BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, setembro 06, 2011

Poesia>Primavera>Estações do ano> 06/09/11

Primavera: Girassóis e Poesias

Autor: Carmem L.C. de Oliveira
Co-autor:Denise LEipziger
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir de uma vivência , o aluno poderá perceber/valorizar a importância da elaboração de imagens e da sonoridade das palavras na construção de poemas .
Duração das atividades: Aproximadamente 150 min
Estratégias e recursos da aula
Recursos da Aula:
a) Um girassol (pode ser uma planta natural, artificial ou uma gravura)
b) CD de música que lembre a Primavera (As Estações de Vivaldi ou outro, a gosto do professor)
c) Exercícios de expressão corporal
d) Laboratório de Informática (se possível )
e) Livros de poesias variados
Para iniciar a atividade, o professor deve levar os alunos a observar um girassol e fazer perguntas oralmente sobre que características ele teria se fosse um ser humano.


Exemplo:
-Se ele se transformasse numa pessoa seria alguém alegre ou triste, espontâneo ou reservado, como seria o seu temperamento?
Ele seria vaidoso, simples, gentil ou arrogante?
Depois desta etapa a turma está pronta para fazer uma atividade de Expressão Corporal a partir do Jogo Estátua.
Os alunos deverão andar livremente pela sala e, a um sinal previamente combinado, deverão parar na pose de uma estátua que represente um girassol.
A outro sinal, voltar a caminhar como se fossem a flor e assim continua a brincadeira.
Continuando a atividade, o professor determina o miolo do girassol com uma mesa ou qualquer objeto.
Ele explica que o girassol é uma flor composta e que cada uma de suas pétalas é na verdade uma flor.
Pede aos alunos que façam uma roda grande em volta do miolo e explica que cada um será uma das pétalas do girassol , girando e dançando livremente mas sempre respeitando o centro e as outras pétalas que compõe a mandala.
Depois da vivência, sentar em roda com os alunos e oralmente pedir de maneira informal que completem os versos:
“Girassol, girassol,
Você brilha ........................
Girassol amarelo,
Como você .........................
Girassol, girassol,
...........................................
(E todos vão inventando e pondo verso).
Se for possível, os alunos completam a aula no Laboratório de Informática ouvindo a música O Girassol de Toquinho e Vinícius de Moraes interpretado por Jane Duboc no link:

Sugestões:
1-Realizar o mesmo processo com outras flores.
2-Fazer desenhos e dobraduras de flores para enfeitar a sala..
Algumas sugestões de links que ensinam a fazer flores simples:


Recursos Complementares
1-Link do CD A Arca de Noé 1 e 2:
Papéis, lápis de cor, canetinhas,
CD A Arca de Noé 2/Polygram(1981), interpretado por Jane Duboc
Papel para dobradura
Livros de Poesia
2-Algumas sugestões de links que ensinam a fazer flores simples:


Avaliação
A avaliação deverá ser realizada oralmente durante todo o processo.
A parte escrita da aula será corrigida pelo professor.
Ao final as músicas ou poesias serão lidas e expostas no mural.


Estudando as estações do ano
através de música e poesia

Autor: Amanda B.Teixeira
Co-autor: Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Realizar, com desenvoltura, a interpretação oral de dois gêneros textuais: música e poesia
■Produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
■Desenvolver a imaginação e a criatividade através da elaboração de desenhos sobre as quatro estações
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve conversar com os alunos sobre as estações do ano.
Se sabem quando cada uma acontece e como são as características das quatro estações.
Deve explicar que trabalharão esse tema através de 2 gêneros textuais - música e poesia.
■A professora deve providenciar um aparelho audiovisual para a sala nesse dia.
Momento 2
Colocar para tocar a música "Quatro estações", pedindo aos alunos para ouvirem com atenção.
Disponível para baixar em: 
Após ouvir a música, a professora deve dar uma cópia da letra aos alunos e fazer uma interpretação oral da mesma.
Após a interpretação, deve pedir que pintem com um lápis de cor o nome de cada estação, buscando também características da mesma (quando houver).
 Essa atividade pode ser feita coletivamente.
Exemplo:





Momento 3
Chamar a atenção dos alunos ressaltando que a ordem das estações não acontece na ordem que está citada na música - INVERNO - VERÃO - PRIMAVERA - OUTONO
Perguntar se as crianças sabem qual a ordem certa das estações durante o ano.
Após as tentativas, explicar que aqui no Brasil o ano inicia com o verão, vindo depois o outono, na metade do ano entramos no inverno e por último temos a primavera, dando sequência ao verão e iniciando assim um novo ciclo.
Dessa forma, em nosso país o ano começa e termina na estação do verão.
Observação: Devido as atuais mudanças do clima,aqui é um bom momento para falar da reservação do meio ambiente.
Momento 4
Distribuir uma folha anteriormente xerocada da atividade abaixo e, pedir aos alunos para numerar cada estação conforme acontece durante o ano.
 No espaço em branco deve ser feito um desenho de cada estação.


Momento 5
Distribuir e ler com os alunos as duas poesias abaixo:



Disponível em:



Após a leitura e a compreensão oral dos textos, a professora deve explicar que os dois textos são exemplos de poesia.
 Dessa forma, têm como característica versos curtos, texto dividido em estrofes e muitas vezes os versos possuem rimas.
Momento 6
Entregar para os alunos uma cópia da poesia "As estações do ano" e pedir que as crianças circulem as rimas.
Momento 7
A partir do tema estudado, fazer uma produção textual com as crianças falando sobre as estações do ano. Esse texto pode ser feito em forma de poesia.
Nesse momento a profesora deve deixar os alunos à vontade para dar ideias, falar as letras que formam cada palavra, refletir sobre o sistema alfabético de escrita e tentar formar rimas com algumas palavras.
Momento 8
A professora pode dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear uma estação do ano para cada grupo criar um painel decorativo.
Deve distribuir cartolina, pincel, tinta, canetinha, cola colorida e papel colorido para cada grupo criar seu painel com o tema sorteado.
Recursos Complementares
Vídeo para trabalhar as estações do ano:
Avaliação
Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura.
Analisar se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música.
Avaliar se conseguiram completar a sequência das estações na atividade do momento 4
Analisar se há coerência nos desenhos representando cada estação
Analisar se as crianças compreenderam o que é rima através da atividade do momento 6
Avaliar os avanços em relação ao sistema alfabético de escrita, através da produção textual.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12314




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios