parte 1
Tempo sucessivo:
delimitação de atividades no período de um dia.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Compreender as partes do dia (manhã, tarde e noite) para entender a unidade (dia).
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Tempo, dias da semana
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
– Registrar as ações nos diferentes turnos do dia
1º momento
- O professor faz o diagnóstico do conhecimento das crianças referente ao conhecimento sobre os turnos da manhã, da tarde e da noite.
Para isso entrega um quadro às criança e solicita que registrem o que fazem no período da manhã, à tarde e à noite.
Turno matutino/manhã
Turno vespertino / tarde
Turno noturno /noite
O que você faz pela manhã.
O que você faz à tarde
O você faz a noite á noite
2º momento
– O professor organiza as informações iniciais das crianças e um aluno, coordenado e orientado pelo professor, faz o registro das informações coletivas.
Em um quadro, numa cartolina, escreve as informações de cada grupo.
A estratégia é a seguinte: cada grupo tem um coordenador (criança) e esse fala em voz alta o que escreveu: de manhã fizemos... e vai lendo o que foi escrito pelo grupo.
A tarde costumamos fazer... E por fim, a noite... A partir desses dados o professor e as crianças destacam as atividades mais freqüentes, realizadas pela maioria das crianças em seu dia a dia.
3º momento
– O professor e os alunos reelaboram o quadro colocando os marcadores do tempo para as crianças, conforme suas experiências.
Nesse momento, o docente convida as crianças para delimitar os turnos por uma atividade principal de cada turno, para isso ensina as crianças a categorizar as resposta.
Exemplo, se elas escreveram que pela manhã elas vem a escola, fazem leituras, exercício e outras tarefas escolares, o professor questiona com as crianças sobre a atividade principal e assim, elas escrevem que pela manhã elas estudam.
O professor e as crianças delimitam alguns marcadores para o entendimento dos turnos do dia. Exemplo:
Turno matutino/manhã Atividade principal Ilustração
Turno vespertino / tarde
Turno noturno /noite O você faz a noite á noite
Obs. As crianças procuram imagens para delimitar suas ações nos diferentes turnos.
O professor também poderá associar as várias ações desempenhadas pelas crianças durante o dia.
Poderá colocar no quadro, as atividades com maior freqüência vista nas listas escritas pelas crianças, que são realizadas pela manhã, tarde e noite.
Após construção do quadro as crianças poderão comparar e averiguar que tipos de atividades geralmente são realizadas em cada período (rotina).
Poderá questioná-las sobre o que marca a divisão de cada período do dia (acordar, refeições como café da manhã (desjejum), almoço, jantar, e dormir).
Atividade 3
– destacar e discutir sobre os marcadores do dia – luz e escuridão
1º momento
– O professor constrói com as crianças os delimitadores naturais que determinam os dois grandes períodos do dia: dia e noite (a luz solar e a escuridão da noite).
2º momento
– O professor pode ajudar as crianças a pesquisar textos na internet que falam do dia e da noite (nas escolas que as crianças tem acesso a computador), os alunos podem ser organizados em duplas e com o endereço, o professor ensina como procurar acessar
Na página Ciências Naturais para professores do ensino fundamental indica o assunto que as crianças precisam procurar “Dia e noite/duração do dia e da noite”
Obs. Caso a escola não tenha esse recurso, o professor imprime o texto e trabalha diretamente com a leitura e discussão do texto.
Referência: Prof. Dr. Dietrich Schiel/
Texto: Henrique Jesus Quintino de Oliveira/
Revisão Ampliação e Atualização: Jorge Hönel. Duração do Dia e da Noite.
Disponível em:
CDCC-USP-SÃO CARLOS Programa Educ@r Apoio: CAPES e Ford Foundation.
3º Momento:
O professor ajuda as crianças a construir um quadro fracionando o dia (momento que as crianças estão acordadas) na ordem numérica da hora e na posição do sol.
HORA
DESENHO
Posição do sol no céu/dia
O QUE FIZ
6h00
8h00
10h00
12h00
14h00
16h00
Hora Posição do sol no céu/noite
18h00
20h00
22h00
Observação – orientar as crianças para não olhar diretamente para o sol, visto que a luz solar pode provocar cegueira.
Atividade 4
- Articular o conhecimento do tempo sucessivo com o conhecimento de astronomia.
1º momento
– O professor diagnostica o conhecimento que as crianças tem sobre quantas horas tem um dia; a hora que delimita o inicio e o fim do dia.
Esse diagnóstico pode ser feito mediante a elaboração de questões: quantas horas têm um dia?
Qual a hora que indica o início de um dia?
Qual a hora que indica o final de um dia?
