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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
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afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
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Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
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Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, julho 24, 2011

Conto e narrativa> Uma entrega especial> O problema de Clóvis> 24/07/11

Uma entrega especial
Ofereço esta postagem aos amigos Marta e Clóvis

Autor: Lúcia Fernanda da Silva
Co autor: Ana Letícia Guedes
Língua Portuguesa: 
 Língua escrita: usos e formas
Língua oral: usos e formas

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar e organizar as falas de personagens e do narrador;
- Organizar um texto de acordo com a sequência dos fatos narrados;
- Reconhecer a importância do espaço de parágrafo e do travessão na estrutura e organização dos diálogos.

Duração das atividades: 1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não há necessidade de conhecimentos prévios. Estratégias e recursos da aula

- Livro: O problema do Clovis
Autora e ilustradora: Eva Furnari
Global Editora
- Caixas de papelão de tamanhos e cores diferentes.
- Conto: O Príncipe sapo dos Irmãos Grimm, tradução de Monteiro Lobato.


Neste livro, Clóvis é o revisor do conto 'O Príncipe Sapo', mas tem um problema - ao ir revisar o livro vê que não tem nem história nem personagens para ler.
Tenta arranjar uma cópia reserva da história, mas ela está em japonês.
Esta é mais uma engraçada história da autora Eva Furnari.


Inicie a aula com uma conversa com a turma sobre o título e a ilustração, levando-os imaginar qual seria o problema do Clóvis.
Após a conversa, propor que ouçam a leitura da história, para conferir se adivinharam.
O professor começará a leitura, as duas primeiras páginas do livro estão em branco, aproveite para pedir a participação dos alunos.
Deixe que expliquem suas suposições e estimule a defesa de suas ideias.
Nesse momento, os alunos estarão curiosos para ver e ouvir a leitura do livro, por isso continue e aproveite para explorar este jogo de texto e imagem feito por Eva Furnari.
Mais adiante, a turma descobrirá o Clóvis, um revisor de texto que não tem história para trabalhar.
Será este o seu problema?
Queremos que eles observem a existência do problema e suas consequências.
No decorrer da narrativa aparecem outros problemas, como por exemplo: entregam várias caixas etiquetadas para Clóvis, são os personagens que acabaram de chegar.


Ilustração de Eva Furnari para o livro O problema do Clóvis



Depois mais um problema, mandaram a história na versão japonesa.
O professor combinaria com algum funcionário da escola para neste momento bater à porta e deixas algumas caixas.
 Será um desafio para turma resolver.
Eles formariam duplas ou grupos, para revisar o texto “O príncipe sapo”.
Como sugestão coloque cada parte da história dentro de cada caixa e escreva numa etiqueta o nome de qual personagem pertenceria.
Exemplo: Dentro da caixa do narrador – “Noutros tempos, quando desejar uma coisa era tê-la, existia um rei...”
Na caixa do sapo – “Por que chora, princesinha? As suas lágrimas comovem até as pedras”.
Utilize o próprio texto que está no final do livro.



Ilustração de Eva Furnari para o livro O problema do Clóvis

Cada dupla ou grupo colaria a história que montaram e leriam para o restante da turma.
Por último, o professor apresentaria o texto do livro e junto com os alunos fariam comparações entre os textos.

Recursos Complementares:
SAPO VIRA REI, VIRA SAPO
Escritora: Ruth Rocha
Ilustrações: Walter Ono
Editora: Salamandra
(O) REIZINHO MANDÃO
Ilustrações: Walter Ono
Editora: Quinteto Editorial
HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO
Ana Maria Machado
Ilustrações: Renato Alancão
Ática
O PRÍNCIPE QUE BOCEJAVA
Ana Maria Machado
Ilustrações: Graça Lima
Nova Fronteira
DVD O Príncipe Sapo


Avaliação:
O professor irá avaliar:
Se os alunos organizaram o texto de acordo com a sequência dos fatos narrados.
Se os alunos perceberam a diferença entre o narrador e os personagens.
Se os alunos participaram com ideias que enriqueceram a atividade.
Se os alunos expuseram suas ideias com clareza.

 

Conto e narrativa: O problema de Clóvis

Autor: Mirian R.P.Machado
Co autor: Andrea V.Fagundes

Língua escrita: prática de leitura e prática de produção de textos

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Identificar qual era o problema do personagem.
Reconhecer a estrutura do texto narrativo.
Identificar o conto presente no livro.
Interessar-se pela leitura de histórias.
Reescrever a história lida, mesmo que de forma não convencional.

