BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

domingo, janeiro 01, 2012

Memórias de uma árvore>Hora da história> 01/01/12


Hora da história
Memórias de uma árvore
Contos ecológicos




Contos ecológicos
Paulo Debs
Editora Hagnos


Plantando árvores

Autor: Miriam Raquel Piazzi Machado
Co-autor: Andréa Vassalo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Reconhecer os cuidados básicos para com os vegetais por meio da sua criação e cultivo.
* Identificar a importância da preservação ambiental.
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos (aproximadamente)
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer o livro "Tapete Verde", de Isabel Cristina Passos, da Editora Vigília.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
Momento 1
Conversar com os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da importância das plantas para a sobrevivência da vida no planeta.
Recordar a história "Tapete Verde" de Isabel Cristina Passos, que pode ser trabalhada em aulas anteriores, pois faz alusão à importância da natureza para o ser humano.
Momento 2
Convidar os alunos a plantar árvores na escola. Para isso, será feita uma entrevista com um jardineiro, a fim de se avaliar a escolha da planta e do local adequado para o plantio, inclusive refletindo sobre a quantidade de água e luz solar para o seu desenvolvimento.
Momento 3
Selecionar as perguntas a serem feitas pelos alunos ao jardineiro.
Por exemplo:
1. Onde poderá ser feito o plantio?
2. Que tipo de árvore pode ser plantada no local escolhido?
3. Essa planta necessita de muita ou pouca luz solar?
4. Quantas vezes por semana é preciso aguar a planta?
5. .....
Combinar como serão feitas as perguntas, quais alunos perguntarão e como será recebido o jardineiro na sala de aula.
2ª aula
Momento 1
Fazer a entrevista.
Agradecer a participação do jardineiro.
Avaliar os conhecimentos adquiridos na entrevista, fazendo perguntas orais aos alunos, tais como:
O que acharam da entrevista?
O que aprenderam com o Jardineiro?
Que parte do plantio acham mais interessante?
Momento 2
Após a entrevista, fazer uma votação para a escolha da árvore que será plantada, assim como do local necessário para esse plantio.
Providenciar a terra adubada e a planta (poderá ser pequena árvore frutífera como pitangueira, amoreira, ou árvores ornamentais, como o ypê roxo ou amarelo).
3ª aula
Momento 1
Após escolhido o local, fazer a cova. O plantio será feito pelos próprios alunos, que colocarão a planta com cuidado, assim como a terra adubada. Ao final, regarão com um pouco de água. (O jardineiro poderá ajudar, orientando o plantio).
A professora combinará com os alunos como, quando e por quem será aguada a planta a cada dia.
Momento 2
Os alunos, de quinze em quinze dias, farão a observação e o desenho da planta, percebendo seu desenvolvimento.
A planta receberá uma placa onde constará seu nome, a turma que a plantou e a data do plantio. Isso permitirá que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento à medida em que também vão se desenvolvendo na escola e passando para anos seguintes.
Recursos Complementares
Caso haja mais turmas de um mesmo ano, poderá ser plantada uma árvore diferente para cada turma.
Avaliação
Os alunos farão o registro, por escrito ou através de desenho, sobre as etapas necessárias para o plantio de uma árvore.
Depois, concluirão dizendo sobre a importância dessa atitude para a preservação da vida e do meio ambiente.
Se os alunos não estiverem na fase alfabética, a professora poderá ser a escriba e fazer as anotações.
Ao final dessa sequência didática a professora avaliará se o aluno:
- compreendeu as etapas necessárias ao plantio de uma árvore;
- consegue se posicionar, oralmente e por escrito, diante da importância de preservação do meio ambiente.




Plantando árvores

Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender a importância que as árvores têm em nossas vidas, além de aprender como plantar uma árvore por meio de um experimento prático.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, 2 (Duas) aulas
. Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento.

Acessem  aula completa aqui:
 

Textos informativos:
Folhetos para o dia mundial da árvore

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Compreender a função social de um folheto e seu caráter informativo;
■ Escrever textos a partir de pesquisa temática;
■ Ampliar o processo de registro e revisão da própria escrita;
■ Discutir questões ambientais e ampliar a percepção em relação à temática;
■ Aprender estratégias de leitura que visem ampliar as possibilidades de compreensão de textos;
■ Compreender as características centrais do gênero textual folheto.

Acessem aula completa aqui
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7356

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.”
(Sêneca, filósofo romano - Epístolas )





Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Querida amiga

    Não existe ano novo
    se não houver sonhos novos.
    Desejo que neste novo ano,
    cada dia de vida da sua história,
    seja vivido de modo calmo e pleno,
    e que possas viver
    o mais intenso caso de amor
    com a sua vida,
    e com os que fazem parte da sua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios