Autor: Carmem L.C. de Oliveira
Co-autor:Denise LEipziger
Co-autor:Denise LEipziger
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir de uma vivência , o aluno poderá perceber/valorizar a importância da elaboração de imagens e da sonoridade das palavras na construção de poemas .
Duração das atividades: Aproximadamente 150 min
Estratégias e recursos da aula
Recursos da Aula:
a) Um girassol (pode ser uma planta natural, artificial ou uma gravura)
b) CD de música que lembre a Primavera (As Estações de Vivaldi ou outro, a gosto do professor)
c) Exercícios de expressão corporal
d) Laboratório de Informática (se possível )
e) Livros de poesias variados
Para iniciar a atividade, o professor deve levar os alunos a observar um girassol e fazer perguntas oralmente sobre que características ele teria se fosse um ser humano.
Exemplo:
-Se ele se transformasse numa pessoa seria alguém alegre ou triste, espontâneo ou reservado, como seria o seu temperamento?
Ele seria vaidoso, simples, gentil ou arrogante?
Depois desta etapa a turma está pronta para fazer uma atividade de Expressão Corporal a partir do Jogo Estátua.
Os alunos deverão andar livremente pela sala e, a um sinal previamente combinado, deverão parar na pose de uma estátua que represente um girassol.
A outro sinal, voltar a caminhar como se fossem a flor e assim continua a brincadeira.
Continuando a atividade, o professor determina o miolo do girassol com uma mesa ou qualquer objeto.
Ele explica que o girassol é uma flor composta e que cada uma de suas pétalas é na verdade uma flor.
Pede aos alunos que façam uma roda grande em volta do miolo e explica que cada um será uma das pétalas do girassol , girando e dançando livremente mas sempre respeitando o centro e as outras pétalas que compõe a mandala.
Depois da vivência, sentar em roda com os alunos e oralmente pedir de maneira informal que completem os versos:
“Girassol, girassol,
Você brilha ........................
Girassol amarelo,
Como você .........................
Girassol, girassol,
...........................................
(E todos vão inventando e pondo verso).
Se for possível, os alunos completam a aula no Laboratório de Informática ouvindo a música O Girassol de Toquinho e Vinícius de Moraes interpretado por Jane Duboc no link:
Sugestões:
1-Realizar o mesmo processo com outras flores.
2-Fazer desenhos e dobraduras de flores para enfeitar a sala..
Algumas sugestões de links que ensinam a fazer flores simples:
Recursos Complementares
1-Link do CD A Arca de Noé 1 e 2:
Papéis, lápis de cor, canetinhas,
CD A Arca de Noé 2/Polygram(1981), interpretado por Jane Duboc
Papel para dobradura
Livros de Poesia
2-Algumas sugestões de links que ensinam a fazer flores simples:
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada oralmente durante todo o processo.
A parte escrita da aula será corrigida pelo professor.
Ao final as músicas ou poesias serão lidas e expostas no mural.
através de música e poesia
Autor: Amanda B.Teixeira
Co-autor: Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Realizar, com desenvoltura, a interpretação oral de dois gêneros textuais: música e poesia
■Produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
■Desenvolver a imaginação e a criatividade através da elaboração de desenhos sobre as quatro estações
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve conversar com os alunos sobre as estações do ano.
Se sabem quando cada uma acontece e como são as características das quatro estações.
Deve explicar que trabalharão esse tema através de 2 gêneros textuais - música e poesia.
■A professora deve providenciar um aparelho audiovisual para a sala nesse dia.
Momento 2
Colocar para tocar a música "Quatro estações", pedindo aos alunos para ouvirem com atenção.
Disponível para baixar em:
Após ouvir a música, a professora deve dar uma cópia da letra aos alunos e fazer uma interpretação oral da mesma.
Após a interpretação, deve pedir que pintem com um lápis de cor o nome de cada estação, buscando também características da mesma (quando houver).
Essa atividade pode ser feita coletivamente.
Exemplo:
Momento 3
Chamar a atenção dos alunos ressaltando que a ordem das estações não acontece na ordem que está citada na música - INVERNO - VERÃO - PRIMAVERA - OUTONO
Perguntar se as crianças sabem qual a ordem certa das estações durante o ano.
Após as tentativas, explicar que aqui no Brasil o ano inicia com o verão, vindo depois o outono, na metade do ano entramos no inverno e por último temos a primavera, dando sequência ao verão e iniciando assim um novo ciclo.
Dessa forma, em nosso país o ano começa e termina na estação do verão.
Observação: Devido as atuais mudanças do clima,aqui é um bom momento para falar da reservação do meio ambiente.
Momento 4
Distribuir uma folha anteriormente xerocada da atividade abaixo e, pedir aos alunos para numerar cada estação conforme acontece durante o ano.
No espaço em branco deve ser feito um desenho de cada estação.
Momento 5
Distribuir e ler com os alunos as duas poesias abaixo:
Disponível em:
http://jardiminfantil.blogspot.com/2009/02/poema-as-quatro-estacoes.html e http://sem0708t1.blogspot.com/2008/02/as-estaes-do-ano.html
Após a leitura e a compreensão oral dos textos, a professora deve explicar que os dois textos são exemplos de poesia.
Dessa forma, têm como característica versos curtos, texto dividido em estrofes e muitas vezes os versos possuem rimas.
Momento 6
Entregar para os alunos uma cópia da poesia "As estações do ano" e pedir que as crianças circulem as rimas.
Momento 7
A partir do tema estudado, fazer uma produção textual com as crianças falando sobre as estações do ano. Esse texto pode ser feito em forma de poesia.
Nesse momento a profesora deve deixar os alunos à vontade para dar ideias, falar as letras que formam cada palavra, refletir sobre o sistema alfabético de escrita e tentar formar rimas com algumas palavras.
Momento 8
A professora pode dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear uma estação do ano para cada grupo criar um painel decorativo.
Deve distribuir cartolina, pincel, tinta, canetinha, cola colorida e papel colorido para cada grupo criar seu painel com o tema sorteado.
Recursos Complementares
Vídeo para trabalhar as estações do ano:
Avaliação
Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura.
Analisar se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música.
Avaliar se conseguiram completar a sequência das estações na atividade do momento 4
Analisar se há coerência nos desenhos representando cada estação
Analisar se as crianças compreenderam o que é rima através da atividade do momento 6
Avaliar os avanços em relação ao sistema alfabético de escrita, através da produção textual.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12314
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.