2º momento
- O professor orienta a observação de desenhos e oferece condições para as crianças fazerem suposições sobre a sucessão do tempo que compõe um dia (período manha, tarde e noite)
figura
Observação criar estratégias para as crianças compreenderem e explicarem o movimento da terra e a sucessão do tempo.
Nesse momento, trabalha com suposições e deduções, no vai e vem de explicação, experimentação e demonstração.
Recursos Complementares
Vê as propostas indicadas em:
Fonte:
Avaliação
As crianças montam um seminário com o conhecimento que conseguiram se apropriar sobre a sucessão do tempo, vinculado aos períodos do dia (manhã, tarde e noite).
A turma pode ser dividida em quatro grupos: o primeiro monta as atividades que uma criança pode desenvolver durante um dia;
O segundo grupo organiza um quadro mostrando os horários que uma pessoa pode se alimentar durante um dia;
O terceiro grupo pode mostrar os horários prováveis que um corpo pode estar em movimento e em repouso durante uma dia.;
O quarto grupo organiza um quadro mostrando a sucessão da hora entre o inicio e o final de uma dia.
As crianças explicam para as outras, o que conseguiram aprender, compartilhando o resultado do seu trabalho e aplicando o conhecimento em situações de avaliação.
HORAS E MINUTOS: relógio, marcador do tempo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a noção de horas e minutos como medida de tempo; desenvolver a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo
Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Perceber a sucessão do tempo.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
– Expressar as ideias iniciais sobre o relógio como instrumento de medida de tempo.
1º momento
- O professor toma como referência a aula 2 intitulada “TEMPO SUCESSIVO: DELIMITAÇÃO DE ATIVIDADES NO PERÍODO DE UM DIA”.
Inicia mostrando um relógio de ponteiros e pergunta como esse instrumento pode medir as atividades durante um dia e discute com as crianças a sua utilidade.
As crianças manipulam o relógio, analisam os ponteiros, os números e fazem as suas suposições: Explicam para que serve o ponteiro maior e o ponteiro menor; para que servem os números.
2º momento
– O professor pede às crianças para imaginar como eram os relógios no tempo em que não existiam objetos de metais, de plásticos e de vidro.
Elas se organizam em grupo para levantar hipóteses sobre a questão.
Em seguida na grande roda expressam o que pensaram.
3º momento
– As crianças fazem um levantamento sobre a história dos relógios:
Como surgiram;
Qual a finalidade;
Quais os tipos de relógios mais conhecidos.
No final fazem uma conferência, com ilustrações para apoiar a argumentação.
Atividade 2
- Observar a sucessão das atividades no tempo.
Obs. O procedimento é o seguinte: as crianças ao iniciar a atividade marcam a hora, a qual é lida pelo professor, que controla no relógio a hora e os minutos e as crianças observam quanto tempo levaram para fazer a atividade.
1º momento
– O professor solicita ajuda aos pais para o empréstimo de diferentes relógios de ponteiros e digitais.
Os alunos se organizam em grupos e cada grupo utiliza um relógio para montar uma tabela com as atividades escolares na sucessão do tempo.
Como no exemplo abaixo:
Obs. A tabela é montada em vários momentos.
Atividade
Início
Final
Conversa na roda sobre a evolução do relógio no tempo
7 horas e 30 minutos
8 hora e 30 minutos.
Estudo do relógio como instrumento de medida de tempo,
analise do relógio de ponteiro e verificar em quantas partes iguais é dividido.
8 horas e 30 minutos
9 horas
Leitura da hora em um relógio de ponteiros
9 horas
9 horas e 15 minutos
leitura da hora em relógio digital
9 horas
9 horas e 15 minutos
Lavar mãos
9 horas e 15 minutos
9 horas e 30 minutos
Lanche
9 horas e 30 minutos
9 horas e 50 minutos
Intervalo
9 horas e 50 minutos
10 horas e 20 minutos
O professor convida um relojoeiro da cidade para ser entrevistado pelos alunos e na sala ele desmonta um relógio para mostrar as partes que o compõe .
O convidado explica às crianças como é o funcionamento do relógio de ponteiro e do relógio digital.
O professor ajuda as crianças a fazer comparações e d entre os dois o relógio digital e o relogio de ponteiro.
Relógio digital, aparece dois números separados por dois pontos.
Por exemplo: 12:32. Os números que estão a esquerda indicam as horas e a direita os minutos.
Relógio de ponteiro tem um mostrador que em geral é dividido em 12 partes iguais, numeradas com algarismo arábicos ou romanos.
Possui também duas flexas, chamadas ponteiros, fixadas no centro do mostrador e que giram para a direita.
O ponteiro maior marca os minutos e o menor as horas.
10 horas e 25 minutos
11 horas e 25 minutos
Relógio de ponteiro .
Atividade 3
- Analisar a sucessão e a simultaneidade das atividades no tempo.
1º momento
- O professor e os alunos analisam a tabela e apontam as atividades que ocorreram em tempo simultâneo e na sucessão do tempo.
Em seguida fazem um estudo sobre o significado das palavras sucessão e simultâneo.
Recursos Complementares
Avaliação
Observar se as crianças entenderam que o relógio é um intrumento de medida de tempo, que marca a hora e os minutos; se desenvolveram a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo.
Aprendendo as horas
Autores: Ellis Batista Paiva Brito e outros
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Identificar as horas em um relógio;
■Conhecer as funções dos ponteiros de um relógio.
Duração das atividades
2 horas - aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre o calendário e medidas de tempo dos seguintes períodos: dia, semana, mês e ano.
Estratégias e recursos da aula
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
■Atividade impressa para cada aluno;
■Relógio analógico com ponteiros indicando hora, minuto e segundo;
■Relógio analógico com ponteiros indicando hora e minuto;
■Relógio digital.
Observação: O professor poderá utilizar imagens ao invés dos relógios acima citados.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor apresente aos alunos um relógio com três ponteiros, um relógio com dois ponteiros e um relógio digital.
Recomenda-se questionar os alunos sobre as diferenças que encontram em cada relógio.
Na medida em que os alunos responderem, o docente deverá registrar as respostas na lousa. Terminada esta etapa, o professor deve entregar uma folha para cada aluno com a seguinte atividade:
1. Qual é a hora que cada relógio apresenta?
Imagens adaptadas do site: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirEsYPN2D52Ocm2u6m0x_8gIvJjOzRwxBUZ8CNcrb7k18Uy0FWKdKokta6O9-ZlJ4prL1W6WBlBIm26acsQwEk1ff6-89oIJTPqmgyvpoXS33XBAOXvt8Ztzlkh22VwwjjAGGS76lqJ84/s400/01.JPG
2. Marque no relógio às horas indicadas nas frases:
a) Alana acordou às 6:00 horas para ir a escola.
b) A aula de desenho de George inicia às 7:15 horas.
MOMENTO DO ALUNO:
Avaliação
c) O recreio acontece sempre às 9:00 horas.
d) Ivaneide e Michelle combinaram de almoçar juntas às 11:45 horas.
e) Ricardo e David irão participar de um campeonato de futebol às 18:30 horas.
f) Às 23:00 horas, Cristina e Mara irão assistir a última sessão do cinema.
Imagens retiradas do site: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirEsYPN2D52Ocm2u6m0x_8gIvJjOzRwxBUZ8CNcrb7k18Uy0FWKdKokta6O9-ZlJ4prL1W6WBlBIm26acsQwEk1ff6-89oIJTPqmgyvpoXS33XBAOXvt8Ztzlkh22VwwjjAGGS76lqJ84/s400/01.JPG
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão realizando a atividade proposta.
Os alunos poderão ter dificuldade em realizar a leitura das horas no relógio de ponteiros devido que os números representarem ao mesmo tempo as horas e os minutos.
DISCUSSÃO
Nesse momento os alunos estarão apresentando para a turma suas soluções da atividade proposta. Sugere-se que alunos e professor discutam sobre as dificuldades surgidas durante a realização da atividade.
Propõe-se alguns questionamentos para o docente iniciar o debate, como “Qual o ponteiro marca as horas?”,
“E qual marca os minutos?”,
“Todos os relógios de ponteiros possuem três ponteiros?”,
“Qual é o outro nome que o relógio de ponteiros recebe?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar sobre as medidas de tempo (horas, minutos e segundos).
Propõe-se apresentar que o primeiro relógio inventado foi o relógio de sol, onde também foram criados outros, como: relógio de areia ou ampulheta, relógio de água ou clepsidra, sendo que os mais utilizados são o relógio de ponteiros ou analógico e digital.
Sugere-se nesse momento que o docente solicite aos alunos para verificarem as horas nos seus relógios, onde depois poderá explicar que as horas não são iguais em todos os relógios, porém temos o horário de Brasília como oficial.
Recomenda-se que explique que o ponteiro menor indica as horas, o maior os minutos e o bem fininho indica os segundos.
Propõe-se explicar ainda que cada tracinho corresponde a um minuto e quando o ponteiro parte de um número qualquer, a cada cinco tracinhos, ele estará no próximo número.
Para isso o docente deverá imprimir o relógio (figura 1) em tamanho grande para que seja visualizado por todos no quadro branco, onde possa está fazendo essa demonstração.
Fonte: Relogihttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkvu85KYLzPTkzRQ4gkcvTE3cjuQUFqVrdTQn2mPYLDrIQosk4b_cRWLVJHbG4v8udLC1kvaypuMAmwdOQQCOzBk3GZnf-ldtvdVvPvTMvp8OvZFrhaNMo71_Ky-CVeotshqmKtHTAPzdR/s400/o1.png
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 2: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos didáticos utilizados serão:
■Canetinhas coloridas;
■Pratos de papelão para cada grupo;
■Cartolina para fazer os ponteiros;
■Cartolinas para cada grupo;
■Tachinha;
■Massa de modelar para revestir a ponta da tachinha;
■Tesoura sem ponta.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se iniciar a aula perguntando aos alunos sobre o horário de suas atividades diárias como: acordar, almoçar, jantar, estudar entre outras.
Sugere-se que o docente anote na lousa os horários apresentados por cada aluno.
Terminada essa etapa o professor deverá solicitar que os alunos se organizem em 06 (seis) grupos para realização das seguintes atividades:
1.Criar um relógio de ponteiros;
2.Desenhar relógios de ponteiros na cartolina para representar as horas conforme os horários apresentados pelo professor e depois fazer essa representação das horas usando o relógio digital.
Sugere-se a seguinte organização para os grupos estarem realizando a atividade:
1º grupo: (1:30/ 7:59/ 13:30/ 19:59/ 1:03/ 7:08/ 13:03/ 19:08)
2º grupo: (2:15/ 8:36/ 14:15/ 20:36/ 2:33/ 8:47/ 14:33/ 20:47)
3º grupo: (3:18/ 9:40/ 15:18/ 21:40/ 3:02/ 9:25/ 15:02/ 21:25)
4º grupo: (6:05/ 10:50/ 18:05/ 22:50/ 6:21/ 10:38/ 18:21/ 22:38)
5º grupo: (5:22/ 11:00/ 17:22/ 23:00/ 5:01/ 11:56/ 17:01/ 23:56)
6º grupo: (4:45/ 12:10/ 16:45/ 00:10/ 4:23/ 12:34/ 16:23/ 00:34)
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão organizados em grupos para realizar a atividade proposta. Sugere-se que o professor circule pelos grupos durante a atividade para está verificando as dificuldades dos alunos.
O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: “O mesmo posicionamento dos ponteiros para horários diferentes quer dizer que representam a mesma hora?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma seus cartazes.
Durante a apresentação dos cartazes, o professor pode questionar os alunos sobre:
“Qual é a forma mais fácil de representar às horas? Por quê?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar utilizando os cartazes dos grupos.
Propõe-se explicar que a Terra realiza um movimento em torno de si mesma que é conhecido como rotação.
Esse movimento indica um dia ou 24 horas, dessa forma, após do meio-dia contamos as horas nessa sequência 13:00, 14:00, 15:00 horas em diante.
Propõe-se que o professor desenhe uma tabela na lousa para os alunos estarem organizando sua rotina apresentada no início da atividade.
Aluno Atividade Antes do meio-dia Depois do meio-dia
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa – LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Recursos utilizados nesta atividade:
■Lousa;
■Giz ou pincel;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
■O computador com o software “Acertar o relógio para...”;
■Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
O software “Acertar o relógio para...” consiste em um jogo no qual o aluno precisará realizar as marcações dos ponteiros no relógio analógico (de ponteiros) de acordo com o horário apresentado no relógio digital.
O software apresenta dois botões com as letras H e M que representam horas e minutos, onde os alunos deverão clicar nesses botões para realizar o movimento dos ponteiros.
Terminado o posicionamento dos ponteiros, o aluno deverá clicar no V para ir para o próximo relógio.
Por conseguinte irá aparecer uma carinha azul ou vermelha dependendo do posicionamento dos ponteiros apresentado pelo aluno.
Caso a carinha seja azul o aluno deverá clicar sobre a palavra continuar para ter acesso ao próximo relógio, no entanto se a carinha for vermelha o aluno terá que realizar o posicionamento dos ponteiros de acordo com a hora apresentada anteriormente.
PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:
1. Fazer o download do software “Acertar o relógio para...” através do site BIOE:
Observação: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do software proposto.
Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Nessa atividade será utilizado o software “Acertar as horas para...”.
Esta atividade será desenvolvida em duplas, a formação das mesmas ficará a critério do professor. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software “Acertar o relógio para...”dando para a turma as instruções e mostrando a imagem do relógio.
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que anotem individualmente as horas que acertaram e erraram.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes ao software.
Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor apresente que a leitura das horas é feita através dos ponteiros do relógio.
Propõe-se o professor demonstre que uma volta completa do ponteiro dos minutos corresponde a uma hora, onde poderá fazer isso utilizando o relógio da atividade 1.
Recursos Complementares
■Passeio virtual pelo Museu do Relógio -
■Apresentação e explicação sobre os tipos de relógios -
Avaliação
Sugere-se que o professor observe se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade.
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam a função de cada ponteiro. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram representar as horas no relógio de ponteiros e digital.
Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram realizar a leitura das horas apresentadas no software.
História do relógio
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