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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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sábado, fevereiro 18, 2012

Quem quer matar o tempo?>Aula> 18/02/12



parte 1
Tempo sucessivo:
delimitação de atividades no período de um dia.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Compreender as partes do dia (manhã, tarde e noite) para entender a unidade (dia).
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Tempo, dias da semana
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
– Registrar as ações nos diferentes turnos do dia
1º momento
- O professor faz o diagnóstico do conhecimento das crianças referente ao conhecimento sobre os turnos da manhã, da tarde e da noite.
Para isso entrega um quadro às criança e solicita que registrem o que fazem no período da manhã, à tarde e à noite.
Turno matutino/manhã
Turno vespertino / tarde
Turno noturno /noite
O que você faz pela manhã.
O que você faz à tarde
O você faz a noite á noite
2º momento
– O professor organiza as informações iniciais das crianças e um aluno, coordenado e orientado pelo professor, faz o registro das informações coletivas.
Em um quadro, numa cartolina, escreve as informações de cada grupo.
A estratégia é a seguinte: cada grupo tem um coordenador (criança) e esse fala em voz alta o que escreveu: de manhã fizemos... e vai lendo o que foi escrito pelo grupo.
A tarde costumamos fazer... E por fim, a noite... A partir desses dados o professor e as crianças destacam as atividades mais freqüentes, realizadas pela maioria das crianças em seu dia a dia.
3º momento
 – O professor e os alunos reelaboram o quadro colocando os marcadores do tempo para as crianças, conforme suas experiências.
Nesse momento, o docente convida as crianças para delimitar os turnos por uma atividade principal de cada turno, para isso ensina as crianças a categorizar as resposta.
Exemplo, se elas escreveram que pela manhã elas vem a escola, fazem leituras, exercício e outras tarefas escolares, o professor questiona com as crianças sobre a atividade principal e assim, elas escrevem que pela manhã elas estudam.
O professor e as crianças delimitam alguns marcadores para o entendimento dos turnos do dia. Exemplo:
Turno matutino/manhã    Atividade principal        Ilustração
Turno vespertino / tarde
Turno noturno /noite  O você faz a noite á noite
Obs. As crianças procuram imagens para delimitar suas ações nos diferentes turnos.
O professor também poderá associar as várias ações desempenhadas pelas crianças durante o dia.
Poderá colocar no quadro, as atividades com maior freqüência vista nas listas escritas pelas crianças, que são realizadas pela manhã, tarde e noite.
Após construção do quadro as crianças poderão comparar e averiguar que tipos de atividades geralmente são realizadas em cada período (rotina).
Poderá questioná-las sobre o que marca a divisão de cada período do dia (acordar, refeições como café da manhã (desjejum), almoço, jantar, e dormir).
Atividade 3
 – destacar e discutir sobre os marcadores do dia – luz e escuridão
1º momento
– O professor constrói com as crianças os delimitadores naturais que determinam os dois grandes períodos do dia: dia e noite (a luz solar e a escuridão da noite).
2º momento
– O professor pode ajudar as crianças a pesquisar textos na internet que falam do dia e da noite (nas escolas que as crianças tem acesso a computador), os alunos podem ser organizados em duplas e com o endereço, o professor ensina como procurar acessar


Na página Ciências Naturais para professores do ensino fundamental indica o assunto que as crianças precisam procurar “Dia e noite/duração do dia e da noite”
Obs. Caso a escola não tenha esse recurso, o professor imprime o texto e trabalha diretamente com a leitura e discussão do texto.
 Referência: Prof. Dr. Dietrich Schiel/
Texto: Henrique Jesus Quintino de Oliveira/
Revisão Ampliação e Atualização: Jorge Hönel. Duração do Dia e da Noite.
Disponível em:
 CDCC-USP-SÃO CARLOS Programa Educ@r Apoio: CAPES e Ford Foundation.
3º Momento:
O professor ajuda as crianças a construir um quadro fracionando o dia (momento que as crianças estão acordadas) na ordem numérica da hora e na posição do sol.
HORA
DESENHO
Posição do sol no céu/dia
O QUE FIZ
6h00
8h00
10h00
12h00
14h00
16h00
Hora Posição do sol no céu/noite
18h00
20h00
22h00
Observação – orientar as crianças para não olhar diretamente para o sol, visto que a luz solar pode provocar cegueira.
Atividade 4
 - Articular o conhecimento do tempo sucessivo com o conhecimento de astronomia.
1º momento
 – O professor diagnostica o conhecimento que as crianças tem sobre quantas horas tem um dia; a hora que delimita o inicio e o fim do dia.
 Esse diagnóstico pode ser feito mediante a elaboração de questões: quantas horas têm um dia?
Qual a hora que indica o início de um dia?
Qual a hora que indica o final de um dia?
2º momento
 - O professor orienta a observação de desenhos e oferece condições para as crianças fazerem suposições sobre a sucessão do tempo que compõe um dia (período manha, tarde e noite)
figura
Observação criar estratégias para as crianças compreenderem e explicarem o movimento da terra e a sucessão do tempo.
Nesse momento, trabalha com suposições e deduções, no vai e vem de explicação, experimentação e demonstração.
Recursos Complementares
Vê as propostas indicadas em:


Fonte:

Avaliação
As crianças montam um seminário com o conhecimento que conseguiram se apropriar sobre a sucessão do tempo, vinculado aos períodos do dia (manhã, tarde e noite).
A turma pode ser dividida em quatro grupos: o primeiro monta as atividades que uma criança pode desenvolver durante um dia;
O segundo grupo organiza um quadro mostrando os horários que uma pessoa pode se alimentar durante um dia;
O terceiro grupo pode mostrar os horários prováveis que um corpo pode estar em movimento e em repouso durante uma dia.;
O quarto grupo organiza um quadro mostrando a sucessão da hora entre o inicio e o final de uma dia.
As crianças explicam para as outras, o que conseguiram aprender, compartilhando o resultado do seu trabalho e aplicando o conhecimento em situações de avaliação.



HORAS E MINUTOS: relógio, marcador do tempo

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a noção de horas e minutos como medida de tempo; desenvolver a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo
Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Perceber a sucessão do tempo.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
– Expressar as ideias iniciais sobre o relógio como instrumento de medida de tempo.
1º momento
 - O professor toma como referência a aula 2 intitulada “TEMPO SUCESSIVO: DELIMITAÇÃO DE ATIVIDADES NO PERÍODO DE UM DIA”.
Inicia mostrando um relógio de ponteiros e pergunta como esse instrumento pode medir as atividades durante um dia e discute com as crianças a sua utilidade.
 As crianças manipulam o relógio, analisam os ponteiros, os números e fazem as suas suposições: Explicam para que serve o ponteiro maior e o ponteiro menor; para que servem os números.
2º momento
– O professor pede às crianças para imaginar como eram os relógios no tempo em que não existiam objetos de metais, de plásticos e de vidro.
Elas se organizam em grupo para levantar hipóteses sobre a questão.
Em seguida na grande roda expressam o que pensaram.
3º momento
 – As crianças fazem um levantamento sobre a história dos relógios:
Como surgiram;
Qual a finalidade;
Quais os tipos de relógios mais conhecidos.
No final fazem uma conferência, com ilustrações para apoiar a argumentação.
Atividade 2
- Observar a sucessão das atividades no tempo.
Obs. O procedimento é o seguinte: as crianças ao iniciar a atividade marcam a hora, a qual é lida pelo professor, que controla no relógio a hora e os minutos e as crianças observam quanto tempo levaram para fazer a atividade.
1º momento
 – O professor solicita ajuda aos pais para o empréstimo de diferentes relógios de ponteiros e digitais.
 Os alunos se organizam em grupos e cada grupo utiliza um relógio para montar uma tabela com as atividades escolares na sucessão do tempo.
Como no exemplo abaixo:
Obs. A tabela é montada em vários momentos.
Atividade
Início
Final
Conversa na roda sobre a evolução do relógio no tempo
7 horas e 30 minutos
8 hora e 30 minutos.
Estudo do relógio como instrumento de medida de tempo,
analise do relógio de ponteiro e verificar em quantas partes iguais é dividido.
8 horas e 30 minutos
9 horas
Leitura da hora em um relógio de ponteiros
9 horas
9 horas e 15 minutos
leitura da hora em relógio digital
9 horas
9 horas e 15 minutos
Lavar mãos
9 horas e 15 minutos
9 horas e 30 minutos
Lanche
9 horas e 30 minutos
9 horas e 50 minutos
Intervalo
9 horas e 50 minutos
10 horas e 20 minutos
O professor convida um relojoeiro da cidade para ser entrevistado pelos alunos e na sala ele desmonta um relógio para mostrar as partes que o compõe .
O convidado explica às crianças como é o funcionamento do relógio de ponteiro e do relógio digital.
O professor ajuda as crianças a fazer comparações e d entre os dois o relógio digital e o relogio de ponteiro.
Relógio digital, aparece dois números separados por dois pontos.
Por exemplo: 12:32. Os números que estão a esquerda indicam as horas e a direita os minutos.
Relógio de ponteiro tem um mostrador que em geral é dividido em 12 partes iguais, numeradas com algarismo arábicos ou romanos.
 Possui também duas flexas, chamadas ponteiros, fixadas no centro do mostrador e que giram para a direita.
O ponteiro maior marca os minutos e o menor as horas.
10 horas e 25 minutos
11 horas e 25 minutos
Relógio de ponteiro .

