitárias e poderosas, da memória e da imaginação popular.
O conto é um vértice de ângulo dessa memória e dessa imaginação." (Luís da Câmara Cascudo)
É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular.
 Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 A.C.
Mas muito antes disso, o homem já contava.
Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos.
Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo.
 Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender
. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas.
E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as.
E as contavam a outros homens.
 O ciclo se repetia e as histórias espalhavam-se por toda a parte.
Fruto da oralidade e do espírito inventivo.
Criado, narrado e ouvido pelo povo.
Transmitido de gerações a gerações.
O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos.
Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, linguísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.
Porém, mais do que somente objeto de estudo, as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir.
Aguçam a imaginação, trazem recordações, despertam a curiosidade e motivam a criação.
São vivas.
- Após a leitura do texto (que pode ser em voz alta pelos alunos) faça um levantamento oral sobre o que eles entenderam ser um conto popular.
- Assistir ao vídeo de contação de histórias: “A onça e o bode”
 (solicite aos alunos que percebam a maneira com que o narrador conta a história, sua entonação de voz, movimentos faciais e clareza de dicção).
- Assistir a um outro vídeo, com o mesmo contador de histórias, Augusto Pessôa, disponível em (solicite que os alunos observem novamente as reações do narrador, a maneira com que ele conta a história).
http://www.youtube.com/watch?v=HDkwHB-ZfGg&feature=related  
- Faça um levantamento com os alunos sobre a maneira com que o contador contou suas histórias, o que é fundamental durante a contação e o preparo que é necessário ser feito.
AULA 2
- Vá à biblioteca da escola com os alunos em busca de alguns contos populares (que sempre estão disponíveis nos livros).
Deixe-os buscarem nos livros alguns contos interessantes que possam ser contados oralmente.
- Permita aos alunos escolherem alguns contos.
Seria interessante que os contos selecionados tivessem diálogos, para tornar a contação mais variada.
- Após a seleção dos contos (sugestão: 4 contos), divida a turma em 4 grupos (ou na quantidade dos contos escolhidos) para que cada um prepare uma história para ser contada.
 Os que não forem participar diretamente da narração poderão ilustrar a atividade com os personagens da história escolhida (nos moldes dos vídeos a que assistiram na aula anterior).
- Os contadores de histórias precisam ensaiar bastante para desenvolver bem a tarefa proposta.
 Marque com os alunos alguns ensaios, prepare-os para a narração e auxilie-os na organização da atividade.
- Muito interessante seria se você organizasse um “Festival de Contação de Histórias” em que seus alunos pudessem apresentar as narrativas para os alunos mais novos da escola.
Assim, seus alunos ficariam mais motivados para a atividade e os pequenos teriam a oportunidade de ouvir boas histórias.
Planeje com os professores de sua escola!
- Esta atividade é muito rica e auxilia no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita dos alunos.
Recursos Complementares
Sites consultados:

Avaliação
Ao final das apresentações, faça uma avaliação da atividade com os alunos, levantando os pontos positivos e negativos no planejamento e na execução da tarefa. 
Deixe que eles se manifestem, apresentando o que gostaram e o que não gostaram e qual a participação individual que cada um teve para o sucesso da atividade.
Fonte:




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios