BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, agosto 17, 2011

Descobrindo a pintura aquarela> 17/08/11


DESCOBRINDO A PINTURA AQUARELA
Autor: Elba Rosa C.Vasconcelos
Co-autor: Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Aula 1
Objetivo:
Conhecer a técnica aquarela.
Trabalhar com as mistura de cores.
Duração das atividades:
2 aulas de 50 minutos para cada atividade
Estratégias e recursos da aula:
Contextualizando a pintura:
Leia para os alunos um texto que fale sobre a origem da técnica de pintura aquarela.
Uma opção de texto está disponível no site abaixo, acesse-o.






Aprendendo a fazer aquarela:
Essa primeira aula é para motivar os alunos a fazer pinturas com aquarela.
Deixe os alunos explorar a técnica.
Para iniciar a pintura é necessário conversar com os alunos e orientá-los a seguir os passos seguintes.
1 – Fixar o papel A4 peso 40 na mesa com fita adesiva.
2 – Pode-se usar as cores que desejar.
Use copo descartável ou potes feito de garrafa pet cortada e pincel para colocar a tinta guache e água.
É bom ter uma flanela para secar o pincel.
3 – Umedecer o papel com um pouco de água utilizando um pincel macio, procurando não deixar o papel encharcar.
Depois molha o pincel delicadamente na tinta para não pegar muita tinta, em seguida pinta o papel com pinceladas suaves.
Ao terminar colocar a pintura para secar.
O professor propõe a escrita de um texto instrucional coletivo sobre a pintura aquarela.
As crianças falam e o professor registra no papel.
Explorando cores na mistura das cores:
Para realizar essa atividade o professor deverá providenciar os seguintes materiais:
■tinta guache na cor azul, vermelha, amarela, verde, branca e preta;
■papel ofício 40 ou cartolina comum branca;
■cartolina guache preta ou outro tipo de papel; pinceis, copos com água e flanela.
O professor organiza a turma na roda para conversar sobre como fazer novas cores a partir das cores existentes.
Em seguida, propõe uma pintura coletiva na qual as criançãs irão descobrir nuances e novas cores.
O professor deverá fixar uma folha de papel no quadro, inicia com as crianças sendo que uma criança por vez irá continuar a pintura misturando as cores, criando nuances e novas cores.
É importante dialogar com as crianças sobre as misturas que elas estão fazendo.
Questionando:
■O colega usou a cor amarela e vermelha, qual a nova cor que surgiu?
■Misturando o vermelho com branco que cor surgiu? Vamos misturar mais tinta branca, será que vai continuar com essa mesma tonalidade? Irá ficar mais escuro ou mais claro?
Após esse momento lúdico e criativo, orientar os alunos para realizarem suas pinturas individualmente.
Deixe secar a pintura e no dia siguinte faça uma moldura com cartolina preta.
Avaliação:
Proponha uma conversa para opotunizar a auto-avaliação.
As crianças irãõ falar sobre o que acharam da técnica aquarela, da mistura das tintas e de suas dificuldades em realizar a pintura.
Em seguida, pedir que cada criança fale do seu trabalho indicando o que ficou legal e o que podia melhorar.

  Aula 2
Objetivos:
■Realizar misturas de cores.
■Pintar nuances.
Duração das atividades:
2 aulas, dedicando 30 minutos para cada etapa.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O conhecimento sobre o estilo da técnica de pintura aquarela.
Estratégias e recursos da aula:
Nessa aula o(a) professor(a) irá trabalhar com a releitura de uma obra de arte.
Para tanto, retoma com as crianças algumas orientações trabalhadas na aula passada sobre a preparação da tinta.
No momento de apreciação da obra, o(a) professor(a) orienta os alunos a observarem atentamente a obra para identificar o tema, as características da pintura: a profundidade, a sombra e a luz, representada pelas pinceladas das cores fortes e/ou claras, as nuances das cores.
É importante que essa pintura seja realiada por etapas, realizada na mesma aula.
PRIMEIRA ETAPA
■Apreciação da obra de arte.
■Pintar o fundo da obra. Oriente os alunos para realizar a pintura com a tinta diluída na água para criar manchas e traços que produzem diversas formas no papel, deixar secar.
SEGUNDA ETAPA
■Após secar, desenhar com um pincel fino, fazer os retoques e deixa secar novamente.
Veja a sugestão de atividade que já realizei com a minha turma.
1º momento
Apreciação e pintura
PRIMEIRA ETAPA
Observar a obra de arte. iniciar um diálogo:
Qual o tema da obra?
Quais as cores que o pintou usou?
Onde observamos a luz na nessa pintura?
Que tipos de traços ele usou?
O que você achou dessa pintura?
Obra: Pombo em um ramo de pessegueiro. Wen Tong.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_China      
SEGUNDA ETAPA
Iniciar a pintura do fundo pintando pequenos quadrados utilizando os dois tons de tinta guache, deixar secar.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica.NEI-CAp/UFRN.2009.
TERCEIRA ETAPA
Após secar,desenhar com um pincel fino um galho de pessegueiro com a cor pura, marrom, deixar secar.
QUARTA ETAPA
Desenhar as flores do pessegueiro usando um pincel médio dando batidinhas com a cor branca como se estivesse colocando pontos em todos os galhos, formando pequenas flores.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógia.NEI-CAp/UFRN.
Avaliação:
Observar se os alunos pintam os elementos das obras apreciadas.

 Aula 3
Objetivos:
Desenvolver habilidades de criação.
Usar a pintura aquarela em suas produções artísticas.
Duração das atividades:
1 aula de 30 minutos cada atividade
Estratégias e recursos da aula:
EXPERENCIANDO A TÉCNICA DE AQUARELA EM OUTROS SUPORTES.
1º Momento
Nesta atividade os alunos irão trabalhar com a tinta aquarela em tecido.
Para sensibilizar o grupo o professor sugere um jogo de imaginação, no qual as crianças irão imaginar cenas significativas, como exemplo, um passeio de bicicleta, brincadeiras, banho na praia, caminhada num parque natural da cidade, etc.
Durante essa atividade coloque a música "Aquarela" de Touquinho para as crianças ouvirem.
Após a escuta da música, converse com as crianças sobre os sentimentos relacionados a música e das possíveis cenas que sugiram em seus pensamentos.
Professor, caso na sua escola não tenha o CD de Touquinho, acesse o link abaixo para ouvir ou gravar a música.




2º Momento
O professor deverá organizar o material necessário: pedaços de tecido, tinta aquarela (bisnaga ou compacta), pincel, potes para água, com antecedência.
Na hora da pintrua, o professor retoma com as crianças as orientações da aula anterior em relação as cuidados necessários com a tinta.
 Inicialmente as crianças devem molhar o pincel na água, em seguida passar sobre a tinta, depois pintar suavemente no tecido a cena que imaginou.
O Professor combina para aula seguinte uma pintura em camiseta.
As crianças deverá um aviso para os pais comunicando que irão pintar uma camiseta.
Pode ser qualquer camiseta branca lisa, inclusive já usada.
3º Momento
O professor deverá organizar o material que as crianças irão usar: camiseta, tinta aquarela (bisnaga ou compacta), pincel, potes para água, com antecedência.
Na hora da pintrua, o professor retoma com as crianças as orientações da aula anterior em relação as cuidados necessários com a tinta. Inicialmente as crianças devem colocar um cartão dentro da blusa, assim evita que a tinta passe para o outro lado e manche toda a blusa.
Depois molhar o pincel na água, em seguida passar sobre a tinta, pintando suavemente no tecido a cena que imaginou.

Recursos Complementares:
Vídeo que ensina a pintar aquarela






Avaliação:
Observar se o aluno:
Apresenta criatividade ao realizar sua pintura.
Demonstra compreensão do processo da pintura aquarela.
Fonte:



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios