Uma entrega especial
Ofereço esta postagem aos amigos Marta e Clóvis
Autor: Lúcia Fernanda da Silva
Co autor: Ana Letícia Guedes
Língua Portuguesa:
Língua escrita: usos e formas
Língua oral: usos e formas
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar e organizar as falas de personagens e do narrador;
- Organizar um texto de acordo com a sequência dos fatos narrados;
- Reconhecer a importância do espaço de parágrafo e do travessão na estrutura e organização dos diálogos.
Duração das atividades: 1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não há necessidade de conhecimentos prévios. Estratégias e recursos da aula
- Livro: O problema do Clovis
Autora e ilustradora: Eva Furnari
Global Editora
- Caixas de papelão de tamanhos e cores diferentes.
- Conto: O Príncipe sapo dos Irmãos Grimm, tradução de Monteiro Lobato.
Neste livro, Clóvis é o revisor do conto 'O Príncipe Sapo', mas tem um problema - ao ir revisar o livro vê que não tem nem história nem personagens para ler.
Tenta arranjar uma cópia reserva da história, mas ela está em japonês.
Esta é mais uma engraçada história da autora Eva Furnari.
Inicie a aula com uma conversa com a turma sobre o título e a ilustração, levando-os imaginar qual seria o problema do Clóvis.
Após a conversa, propor que ouçam a leitura da história, para conferir se adivinharam.
O professor começará a leitura, as duas primeiras páginas do livro estão em branco, aproveite para pedir a participação dos alunos.
Deixe que expliquem suas suposições e estimule a defesa de suas ideias.
Nesse momento, os alunos estarão curiosos para ver e ouvir a leitura do livro, por isso continue e aproveite para explorar este jogo de texto e imagem feito por Eva Furnari.
Mais adiante, a turma descobrirá o Clóvis, um revisor de texto que não tem história para trabalhar.
Será este o seu problema?
Queremos que eles observem a existência do problema e suas consequências.
No decorrer da narrativa aparecem outros problemas, como por exemplo: entregam várias caixas etiquetadas para Clóvis, são os personagens que acabaram de chegar.
Ilustração de Eva Furnari para o livro O problema do Clóvis
Depois mais um problema, mandaram a história na versão japonesa.
O professor combinaria com algum funcionário da escola para neste momento bater à porta e deixas algumas caixas.
Será um desafio para turma resolver.
Eles formariam duplas ou grupos, para revisar o texto “O príncipe sapo”.
Como sugestão coloque cada parte da história dentro de cada caixa e escreva numa etiqueta o nome de qual personagem pertenceria.
Exemplo: Dentro da caixa do narrador – “Noutros tempos, quando desejar uma coisa era tê-la, existia um rei...”
Na caixa do sapo – “Por que chora, princesinha? As suas lágrimas comovem até as pedras”.
Utilize o próprio texto que está no final do livro.
Ilustração de Eva Furnari para o livro O problema do Clóvis
Cada dupla ou grupo colaria a história que montaram e leriam para o restante da turma.
Por último, o professor apresentaria o texto do livro e junto com os alunos fariam comparações entre os textos.
Recursos Complementares:
SAPO VIRA REI, VIRA SAPO
Escritora: Ruth Rocha
Ilustrações: Walter Ono
Editora: Salamandra
(O) REIZINHO MANDÃO
Ilustrações: Walter Ono
Editora: Quinteto Editorial
HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO
Ana Maria Machado
Ilustrações: Renato Alancão
Ática
O PRÍNCIPE QUE BOCEJAVA
Ana Maria Machado
Ilustrações: Graça Lima
Nova Fronteira
DVD O Príncipe Sapo
Avaliação:
O professor irá avaliar:
Se os alunos organizaram o texto de acordo com a sequência dos fatos narrados.
Se os alunos perceberam a diferença entre o narrador e os personagens.
Se os alunos participaram com ideias que enriqueceram a atividade.
Se os alunos expuseram suas ideias com clareza.
Conto e narrativa: O problema de Clóvis
Autor: Mirian R.P.Machado
Co autor: Andrea V.Fagundes
Língua escrita: prática de leitura e prática de produção de textos
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Identificar qual era o problema do personagem.
Reconhecer a estrutura do texto narrativo.
Identificar o conto presente no livro.
Interessar-se pela leitura de histórias.
Reescrever a história lida, mesmo que de forma não convencional.
Duração das atividades: 3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
Estratégias e recursos da aula:
1ª aula:
a) Apresentar para a turma um vídeo sobre a escritora da história que será lida.
O vídeo poderá ser acessado a partir do link:
b) Explorar com os alunos a capa do livro, disponível no link:
Perguntar aos alunos: Quem é o Clóvis?
Qual será o seu problema?
Os alunos deverão tentar adivinhar do que se trata o livro, antes de fazer a leitura.
( Muitos alunos pensam que Clóvis é o nome do sapo.)
b) Distribuir os livros para os alunos fazerem a leitura das imagens e depois a leitura silenciosa, respeitando-se o tempo de cada criança.
Os alunos deverão perceber se alguém conseguiu acertar o assunto do livro.
c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto.
■Quem era Clóvis?
■Qual o seu problema?
■A qual conto o livro faz referência?
■O que aconteceu com a primeira versão do conto "O príncipe sapo"?
■E com a segunda versão?
■Quando veio a cópia reserva, o que Clóvis teve que fazer para solucionar o problema do número de páginas que tinha disponível para editar a história?
d) Em seguida, a professora pedirá que os alunos escrevam, com suas próprias palavras, o resumo do "Problema do Clóvis".
Esse resumo poderá ser ilustrado com a parte da história que o aluno achou mais engraçada.
Destacar as partes principais da narrativa que não poderão faltar no texto dos alunos: o início (com a descrição do cenário e das personagens), o meio (a complicação da história) e o fim (com a resolução do problema).
e) Propor a confecção de uma maquete da história, construindo o cenário, usando caixas de tamanhos diversos, retalhos de papel, etc.
Os personagens poderão ser feitos com massinha de modelar ou argila.
Essa maquete ajudará a recontagem da história na próxima aula.
(Essa maquete poderá ser construída interdisciplinarmente na aula de Artes).
2ª aula :
a) Retomar o livro da aula anterior através da leitura, pelos alunos e dos resumos feitos por eles.
A medida que os resumos forem sendo lidos, os personagens podem ser colocados nos seus devidos lugares.
Os resumos ficarão em lugar de destaque na sala de aula.
b) O professor proporá a seguinte atividade relacionada, para serem feitas em duplas:
Responda em seu caderno:
Observe as ilustrações das páginas 11 e 21 e identifique, através das caixas, quais eram as personagens e o cenário da história.
Na página 20, Clóvis conversa ao telefone com o editor.
Há expressões que são usadas apenas quando estamos falando.
Quais são essas expressões que revelam as marcas da oralidade?
Identifique o que foi trocado no conto recebido pela primeira vez.
Qual o conto presente no livro lido?
c) Os alunos farão a leitura de suas respostas e a professora fará as intervenções que forem necessárias.
Recursos Complementares:
3ª aula:
a) Convidar os alunos a fazer a dramatização da história.
Observar que há uma história dentro da outra.
Distribuir os personagens da seguinte forma: Clóvis, o narrador e o redator.
Para a parte do conto: narrador, a princesa, o sapo, o rei.
b) Convidar os alunos a reescrever o conto: O príncipe sapo.
Essa atividade também poderá ser feita em duplas.
Escrever no quadro um esquema para orientar as partes essenciais da narrativa:
- o início (apresentação da personagem e do cenário);
- o meio (complicação da história);
- o fim (solução do problema, elementos mágicos).
Ao terminar a escrita, os alunos poderão ilustrar os seus trabalhos.
A professora poderá montar um livro da turma com as diferentes versões dadas pelas duplas ao conto apresentado no livro.
Recursos Complementares:
Para conhecer um pouquinho mais sobre a autora dessa história engraçadíssima, acesse o link:
Avaliação:
Através das respostas dadas pelos alunos, verificar se foram capazes de identificar o problema central da história, bem como se foram capazes de reesceever a história, preservando as características de um texto narrativo, com princípio (descrição das personagens e do cenário), meio (complicação) e fim (resolução do problema).
Verificar se os alunos mantiveram a atenção desde o início da história e se estavam dispostos a dramatizar a história trabalhada, identificando o conto presente dentro do livro.
Versão disponível para download em PDF:
Link para essa postagem
ufa!
ResponderExcluireu estava com um baita medão de descobrir ser o problema dele... rs
obrigada, krikita,
beijão nocê!
Creio ser o que fica no coração das pessoas com as quais convivemos, o maior legado que podemos deixar desta vida.
ResponderExcluirObrigado pela homenagem, querida amiga.