BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, setembro 07, 2011

Estações do ano>Árvore> Gêneros Literários> 07/09/11

Você Sabia?
As estações do ano
Você odeia virar um rocambole de roupas no inverno, mas adora colocar o biquíni ou a sunga e correr para a praia no verão?
Ou será que você é mais um daqueles que preferem o colorido da estação das flores?
Se bem que as árvores também ficam tão bonitas durante o outono...
Bom, seja lá qual for a sua preferida, você já parou para pensar em como surgiram essas quatro estações tão diferentes?
Os nomes vêm do latim.
No início, o ano possuía apenas duas estações: o ver (ou veris) que era o tempo bom, a estação das flores e da frutificação; e o hiems (ou hibernus tempus) que era o mau tempo, de chuva e frio.
Depois de um certo tempo, o grande período do "ver" foi dividido em três: o primeiro era o comecinho da boa estação, chamado de primo vere (hoje é a primavera!); o segundo foi chamado de veranum tempus (esse é o nosso verão!) que correspondia ao final da nossa primavera e o início do verão; e por último o aestivum (surgindo assim a palavra estio) que era o final do nosso atual verão.
Mas não pense que parou por aí, não!
 A estação do mau tempo, hiems, também foi dividida: tempus autumnus acabou dando origem ao nosso outono, enquanto que tempus hibernus originou o nosso inverno.
"Ué, mas tem estação a mais aí..."
Sendo diferente...
Pois é, durante um bom tempo, o mundo teve que conviver com cinco estações do ano: primavera, verão, estio, outono e inverno.
Na China, cada uma dessas estações tinha uma ligação com algum elemento da natureza: a primavera com a madeira, o verão com o fogo, o estio com a Terra, o outono com o metal e o inverno com a água.
Enquanto a gente tinha estações demais, a Índia tinha de menos: ela tinha apenas três estações!
Uma seca e fresca, que ia de dezembro a fevereiro, outra seca e quente que durava de março a junho e, é claro, a estação chuvosa, de junho a novembro.
Somente a partir do século 17 é que as coisas mudaram, e o modelo de quatro estações foi sendo aceito pelos povos ao redor do mundo.
Palavrinhas que vieram das estações
Não foram só as quatro famosas estações do ano que deram origem a outras palavras.
De primavera temos primaveril; de verão veio veranear, que quer dizer passar o verão; de inverno, veio invernada, e de outono ganhamos a palavra outonal, além de vários outros exemplos.
Do esquecido estio surgiu estiagem (a estação seca) e estiar (quando pára de chover).
Lembra do ver?
Pois bem, o adjetivo vernal, que pode ser usado para tudo que é relativo à primavera, veio dessa antiga palavrinha.
Já que entramos no túnel do tempo, lembra da outra estação?
Isso mesmo: o hiems!
Saiba que a palavra não tão conhecida hiemífugo, que significa animal que migra durante o inverno, veio dessa antiga estação do ano.


Textos informativos:
Folhetos para o dia mundial da árvore

Autor: Mariane P.M.Lopes
Co-autor: Clenice Griffo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo;
■ Escrever textos a partir de pesquisa temática;
■ Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita;
■ Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática;
■ Aprender estratégias de leitura que visem ampliar as possibilidades de compreensão de textos;
■ Compreender as características centrais do gênero textual folheto.
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – ANALISANDO UM CALENDÁRIO
Apresente às crianças o calendário abaixo.
Ele apresenta datas comemorativas referentes ao meio ambiente.


Calendário adaptado do site:

■ Ajude as crianças a lerem e incentive que façam comentários.
■ Faça com a turma uma primeira leitura do texto abaixo:

O Dia da Árvore
Em todo o mundo o dia da Árvore é comemorado em datas diferentes.
No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta.
Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
A árvore é o maior símbolo da natureza.
Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc.
 Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo.
A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.
Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.
Texto adaptado do site:



■ Peça que toda a turma acompanhe a leitura. Oriente o ritmo e acompanhe aqueles que tiverem maior dificuldade.
■ Solicite que as crianças comentem o texto lido.
■ Ajude-as a relacionar o calendário ao texto lido com perguntas como:
■ O que os dois textos têm em comum?
■ Quais as diferenças entre os dois textos?
■ Em qual formato eles se apresentam?
■ Para que serve o primeiro texto?
■ Para que serve o segundo texto?

ATIVIDADE 2 – LENDO FOLHETOS
Folhetos são textos de cunho persuasivo e intenção publicitária.
 Com essas variedades textuais, o autor apresenta produtos ou ideias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação.
Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das ideias.
Fonte: 

As crianças deverão, em seguida, analisar folhetos.
■ Sugiro que você, professor, recolha folhetos em sua comunidade, preferencialmente relacionados à temática ambiental.
Leve para a sala de aula para que as crianças possam manusear livremente.
No site:

Existe um folheto on-line disponível sobre o dia mundial da árvore.


■ As crianças deverão identificar a função social do folheto.
Ajude-as a observar:
■ Para que serve o folheto?
■ Qual assunto/tema o folheto apresenta?
■ Como é possível saber o tema apresentado pelo folheto?
■ As ilustrações correspondem ao assunto tratado?
■ Esclareça o significado de palavras desconhecidas pelas crianças.

ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
As crianças deverão acessar o site:


Para que as crianças construam a cartilha, sugiro que sejam retiradas informações deste site que possui uma linguagem acessível e diversas informações relevantes para o tema abordado.
■ Organize as crianças em grupos de 3 ou 4.
■ Cada grupo deverá ser responsável por ler e analisar um tema específico dentro do site. Ex:
■ Como plantar uma árvore.
■ O dia mundial da árvore.
■ Dicas para o meio ambiente.
■ Por que plantar árvores.
■ Árvores brasileiras etc.
■ As crianças deverão produzir textos curtos a partir das informações do site.
Como forma de conscientização, sugerimos que folhas de papel sejam reaproveitadas como rascunho.
■ Corrija o texto das crianças e peça que façam uma nova revisão.
■ Escolha com as crianças imagens da Internet, como as apresentadas no final desta atividade, para deixar o folheto mais bonito e atraente.
■ As crianças precisam digitar o texto no computador.
Depois, faça a formatação para que ele se torne um folheto.
■ Se possível, reproduza cópias para serem distribuídas pela escola.
Fica mais interessante e adequado à proposta se puder ser feito em papel reciclado.


Imagens retirada do site: .



ATIVIDADE 4 – PLANTAR ÁRVORE*
■ Descubra com as crianças qual ou quais as árvores são nativas de sua região.
Tal exploração poderá ser feita como pesquisa com a família (dever de casa).
■ Descubra o local onde possam adquirir sementes e/ou mudas dessa árvore.
■ Pesquise com as crianças como se desenvolvem e se reproduzem as árvores da região.
No site: 

Existem informações específicas sobre as árvores nativas brasileiras.
Após identificar a árvore, pesquise sobre ela neste site, sobre sua origem, cuidado e forma de plantio.
■ Plante as sementes ou mudas com a ajuda dos alunos, em locais apropriados para o desenvolvimento delas. Se não for possível no espaço da escola, organize um espaço na comunidade onde seja possível fazê-lo com as crianças. Sugiro consultar a Secretaria do Meio Ambiente ou órgão similar).
■ Organize o acompanhamento do desenvolvimento das árvores.
*Oficina adaptada do site:


Recursos Complementares
Para formação do professor: GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA: DO RECONHECIMENTO À PRODUÇÃO ESCRITA.


Aula do Portal do Professor: A leitura de folhetos informativos


Avaliação
Durante a realização das atividades, observe se as crianças:
■ Compreenderam o que é um folheto informativo: sua estrutura, seus usos e funções sociais.
■ Relacionaram textos diferentes para interpretação e expuseram oralmente com coerência.
■ Realizaram a leitura com ritmo e entonação.
■ Produziram textos coerentes com a proposta.
■ Revisaram e corrigiram o próprio texto.


Mais sugestões aqui:

Hoje é dia da Independência do Brasil
Na verdade ficamos dependentes de outros fatores,não?
Somos dependentes da preservação da natureza para vivermos;
Somos dependentes dos governantes....
Nem é bom falar...
Mas podemos coinscientizar os estudantes em relação ao meio ambiente...
Ouvi esta frase outro dia e não paro de pensar nela:
"Antigamente ser gentil era obrigação. Hoje virou qualidade!"
Quanta reflexão podemos tirar daí:
Feliz dia da "Dependência" colegas!


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios