Você Sabia?
As estações do ano
Você odeia virar um rocambole de roupas no inverno, mas adora colocar o biquíni ou a sunga e correr para a praia no verão?
Ou será que você é mais um daqueles que preferem o colorido da estação das flores?
Se bem que as árvores também ficam tão bonitas durante o outono...
Bom, seja lá qual for a sua preferida, você já parou para pensar em como surgiram essas quatro estações tão diferentes?
Os nomes vêm do latim.
No início, o ano possuía apenas duas estações: o ver (ou veris) que era o tempo bom, a estação das flores e da frutificação; e o hiems (ou hibernus tempus) que era o mau tempo, de chuva e frio.
Depois de um certo tempo, o grande período do "ver" foi dividido em três: o primeiro era o comecinho da boa estação, chamado de primo vere (hoje é a primavera!); o segundo foi chamado de veranum tempus (esse é o nosso verão!) que correspondia ao final da nossa primavera e o início do verão; e por último o aestivum (surgindo assim a palavra estio) que era o final do nosso atual verão.
Mas não pense que parou por aí, não!
A estação do mau tempo, hiems, também foi dividida: tempus autumnus acabou dando origem ao nosso outono, enquanto que tempus hibernus originou o nosso inverno.
"Ué, mas tem estação a mais aí..."
Sendo diferente...
Pois é, durante um bom tempo, o mundo teve que conviver com cinco estações do ano: primavera, verão, estio, outono e inverno.
Na China, cada uma dessas estações tinha uma ligação com algum elemento da natureza: a primavera com a madeira, o verão com o fogo, o estio com a Terra, o outono com o metal e o inverno com a água.
Enquanto a gente tinha estações demais, a Índia tinha de menos: ela tinha apenas três estações!
Uma seca e fresca, que ia de dezembro a fevereiro, outra seca e quente que durava de março a junho e, é claro, a estação chuvosa, de junho a novembro.
Somente a partir do século 17 é que as coisas mudaram, e o modelo de quatro estações foi sendo aceito pelos povos ao redor do mundo.
Palavrinhas que vieram das estações
Não foram só as quatro famosas estações do ano que deram origem a outras palavras.
De primavera temos primaveril; de verão veio veranear, que quer dizer passar o verão; de inverno, veio invernada, e de outono ganhamos a palavra outonal, além de vários outros exemplos.
Do esquecido estio surgiu estiagem (a estação seca) e estiar (quando pára de chover).
Lembra do ver?
Pois bem, o adjetivo vernal, que pode ser usado para tudo que é relativo à primavera, veio dessa antiga palavrinha.
Já que entramos no túnel do tempo, lembra da outra estação?
Isso mesmo: o hiems!
Saiba que a palavra não tão conhecida hiemífugo, que significa animal que migra durante o inverno, veio dessa antiga estação do ano.
Textos informativos:
Folhetos para o dia mundial da árvore
Autor: Mariane P.M.Lopes
Co-autor: Clenice Griffo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo;
■ Escrever textos a partir de pesquisa temática;
■ Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita;
■ Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática;
■ Aprender estratégias de leitura que visem ampliar as possibilidades de compreensão de textos;
■ Compreender as características centrais do gênero textual folheto.
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – ANALISANDO UM CALENDÁRIO
Apresente às crianças o calendário abaixo.
Calendário adaptado do site:
■ Ajude as crianças a lerem e incentive que façam comentários.
■ Faça com a turma uma primeira leitura do texto abaixo:
O Dia da Árvore
Em todo o mundo o dia da Árvore é comemorado em datas diferentes.
No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta.
Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza.
Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc.
Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo.
A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.
Texto adaptado do site:
■ Peça que toda a turma acompanhe a leitura. Oriente o ritmo e acompanhe aqueles que tiverem maior dificuldade.
■ Solicite que as crianças comentem o texto lido.
■ Ajude-as a relacionar o calendário ao texto lido com perguntas como:
■ O que os dois textos têm em comum?
■ Quais as diferenças entre os dois textos?
■ Em qual formato eles se apresentam?
■ Para que serve o primeiro texto?
■ Para que serve o segundo texto?