Atividade 3
- Analisar a sucessão e a simultaneidade das atividades no tempo.
1º momento
- O professor e os alunos analisam a tabela e apontam as atividades que ocorreram em tempo simultâneo e na sucessão do tempo.
Em seguida fazem um estudo sobre o significado das palavras sucessão e simultâneo.
Recursos Complementares



Avaliação
Observar se as crianças entenderam que o relógio é um intrumento de medida de tempo, que marca a hora e os minutos; se desenvolveram a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo.


Aprendendo as horas
Autores: Ellis Batista Paiva Brito e outros
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Identificar as horas em um relógio;
■Conhecer as funções dos ponteiros de um relógio.
Duração das atividades
2 horas - aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre o calendário e medidas de tempo dos seguintes períodos: dia, semana, mês e ano.
Estratégias e recursos da aula
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
■Atividade impressa para cada aluno;
■Relógio analógico com ponteiros indicando hora, minuto e segundo;
■Relógio analógico com ponteiros indicando hora e minuto;
■Relógio digital.
Observação: O professor poderá utilizar imagens ao invés dos relógios acima citados.




DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor apresente aos alunos um relógio com três ponteiros, um relógio com dois ponteiros e um relógio digital.
Recomenda-se questionar os alunos sobre as diferenças que encontram em cada relógio.
Na medida em que os alunos responderem, o docente deverá registrar as respostas na lousa. Terminada esta etapa, o professor deve entregar uma folha para cada aluno com a seguinte atividade:
1. Qual é a hora que cada relógio apresenta?

relógio 6relógio 5relógio 6relógio 7



2. Marque no relógio às horas indicadas nas frases:
a) Alana acordou às 6:00 horas para ir a escola.

relógio 8

b) A aula de desenho de George inicia às 7:15 horas.

relógio 8
c) O recreio acontece sempre às 9:00 horas.
d) Ivaneide e Michelle combinaram de almoçar juntas às 11:45 horas.
e) Ricardo e David irão participar de um campeonato de futebol às 18:30 horas.
f) Às 23:00 horas, Cristina e Mara irão assistir a última sessão do cinema.



MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão realizando a atividade proposta.
Os alunos poderão ter dificuldade em realizar a leitura das horas no relógio de ponteiros devido que os números representarem ao mesmo tempo as horas e os minutos.
DISCUSSÃO
Nesse momento os alunos estarão apresentando para a turma suas soluções da atividade proposta. Sugere-se que alunos e professor discutam sobre as dificuldades surgidas durante a realização da atividade.
Propõe-se alguns questionamentos para o docente iniciar o debate, como “Qual o ponteiro marca as horas?”,
 “E qual marca os minutos?”,
“Todos os relógios de ponteiros possuem três ponteiros?”,
“Qual é o outro nome que o relógio de ponteiros recebe?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar sobre as medidas de tempo (horas, minutos e segundos).
Propõe-se apresentar que o primeiro relógio inventado foi o relógio de sol, onde também foram criados outros, como: relógio de areia ou ampulheta, relógio de água ou clepsidra, sendo que os mais utilizados são o relógio de ponteiros ou analógico e digital.
Sugere-se nesse momento que o docente solicite aos alunos para verificarem as horas nos seus relógios, onde depois poderá explicar que as horas não são iguais em todos os relógios, porém temos o horário de Brasília como oficial.
Recomenda-se que explique que o ponteiro menor indica as horas, o maior os minutos e o bem fininho indica os segundos.
Propõe-se explicar ainda que cada tracinho corresponde a um minuto e quando o ponteiro parte de um número qualquer, a cada cinco tracinhos, ele estará no próximo número.
 Para isso o docente deverá imprimir o relógio (figura 1) em tamanho grande para que seja visualizado por todos no quadro branco, onde possa está fazendo essa demonstração.


 AMBIENTE 1/ATIVIDADE 2: Sala de aula
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos didáticos utilizados serão:
■Canetinhas coloridas;
■Pratos de papelão para cada grupo;
■Cartolina para fazer os ponteiros;
■Cartolinas para cada grupo;
■Tachinha;
■Massa de modelar para revestir a ponta da tachinha;
■Tesoura sem ponta.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se iniciar a aula perguntando aos alunos sobre o horário de suas atividades diárias como: acordar, almoçar, jantar, estudar entre outras.
Sugere-se que o docente anote na lousa os horários apresentados por cada aluno.
Terminada essa etapa o professor deverá solicitar que os alunos se organizem em 06 (seis) grupos para realização das seguintes atividades:
1.Criar um relógio de ponteiros;
2.Desenhar relógios de ponteiros na cartolina para representar as horas conforme os horários apresentados pelo professor e depois fazer essa representação das horas usando o relógio digital.
Sugere-se a seguinte organização para os grupos estarem realizando a atividade:
1º grupo: (1:30/ 7:59/ 13:30/ 19:59/ 1:03/ 7:08/ 13:03/ 19:08)
2º grupo: (2:15/ 8:36/ 14:15/ 20:36/ 2:33/ 8:47/ 14:33/ 20:47)
3º grupo: (3:18/ 9:40/ 15:18/ 21:40/ 3:02/ 9:25/ 15:02/ 21:25)
4º grupo: (6:05/ 10:50/ 18:05/ 22:50/ 6:21/ 10:38/ 18:21/ 22:38)
5º grupo: (5:22/ 11:00/ 17:22/ 23:00/ 5:01/ 11:56/ 17:01/ 23:56)
6º grupo: (4:45/ 12:10/ 16:45/ 00:10/ 4:23/ 12:34/ 16:23/ 00:34)
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estarão organizados em grupos para realizar a atividade proposta. Sugere-se que o professor circule pelos grupos durante a atividade para está verificando as dificuldades dos alunos.
O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: “O mesmo posicionamento dos ponteiros para horários diferentes quer dizer que representam a mesma hora?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma seus cartazes.
Durante a apresentação dos cartazes, o professor pode questionar os alunos sobre:
“Qual é a forma mais fácil de representar às horas? Por quê?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá formalizar utilizando os cartazes dos grupos.
Propõe-se explicar que a Terra realiza um movimento em torno de si mesma que é conhecido como rotação.
Esse movimento indica um dia ou 24 horas, dessa forma, após do meio-dia contamos as horas nessa sequência 13:00, 14:00, 15:00 horas em diante.
Propõe-se que o professor desenhe uma tabela  na lousa para os alunos estarem organizando sua rotina apresentada no início da atividade.
Aluno    Atividade Antes do meio-dia   Depois do meio-dia
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática Educativa – LIE
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Recursos utilizados nesta atividade:
■Lousa;
■Giz ou pincel;
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
■O computador com o software “Acertar o relógio para...”;
■Caderno, lápis ou caneta.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
O software “Acertar o relógio para...” consiste em um jogo no qual o aluno precisará realizar as marcações dos ponteiros no relógio analógico (de ponteiros) de acordo com o horário apresentado no relógio digital.
 O software apresenta dois botões com as letras H e M que representam horas e minutos, onde os alunos deverão clicar nesses botões para realizar o movimento dos ponteiros.
 Terminado o posicionamento dos ponteiros, o aluno deverá clicar no V para ir para o próximo relógio.
Por conseguinte irá aparecer uma carinha azul ou vermelha dependendo do posicionamento dos ponteiros apresentado pelo aluno.
Caso a carinha seja azul o aluno deverá clicar sobre a palavra continuar para ter acesso ao próximo relógio, no entanto se a carinha for vermelha o aluno terá que realizar o posicionamento dos ponteiros de acordo com a hora apresentada anteriormente.

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:
1. Fazer o download do software “Acertar o relógio para...” através do site BIOE:


Observação: O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização do software proposto.
 Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Nessa atividade será utilizado o software “Acertar as horas para...”.
Esta atividade será desenvolvida em duplas, a formação das mesmas ficará a critério do professor. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software “Acertar o relógio para...”dando para a turma as instruções e mostrando a imagem do relógio.
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que anotem individualmente as horas que acertaram e erraram.
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Nesse momento as duplas apresentarão suas observações, dificuldades e soluções referentes ao software.
Propõe que o professor convide as duplas para exporem suas anotações e depois promova um debate.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor apresente que a leitura das horas é feita através dos ponteiros do relógio.
Propõe-se o professor demonstre que uma volta completa do ponteiro dos minutos corresponde a uma hora, onde poderá fazer isso utilizando o relógio da atividade 1.
Recursos Complementares
■Passeio virtual pelo Museu do Relógio -


■Apresentação e explicação sobre os tipos de relógios -



Avaliação
Sugere-se que o professor observe se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade.
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam a função de cada ponteiro. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram representar as horas no relógio de ponteiros e digital.
Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram realizar a leitura das horas apresentadas no software.


História do relógio



Veja na segunda parte a história do assassinato do Rei Tempo!

AQUI


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