Duração das atividades: 3 aulas de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula:
1ª aula:
a) Apresentar para a turma um vídeo sobre a escritora da história que será lida.
O vídeo poderá ser acessado a partir do link:


b) Explorar com os alunos a capa do livro, disponível no link:


Perguntar aos alunos: Quem é o Clóvis?
Qual será o seu problema?
Os alunos deverão tentar adivinhar do que se trata o livro, antes de fazer a leitura.
( Muitos alunos pensam que Clóvis é o nome do sapo.)

b) Distribuir os livros para os alunos fazerem a leitura das imagens e depois a leitura silenciosa, respeitando-se o tempo de cada criança.
Os alunos deverão perceber se alguém conseguiu acertar o assunto do livro.

c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto.
■Quem era Clóvis?
■Qual o seu problema?
■A qual conto o livro faz referência?
■O que aconteceu com a primeira versão do conto "O príncipe sapo"?
■E com a segunda versão?
■Quando veio a cópia reserva, o que Clóvis teve que fazer para solucionar o problema do número de páginas que tinha disponível para editar a história?

d) Em seguida, a professora pedirá que os alunos escrevam, com suas próprias palavras, o resumo do "Problema do Clóvis".
Esse resumo poderá ser ilustrado com a parte da história que o aluno achou mais engraçada.
Destacar as partes principais da narrativa que não poderão faltar no texto dos alunos: o início (com a descrição do cenário e das personagens), o meio (a complicação da história) e o fim (com a resolução do problema).

e) Propor a confecção de uma maquete da história, construindo o cenário, usando caixas de tamanhos diversos, retalhos de papel, etc.
Os personagens poderão ser feitos com massinha de modelar ou argila.
Essa maquete ajudará a recontagem da história na próxima aula.
(Essa maquete poderá ser construída interdisciplinarmente na aula de Artes).


2ª aula :
a) Retomar o livro da aula anterior através da leitura, pelos alunos e dos resumos feitos por eles.
 A medida que os resumos forem sendo lidos, os personagens podem ser colocados nos seus devidos lugares.
Os resumos ficarão em lugar de destaque na sala de aula.

b) O professor proporá a seguinte atividade relacionada, para serem feitas em duplas:
Responda em seu caderno:
Observe as ilustrações das páginas 11 e 21 e identifique, através das caixas, quais eram as personagens e o cenário da história.
Na página 20, Clóvis conversa ao telefone com o editor.
Há expressões que são usadas apenas quando estamos falando.
Quais são essas expressões que revelam as marcas da oralidade?
Identifique o que foi trocado no conto recebido pela primeira vez.
Qual o conto presente no livro lido?
c) Os alunos farão a leitura de suas respostas e a professora fará as intervenções que forem necessárias.
3ª aula:
a) Convidar os alunos a fazer a dramatização da história.
Observar que há uma história dentro da outra.
Distribuir os personagens da seguinte forma: Clóvis, o narrador e o redator.
Para a parte do conto: narrador, a princesa, o sapo, o rei.

b) Convidar os alunos a reescrever o conto: O príncipe sapo.
Essa atividade também poderá ser feita em duplas.
Escrever no quadro um esquema para orientar as partes essenciais da narrativa:
- o início (apresentação da personagem e do cenário);
- o meio (complicação da história);
- o fim (solução do problema, elementos mágicos).
Ao terminar a escrita, os alunos poderão ilustrar os seus trabalhos.
A professora poderá montar um livro da turma com as diferentes versões dadas pelas duplas ao conto apresentado no livro.

Recursos Complementares:
Para conhecer um pouquinho mais sobre a autora dessa história engraçadíssima, acesse o link:

Avaliação:
Através das respostas dadas pelos alunos, verificar se foram capazes de identificar o problema central da história, bem como se foram capazes de reesceever a história, preservando as características de um texto narrativo, com princípio (descrição das personagens e do cenário), meio (complicação) e fim (resolução do problema).
Verificar se os alunos mantiveram a atenção desde o início da história e se estavam dispostos a dramatizar a história trabalhada, identificando o conto presente dentro do livro.


Versão disponível para download em PDF:




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2 comentários:

  1. ufa!
    eu estava com um baita medão de descobrir ser o problema dele... rs
    obrigada, krikita,
    beijão nocê!

    ResponderExcluir
  2. Creio ser o que fica no coração das pessoas com as quais convivemos, o maior legado que podemos deixar desta vida.

    Obrigado pela homenagem, querida amiga.

    ResponderExcluir

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