ATIVIDADE 2 – LENDO FOLHETOS
Folhetos são textos de cunho persuasivo e intenção publicitária.
Com essas variedades textuais, o autor apresenta produtos ou ideias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação.
Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das ideias.
Fonte:
As crianças deverão, em seguida, analisar folhetos.
■ Sugiro que você, professor, recolha folhetos em sua comunidade, preferencialmente relacionados à temática ambiental.
Leve para a sala de aula para que as crianças possam manusear livremente.
No site:
Existe um folheto on-line disponível sobre o dia mundial da árvore.
■ As crianças deverão identificar a função social do folheto.
Ajude-as a observar:
■ Para que serve o folheto?
■ Qual assunto/tema o folheto apresenta?
■ Como é possível saber o tema apresentado pelo folheto?
■ As ilustrações correspondem ao assunto tratado?
■ Esclareça o significado de palavras desconhecidas pelas crianças.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
As crianças deverão acessar o site:
Para que as crianças construam a cartilha, sugiro que sejam retiradas informações deste site que possui uma linguagem acessível e diversas informações relevantes para o tema abordado.
■ Organize as crianças em grupos de 3 ou 4.
■ Cada grupo deverá ser responsável por ler e analisar um tema específico dentro do site. Ex:
■ Como plantar uma árvore.
■ O dia mundial da árvore.
■ Dicas para o meio ambiente.
■ Por que plantar árvores.
■ Árvores brasileiras etc.
■ As crianças deverão produzir textos curtos a partir das informações do site.
Como forma de conscientização, sugerimos que folhas de papel sejam reaproveitadas como rascunho.
■ Corrija o texto das crianças e peça que façam uma nova revisão.
■ Escolha com as crianças imagens da Internet, como as apresentadas no final desta atividade, para deixar o folheto mais bonito e atraente.
■ As crianças precisam digitar o texto no computador.
Depois, faça a formatação para que ele se torne um folheto.
■ Se possível, reproduza cópias para serem distribuídas pela escola.
Fica mais interessante e adequado à proposta se puder ser feito em papel reciclado.
Imagens retirada do site: .
ATIVIDADE 4 – PLANTAR ÁRVORE*
■ Descubra com as crianças qual ou quais as árvores são nativas de sua região.
Tal exploração poderá ser feita como pesquisa com a família (dever de casa).
■ Descubra o local onde possam adquirir sementes e/ou mudas dessa árvore.
■ Pesquise com as crianças como se desenvolvem e se reproduzem as árvores da região.
No site:
Existem informações específicas sobre as árvores nativas brasileiras.
Após identificar a árvore, pesquise sobre ela neste site, sobre sua origem, cuidado e forma de plantio.
■ Plante as sementes ou mudas com a ajuda dos alunos, em locais apropriados para o desenvolvimento delas. Se não for possível no espaço da escola, organize um espaço na comunidade onde seja possível fazê-lo com as crianças. Sugiro consultar a Secretaria do Meio Ambiente ou órgão similar).
■ Organize o acompanhamento do desenvolvimento das árvores.
*Oficina adaptada do site:
Recursos Complementares
Para formação do professor: GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA: DO RECONHECIMENTO À PRODUÇÃO ESCRITA.
Aula do Portal do Professor: A leitura de folhetos informativos
Avaliação
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
■ Compreenderam o que é um folheto informativo: sua estrutura, seus usos e funções sociais.
■ Relacionaram textos diferentes para interpretação e expuseram oralmente com coerência.
■ Realizaram a leitura com ritmo e entonação.
■ Produziram textos coerentes com a proposta.
■ Revisaram e corrigiram o próprio texto.
Mais sugestões aqui:
Hoje é dia da Independência do Brasil
Na verdade ficamos dependentes de outros fatores,não?
Somos dependentes da preservação da natureza para vivermos;
Somos dependentes dos governantes....
Nem é bom falar...
Mas podemos coinscientizar os estudantes em relação ao meio ambiente...
Ouvi esta frase outro dia e não paro de pensar nela:
"Antigamente ser gentil era obrigação. Hoje virou qualidade!"
Quanta reflexão podemos tirar daí:
Feliz dia da "Dependência" colegas!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.