Encontrei um blog destinados à atividades de Língua Portuguesa para 4º e 5ºanos.
Vejam algumas postagens
O louco e o pinguim
O louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”
Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.
QUESTÕES
1. Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”
Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. ( ) O levasse para passear no zoológico.
b. ( ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. ( ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. ( ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.
2. Leia o trecho abaixo e responda:
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
a. Quem disse isso?
b. Por que nesse trecho o autor escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?
3. Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?
a. ( ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. ( ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. ( ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. ( ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.
4. “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
a. ( ) Ao louco.
b. ( ) O vizinho.
c. ( ) Ao pingüim.
d. ( ) Não se refere a ninguém.
5. Leia novamente o seguinte trecho da piada:
“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”
Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. ( ) levar o pingüim para passear.
b. ( ) encontrar os pais do pingüim.
c. ( ) cansar o pingüim.
d. ( ) não gostava de sair de casa com o pingüim.
6. A função desse texto é:
a. ( ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. ( ) Fazer o leitor rir.
c. ( ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. ( ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.
Torta de limão
INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de manteiga sem sal gelada e em cubos
1 gema
2 colheres (sopa) de água
1 lata de leite condensado
suco de 2 limões
3 claras
5 colheres (sopa) de açúcar
raspas da casca de 1 limão
UTENSÍLIOS
1 tigela
1 colher
1 forma com fundo removível
batedeira
Fonte: Revista Receitas e Delícias Extra. Ano 3. no. 8
PREPARO:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture até obter uma farofa. Faça um buraco no meio, adicione a gema e a água. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo removível com a mistura, apertando bem com as pontas dos dedos. Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar. Na batedeira, bata o leite condensado, o suco de limão e despeje sobre a massa assada. Reserve. Para o suspiro, bata as claras em neve. Junte o açúcar aos poucos, batendo até formar picos firmes. Despeje sobre a mistura de leite condensado. Volte ao forno até começar a dourar. Decore com as raspas de limão e sirva.
QUESTÕES:
1. Enumere as ações a seguir de acordo com a ordem em que elas devem acontecer no preparo da receita:
( ) Bata o suco de limão junto ao leite condensado.
( ) Adicione a gema e a água.
( ) Decore com as raspas de limão.
( ) Coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma tigela.
( ) Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
( ) Bata as claras em neve.
2. Releia o trecho retirado do texto:
Despeje sobre a mistura de leite condensado.
Agora responda:
O que deve ser despejado sobre a mistura?
3. Releia o trecho retirado do texto:
Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.
Assinale a alternativa correta:
O que a expressão “massa homogênea” significa?
a. ( ) massa diferente.
b. ( ) massa fina.
c. ( ) massa igualmente distribuída.
d. ( ) massa amassada.
4. Releia o trecho retirado do texto:
Leve ao forno, pré-aquecido por 15 minutos ou até dourar.
Responda:
Quando a massa deve ser retirada do forno? Justifique sua resposta circulando a(s) palavra(s) que deram ‘pistas’ para encontrar a resposta.
O porco e os espinhos
Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL, Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.
1- O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele:
( A ) corre no mato.
( B ) dá susto nos outros.
( C )tem namorada.
( D )tem espinho.
2- O narrador considera que o porco espinho é:
( A ) infeliz.
( B ) amigo.
( C ) agressivo.
( D ) indelicado.
Saudade
Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só. Não queria nada com a vida nem aceitava o consolo de ninguém.
Quem passasse lá pelas bandas do Sítio da Purunga Sonora ia ouviu os lamentos do moço.
_ Ai! Como sofro! Sem minha querida Florisbelta não posso viver. De que me vale este lindo sítio com lago, se estou nadando em lágrimas?
Todos que moravam no Purunga Sonora e nos arredores sabiam da história da Florisbelta. Era o grande amor de Filisbino Matoso. A choradeira havia começado com o raiar do sol, quando a tal Florisbelta, sem avisar ninguém, resolvera tomar o caminho da cidade.
SALLOUTI, Elza Césari. O bilhete que o vento levou. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 1991.
3- “Filisbino Matoso andava que era uma tristeza só...”. Qual é o motivo da tristeza de Filisbino?
( A ) A falta que Florisbelta fazia.
( B ) Estar nadando em lágrimas.
( C ) Ter um sítio com lago e não aproveitar.
( D ) Todos dos arredores sabem da história.
4 – Como foi o final de Filisbino Matoso?
( A ) Florisbelta tomou o caminho da cidade e não voltou.
( B ) Florisbelta voltou ao sítio para rever seu grande amor.
( C ) Filisbino contou a história para todos os arredores.
( D ) Filisbino foi atrás de Filisbelta e a encontrou.
O lobo e a cabra
Um lobo, tendo visto uma cabra pastando numa montanha escarpada, e como não pudesse chegar até lá, pediu-lhe que descesse, pois, sem perceber, ela poderia cair de lá de cima. Disse ainda que o pasto onde ele estava era melhor, que a relva estava florida. Mas a cabra lhe respondeu : “ Não é em meu benefício que me chamas para o pasto, mas porque tu próprio estás sem alimento”.
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Esopo: Fábulas completas. Tradução, introdução e notas de
Neide Cupertino de Castro Smolka. São Paulo: Moderna, 1994, p. 125.
5- De acordo com o texto, em relação ao lobo, pode-se afirmar que:
( A ) podia chegar até a montanha.
( B ) queria acompanhar a cabra.
( C ) estava sem alimento.
( D ) queria ajudar a cabra.
6 – A cabra não atendeu a sugestão do lobo porque:
( A ) fingiu que não ouviu o lobo.
( B ) não concordou que o pasto era melhor.
( C ) percebeu que o lobo falava de uma coisa, mas queria outra.
( D ) ela não conseguiu descer do monte.
A costureira das fadas
Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era um aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
_ Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou a fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio – até carretéis de linha de seda ela fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho.
São Paulo: Brasiliense, 1973.
7- O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:
( A ) Narizinho deseja tem um vestido de baile.
( B ) vai se casar com Narizinho.
( C ) Narizinho desejava um vestido cor-de-rosa.
( D ) fará uma festa para Narizinho.
8- Os acontecimentos narrados se passam:
( A ) em um reinado.
( B ) em Paris.
( C ) na corte.
( D ) em uma floresta
9- No trecho “ uma fazenda cor-de-rosa...”, a palavra destacada tem o sentido de:
( A ) conjunto de bens.
( B ) extensa propriedade rural.
( C ) pano, tecido.
( D )mercadoria, gêneros.
As palavras destacadas no têm sentido de pertencimento, exceto em:
( A ) “Nossas várzeas...”
( B ) “Nosso céu tem mais estrelas”.
( C ) “Minha terra tem palmeiras.”
( D ) “Essa era a palmeira.”
O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a :
( A ) necessidade de se preservar as árvores.
( B ) poesia “ Canção do Exílio”, que fala da terra.
( C ) vida de passarinho solitário.
( D ) volta do sabiá pra sua casa.
Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
_Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! – E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte.
Aí, o caipira falou pro motorista:
_Oi, compadre! Dando água pra tropa, é?
Ziraldo. As últimas anedotinhas do bichinho da maçã, São Paulo: Melhoramentos 1988.
O que a expressão “vrruuum! representa no texto?
( A ) O som do carro.
( B ) A voz do caipira.
( C ) O som do cavalo.
( D ) A voz do motorista.
O hábito da leitura
Os rios precisam de um banho
A população das cidades esquece a importância dos rios e os utilizam como cestas de lixo. O resultado muita gente já deve conhecer: enchentes! Com tanto entulho, os canais de drenagem - isto é, o caminho que as águas percorrem morro abaixo – acabam ficando entupidos e causando inundações em dias de chuvas fortes. Para evitar as enchentes – que além da destruição, trazem doenças - , a solução é não jogar lixo nos rios. O lugar das coisas que não queremos mais, sejam chinelos, garrafas ou até eletrodomésticos, é a lata de lixo!
TORRES, João Paulo Machado. Ciência Hoje das Crianças.
Rio de Janeiro, nº 98, p. 21, dez 1999. (Fragmento)
O título do texto é uma linguagem:
( A ) figurada.
( B ) científica.
( C ) coloquial.
( D ) resumida.
A poluição dos rios pode causar:
( A ) chuva.
( B ) enchente.
( C ) desmatamento.
( D ) lixo.
Curupira
É um menino peludo, com os pés virados para trás. Protege as árvores e mora na mata. Sua diversão é fazer o pessoal se perder na floresta, com assobios e ruídos falsos. Para não cair na armadilha do Curupira, é preciso deixar penas, flechas e outros presentes pelo caminho.
ROCHA, D.M. et alii . Produzindo leitura e escrita 2. p. 123.
O Curupira tem as seguintes características, exceto :
( A ) um menino com o corpo de um ser imaginário.
( B ) agressivo com as pessoas que entram na mata.
( C ) morador da floresta e seu protetor.
( D ) brincalhão, confundindo quem anda na mata.
O hábito da leitura
"A criança é o pai do homem". A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.
Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio.
Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura.
E aí, vamos participar de um projeto de leitura?
CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004. p.7.
1 - "A criança é o pai do homem". A melhor explicação para esta frase é:
a) Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas
b) O adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança
c) Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro
d) E aí, vamos participar de um projeto de leitura?
2 – A data 31 de janeiro ( escrita no texto) indica:
a) o dia em que William Wordsworth nasceu
b) o dia do carteiro
c) o dia em que William Wordsworth morreu
d) o dia em que foi publicado o texto
3 – William Wordsworth é:
a) um poeta
b) o autor do texto
c) o carteiro
d) o vereador de Brasília
4 – Este texto foi publicado pelo:
a) carteiro
b) Correio Braziliense
c) adulto pai da criança
d) pela criança filha do adulto
5 - No trecho "Ele leva ao mundo inteiro várias notícias..." (l. 8), a palavra sublinhada refere-se ao
a) carteiro
b) jornal
c) livro
d) poeta
6 - O assunto principal do texto é:
a) o dia do carteiro
b) a bula de remédio
c) notícias do mundo inteiro
d) a importância da leitura na vida das pessoas
7 – Este texto foi retirado:
a) de um jornal
b) da internet
c) da bula de remédio
d) do diário da criança
8 – O texto passa a impressão de que a leitura:
a) pode trazer prazer
b) pode ser chata
c) pode ser inconveniente
d) pode ampliar e conservar os defeitos que a criança adquiriu
9 - Que tipo de leitura você prefere fazer? Onde você as encontra?
Mafalda
1 - Nos 2º e 3º quadrinhos, o uso da letra mais grossa e mais escura indica que o personagem estava
( ) falando alto, com voz forte.
( ) usando tom de voz agradável.
( ) falando em voz baixa.
2 – O personagem da história ficou muito bravo com a Mafalda por que:
( ) Ela zombou dele.
( ) Porque ela o chamou de pirambaba e ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
( ) Ele estava triste que foi mal na prova.
Leia com atenção o texto a seguir e responda as questões:
HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série e gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas. Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.
Gilmara, Giovana e Juliana. Campo Verde/MT
3 – Esse texto foi escrito para quem?
( ) Revista Campo Verde
( ) Revista CHC
4 – Qual é o trecho da carta que comenta sobre uma matéria já lida?
( ) Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.
( ) gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas.
( ) Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série
5 – Quem é o remetente dessa carta?
( ) A Revista CHC
( ) Alunas da 6ª série
( ) Campo Verde/ MT
6 – Assinale com um X nomes próprios que podemos encontrar nesse texto:
( ) Juliana, origem, computador
( ) Gilmara, Campo Verde, Giovana
7 – Assinale com um X nomes comuns que podemos encontrar nesse texto:
( ) texto, girafas, animal
( ) Campo Verde, Juliana, invento
8 – Os verbos: cantou, ficou, falou e correu estão em que tempo verbal?
( ) Presente
( ) Passado
( ) Futuro
9 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:
( ) recebeu, arancar, genro
( ) recebeu, arrancar, genro
( ) teraço, amarar, honrra
10 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:
( ) lençou, pedil, sal
( ) lençol, pedil, sau
( ) lençol, pediu, sal
Cordel
O MEU SERTÃO AGRADECE A CHUVA QUE DEUS MANDAR
O nordeste está sofrendo
Seco sem água e sem planta
O campina já nem canta
O gado não está comendo
As plantas estão morrendo
Dá vontade de chorar
Só Deus pra nos ajudar
E ouvir a nossa prece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
A terra fica doente
Fica a vida ameaçada
Gado morto na estrada
Chega dá pena na gente
O sertanejo carente
Vê a seca arrochar
Vê a seca arrochar
Quem come do que plantar
Baixa a cabeça e faz prece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
Quem só vive do roçado
É triste a situação
Se não plantar não tem pão
Pra dar ao filho coitado
O cabra fica apertado
Vendo seu filho chorar
Sem nada ter pra lhe dar
O sertanejo padece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
Porém a seca obriga
O camponês apelar
Resolve então viajar
Pra se salvar ele briga
Sua família ele abriga
Bem longe do seu lugar
Mas se a chuva voltar
Diz ele à família a prece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
Mesmo estando na cidade
Quando escuta alguém dizer
Que já começou chover
Lhe bate logo a vontade
Já lhe aumenta a saudade
E resolve então voltar
Pensando logo em plantar
Diz Deus ouviu minha prece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
Vem na primeira viagem
Era o que ele mais queria
A família com alegria
Ele cheio de coragem
Chega e ver outra paisagem
A asa branca a cantar
O verde, o gado a pastar
Com água tudo enriquece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
Ver os rios transbordando
A mata verde e frondosa
Ho! Que paisagem mimosa
O gado gordo pastando
A passarada cantando
O milho a pendoar
Já tem feijão pra apanhar
O sertanejo envaidece
O meu sertão agradece
As chuvas que Deus mandar.
É esta a maior riqueza
Que se vê no meu sertão
Pois a maior ambição
Não é jóia e nem nobreza
Apenas que a natureza
Viva pra nos ajudar
Que Deus possa abençoar
E da gente não se esqueça
Pra que o sertão agradeça
A chuva que Deus mandar.
Francisco Rariosvaldo de Oliveira
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Neste bimestre aprendemos que a literatura de cordel foi trazida para o Brasil pelos colonos portugueses e se tornou uma forte tradição, principalmente na Região Nordeste. Agora responda:
1- Por que os poemas recebem o nome de cordel?
2- Quantas estrofes e quantos versos há neste poema?
Estrofes
Versos
3-Qual foi o tema escolhido pelo cordelista do poema O meu sertão agradece a chuva que Deus mandar? Qual você acha ter sido o motivo para esta escolha?
4- Como você imagina que seja a realidade vivida pelo autor do poema? O que você sobre o nordeste?
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.