BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Produção de textos> Identidade> 13/01/12


Construindo a identidade:
 produção de texto

Autor : Marta Pontes Pinto
Co-autor: Eliana Dias
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender o significado da palavra identidade;
• produzir texto descritivo.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■É preciso que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e escrita e saibam produzir textos descritivos objetivos e subjetivos.
Estratégias e recursos da aula
• Atividade em grupos;
• uso da internet;
• produção de texto individual.
AULA 1
ATIVIDADE 1
Para motivar os estudantes para estudarem o tema, o professor deverá levá-los ao Laboratório de Informática para assistirem ao vídeo disponível em:


Na sequência, ainda no laboratório, colocar os alunos em círculo e conversar com eles sobre o tema Identidade.
Para iniciar, o professor poderá mostrar aos alunos cópia ampliada da carteira de identidade mostrada a seguir e conversar sobre a importância desse documento para as pessoas.



Para subsidiar a discussão sobre o assunto, o professor poderá seguir o roteiro abaixo.

• A identidade de uma pessoa pode ser definida como sendo um conjunto de características próprias e exclusivas.
Quais as características principais da identidade de adolescentes como vocês?
• Vocês concordam que a nossa identidade depende da diferenciação que fazemos entre o “eu” e o “outro”?
• Vocês acham que passamos a ser alguém quando descobrimos o outro?
• Vocês acham que a comparação permite o destaque das características próprias de cada um?
• Somos o que fazemos em cada momento, em cada papel que desempenhamos, o de aluno, filho, amigo, irmão, e uma coisa não inclui necessariamente a outra.
Vocês acham que mudamos nossas características de acordo com o papel que desempenhamos?
ATIVIDADE 2
O professor deverá entregar aos alunos cópia do seguinte texto:

IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou
Às vezes sou
“o meu queridinho”
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador,
Jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor, peito de aço, goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu, sou assim, sou menino.

Fonte: BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1986, p. 10.

Na sequência, o professor solicitará aos alunos que leiam silenciosamente o texto para responderem às questões abaixo:

1. Qual o significado da palavra identidade no texto?

2. Quem pode ter dito as expressões “o meu queridinho” e “moleque malcriado”?

3. Há entre as expressões uma contradição? Sim. Não. Por quê?

4. O narrador do texto diz “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou”. Por quê?

Depois de corrigidas e discutidas as possíveis respostas para as perguntas, o professor deverá formar 5 grupos e entregar cópias de uma tirinha a cada grupo de alunos para que eles as analisem e apresentem suas conclusões à turma.

Tirinha 1 - Identidade Secreta Revelada


Tirinha 2 - E nossos nomes?



Imagem 3 - Quem sou eu?
Imagem 4 – Quem são eles?


Ao final, o professor levará os alunos a uma conclusão sobre suas identidades.
Por exemplo:

• Nós somos o que gostamos.
Somos nossa comida preferida, nossas músicas, nossos filmes.
 Somos também os lugares que a gente curte, os amigos que fazemos, o esporte que escolhemos. Somos a estação do ano e passatempos prediletos. (...) pouco importa de onde viemos e para onde vamos, mas, quem somos, é crucial descobrir.

Importante: Professor, a conclusão acima é apenas uma sugestão para que você possa ajudar o seu aluno a fazer a dele.

AULA 2
ATIVIDADE
PRODUÇÃO DE TEXTO
O professor deverá solicitar aos alunos que escrevam um texto falando deles.
■Caro/a aluno/a, escreva um texto, procurando expressar o que pensa de você mesmo/a.
Faça um confronto com o que pensam outros jovens.
O roteiro abaixo é apenas uma sugestão.
Apesar da objetividade das perguntas, pedir aos alunos que se inspirem nos textos vistos.
Os textos dos alunos poderão ser expostos em um mural na sala de aula.
1. Nome
2. Idade
3. Sexo
4. Profissão
5. Descrição física
6. Com quem se parece
7. Do que gosta
8. Do que não gosta
9. Conclusão
Avaliação
A avaliação da aula consiste em observar a participação dos alunos na atividade em grupo.
 Em relação às tirinhas, é importante observar se os alunos conseguiram transpor todo o sentido dos textos (tirinhas e imagens) por ocasião das análises.
 Escolher a produção de texto para avaliação.


Etapas para produção de textos
Clique no link:




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios