Hora da história
Memórias de uma árvore
Contos ecológicos
Contos ecológicos
Paulo Debs
Editora Hagnos
Plantando árvores
Autor: Miriam Raquel Piazzi Machado
Co-autor: Andréa Vassalo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Reconhecer os cuidados básicos para com os vegetais por meio da sua criação e cultivo.
* Identificar a importância da preservação ambiental.
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer o livro "Tapete Verde", de Isabel Cristina Passos, da Editora Vigília.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
Momento 1
Conversar com os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da importância das plantas para a sobrevivência da vida no planeta.
Recordar a história "Tapete Verde" de Isabel Cristina Passos, que pode ser trabalhada em aulas anteriores, pois faz alusão à importância da natureza para o ser humano.
Momento 2
Convidar os alunos a plantar árvores na escola. Para isso, será feita uma entrevista com um jardineiro, a fim de se avaliar a escolha da planta e do local adequado para o plantio, inclusive refletindo sobre a quantidade de água e luz solar para o seu desenvolvimento.
Momento 3
Selecionar as perguntas a serem feitas pelos alunos ao jardineiro.
Por exemplo:
1. Onde poderá ser feito o plantio?
2. Que tipo de árvore pode ser plantada no local escolhido?
3. Essa planta necessita de muita ou pouca luz solar?
4. Quantas vezes por semana é preciso aguar a planta?
5. .....
Combinar como serão feitas as perguntas, quais alunos perguntarão e como será recebido o jardineiro na sala de aula.
2ª aula
Momento 1
Fazer a entrevista.
Agradecer a participação do jardineiro.
Avaliar os conhecimentos adquiridos na entrevista, fazendo perguntas orais aos alunos, tais como:
O que acharam da entrevista?
O que aprenderam com o Jardineiro?
Que parte do plantio acham mais interessante?
Momento 2
Após a entrevista, fazer uma votação para a escolha da árvore que será plantada, assim como do local necessário para esse plantio.
Providenciar a terra adubada e a planta (poderá ser pequena árvore frutífera como pitangueira, amoreira, ou árvores ornamentais, como o ypê roxo ou amarelo).
3ª aula
Momento 1
Após escolhido o local, fazer a cova. O plantio será feito pelos próprios alunos, que colocarão a planta com cuidado, assim como a terra adubada. Ao final, regarão com um pouco de água. (O jardineiro poderá ajudar, orientando o plantio).
A professora combinará com os alunos como, quando e por quem será aguada a planta a cada dia.
Momento 2
Os alunos, de quinze em quinze dias, farão a observação e o desenho da planta, percebendo seu desenvolvimento.
A planta receberá uma placa onde constará seu nome, a turma que a plantou e a data do plantio. Isso permitirá que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento à medida em que também vão se desenvolvendo na escola e passando para anos seguintes.
Recursos Complementares
Caso haja mais turmas de um mesmo ano, poderá ser plantada uma árvore diferente para cada turma.
Avaliação
Os alunos farão o registro, por escrito ou através de desenho, sobre as etapas necessárias para o plantio de uma árvore.
Depois, concluirão dizendo sobre a importância dessa atitude para a preservação da vida e do meio ambiente.
Se os alunos não estiverem na fase alfabética, a professora poderá ser a escriba e fazer as anotações.
Ao final dessa sequência didática a professora avaliará se o aluno:
- compreendeu as etapas necessárias ao plantio de uma árvore;
- consegue se posicionar, oralmente e por escrito, diante da importância de preservação do meio ambiente.
Plantando árvores
Autor: Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender a importância que as árvores têm em nossas vidas, além de aprender como plantar uma árvore por meio de um experimento prático.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, 2 (Duas) aulas
. Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento.
Acessem aula completa aqui:
Textos informativos:
Folhetos para o dia mundial da árvore
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo;
■ Escrever textos a partir de pesquisa temática;
■ Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita;
■ Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática;
■ Aprender estratégias de leitura que visem ampliar as possibilidades de compreensão de textos;
■ Compreender as características centrais do gênero textual folheto.
Acessem aula completa aqui
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7356
“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.”
(Sêneca, filósofo romano - Epístolas )
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.