BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, janeiro 01, 2012

Psicomotricidade>Movimentos>Projetos> Atividades> 01/01/12

Colegas do Ensino Infantil,
Vejam no blog Projetos & Linguagem sugestões sobre este tema

Pular Amarelinha: é a sua vez de saltar


"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
(Albert Eisntein)



undefined

Co-autores: Ana Maria F.da S. Nunes, Denize Donizete C. Rizzotto, Eliana A.Carleto, Patrícia C. Pacheco
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações significativas de aprendizagem que possibilitarão desenvolver habilidades psicomotoras, linguagens oral e escrita, raciocínio lógico, movimento, equilíbrio, cooperação e desvendar as possibilidades de aprendizagem em um jogo muito conhecido e realizado pelas crianças, como a Amarelinha.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro/4 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as as ideias de quantidade representadas através dos numerais de um a dez. É importante que os/as alunos/as já conheçam e joguem Amarelinha em seu cotidiano escolar.

Acessem à aula completa:


Acessem sugestões de projetos:


 
 
 
Usando os bambolês/Ensino Especial/ Discalculia


Co-autores: Edelvira de C.Q. Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn E. Bataliotti
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprimorar a coordenação global.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Uso de bambolês.

Atividade 1: Aquecendo com o bambolê.
Formação: à vontade.
Descrição da Atividade: O professor dará um bambolê para cada aluno (caso não tenha para todos, fazer duplas ou trios), e pedirá para que corram ao redor do aro para frente cinco vezes; corram ao redor do aro para trás quatro vezes; saltem com os pés unidos ao redor do aro três vezes; andem com as mãos apoiadas dentro do aro e os pés para fora ao redor do aro duas vezes;com o aro a uns 30cm do chão, saltar para dentro e para fora duas vezes.
O professor deve pedir sempre para que eles contem quantas vezes passaram pelo bambolê.
Sabemos que... a Discalculia é uma desordem de numerologia que impossibilita uma pessoa a lidar com números, a impossibilitando também de diferenciar maior do menor, pequeno do grande, comprido do curto.
Mas é importante sabermos identificar: entre os três e os seis anos, já se pode detectar.
Mas... nem sempre os sintomas são claros. É preciso de diagnósticos para estudar bem o caso, interagir com a criança que pode estar incapacitada e com seus familiares, procurando saber se está ou não com dificuldades no calculo.
A criança que possui esse distúrbio fica:
- deprimida, quieta, triste;
- apresenta pouco interesse em fazer tarefas escolares;
- se afasta de todos e das atividades que exigem cálculos, entre outros sintomas.

Atividade 2: Pega Pega com Bambolês.
Descrição da Atividade: O professor dará um bambolê para uma criança, que será o pegador; esta deverá correr e pegar um amiguinho, colocando o bambolê no corpo do amiguinho passando primeiro pela cabeça. Quando for pego, este passará automaticamente a ser o pegador.
Se a escola disponibilizar de mais bambolês, o professor poderá disponibilizar estes para o pegador, e este deverá pegar um a um com um bambolê. Para cada aluno pego, entregará um bambolê, e irá contando, cada colega de posse deste. Para que o aluno pego seja salvo, um amiguinho deverá passar o bambolê de volta pelo corpo saindo pela cabeça do colega pego; ou até que o pegador consiga pegar todos; ou acabem seus bambolês, que deverá ser a quantidade que houver na sala.
Fácil não é?
Diferentes situações como estas poderão oportunizar a todas as crianças a prática da contagem, visando estabelecer a relação seqüencial dos números e até trabalhar se necessário for com a subtração.

Atividade 3: Pegou fogo no Paiol
Descrição da Atividade: O professor deverá colocar os bambolês no chão e pedirá que os alunos fiquem cada um em um dos bambolês que será a sua casinha, um dos alunos ficará sem o bambolê e este deverá dizer bem alto:
-Pegou fogo na árvore??
Todos: Não!!
- Pegou fogo no papel??
Todos: Não!!
-Pegou fogo no tênis??
Todos: Não!!
E quando ele disser: -Pegou fogo no Paiol??
Todos devem trocar de casa e o aluno que ficou fora deverá entrar em uma casa de bambolê.
Quem sobrar continua a brincadeira.



Dica: Caso a escola não disponibilize de tantos bambolês, poderá ser desenhados círculos no chão.



Fique atento professor:
- as crianças com dificuldades nessa área costumam apresentar dificuldades de memória, dificuldades nas tarefas viso-espaciais e visoperceptivas;
- dificuldades em habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis, afetando áreas como a atenção, a linguagem, a leitura e a escrita, as habilidades sociais, entre outras.
Por isso... ter compreensão do distúrbio, paciência é primordial, pois a ação da criança não é proposital e sim causada pelo dist úrbio, mas não deixe de investigar sobre este e compartilhar com seus colegas de trabalho, familiares, a fim de possibilitar a esta criança encaminhamento a especialistas, pois se faz necessário.

Recursos Complementares
O Professor poderá aplicar com os alunos antes da aula um Objeto de Aprendizagem (OA) que brinca com os números, onde o aluno deverá adivinhar o número exato que o “casquinha” escolheu.
Poderá ser aplicado junto com a sala toda, e eles irão ditando o número, podendo ser maior ou menor do número escolhido por eles.






Avaliação
O Professor deverá avaliar o nível de dificuldade dos alunos em relação aos números.







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios