BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, agosto 17, 2011

Aquarelas>Impressionismo> 17/08/11

O que são aquarelas?
As aquarelas são pigmentos que se dissolvem com facilidade na água e são fixados com goma-arábica ou resinas plásticas.
Esses materiais fornecem mais luminosidade às cores, e muitos artistas usaram e abusaram da aquarela para expressar o espetáculo da natureza.
No começo do século 19, os pintores utilizavam pincéis feitos de pêlos de camelo e blocos de papel bem grossos, e saíam por aí. Isso mesmo: a aquarela seca assim que a água evapora, e os pintores podiam carregar suas obras para todo lado.
Dissolvendo a tinta em um pincel cheio de água, eles criaram lindas paisagens.
Seu brilho e transparência fizeram da aquarela uma técnica muito popular em todo o mundo.
Já a tinta guache é feita à base de água, goma-arábica e um tipo de pó colorido.
A diferença da aquarela é que o guache tem em sua composição uma espécie de tinta branca, o que o torna mais opaco.
 Assim, o pintor pode trabalhar com cores escuras e tornar o quadro mais claro aplicando o guache, um processo impossível quando se usa aquarela.
Fonte:


Leitura Informativa
Aquarela
Gabriella Porto
A aquarela ou aguarela é uma técnica de pintura em que os pigmentos são geralmente dissolvidos em água, ou são utilizados suspensos sobre o suporte.
Estima-se que a técnica tenha surgido há cerca de 2000 anos, na China, simultânea ao surgimento do papel e dos pincéis de pêlos de coelhos.
Os principais suportes utilizados na aquarela são o papel com alta gramagem – densidade do papel –, cascas de árvore, plástico, couro, tecido, papiro e a própria tela.
Na cultura ocidental, há muitos exemplos da utilização da aquarela desde a idade média, e, ao contrário do afresco, foi muito utilizada em Veneza, além de Florença, na Itália.
As primeiras evidências ocidentais do uso da aquarela surgem com Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto, artista importante para a técnica do afresco na Europa medieval, Gaddi viveu até 1366 e produziu muitas obras aquareladas em papel tipo pergaminho.
Muitos artistas flamengos também vieram a utilizar a técnica, mas quem incluiu definitivamente a aguarela na história da cultura ocidental foi Albrecht Dürer, que produziu pelo menos 120 obras utilizando a técnica.
John White, em 1550, participou da expedição de Sir Walter Releigth, e durante toda a expedição registrou em pinturas em aquarela o Novo Mundo, com seus costumes, pessoas e ambientes, e por este feito é considerado o pai da aquarela.
Mas apenas no século XVIII a técnica passou a ser considerada autônoma e independente, e foi difundida em toda a Europa, com a denominação de “Arte Inglesa”.
A partir da difusão da técnica por todo o continente, surgem grandes nomes da arte aquarelista, como: Alexander Cozens, William Blake, John S. Cotman, Peter de Wint, Claude Lorrain, Giovanni Benedetto Castiglione, John James Audubon, Van Dyck e John Constable.
Mas sem dúvida, de todos os grandes artistas que surgiram, William Turner foi o mais importante de todos, com o título de maior aquarelista de todos os tempos, Turner produziu cerca de 19.000 aquarelas.
Além de toda a importância na aquarela, o artista influenciou também o impressionismo, e chegou a tentar adaptar as técnicas aquarelistas para a pintura a óleo.
Os temas mais comuns retratados na aquarela são cenários bucólicos e de natureza selvagem.
A técnica passou por diversos momentos na história da arte, de glória e rejeição, mas decerto possui grande influência nas artes plásticas e nas culturas ocidental e oriental.
Fontes:

Aquarela

Objetivo:
Ajudar o aluno a viajar na imaginação e visualizar, compreender os mais variados espaços e paisagens, visitados por diferentes meios de transporte.
 Talvez, com a ajuda do professor, possibilitar ao aluno reflitir sobre as modificações do mundo e de si mesmo.
 Trabalhar a questao da expectativa de vida
Descrição:
Vídeo bastante atrativo que mostra através de desenhos e da música Aquarela, como, com imaginação, é possivel ajudar o aluno a visualizar variados espaços e paisagens, visitados por diferentes meios de transporte.
Duração: aproximadamente 4 minutos e 46 segundos
Autores:
Mundo da criança
Petrobrás, Porta curtas
Universidade de São Paulo (USP). Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt)
Fonte do recurso
Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente)
Origem

Licença:
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência
Fonte:


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios