BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 21, 2012

Água....Água... Sabendo utilizá-la> 21/03/12



Sabendo utilizar a água.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os diferentes tipos de uso do recurso água;
Explicar a importância da preservação do recurso água;
Explicitar o significado do uso racional do recurso água;
Sensibilizar para a adequada utilização desse recurso;
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema
Estratégias e recursos da aula
Professor inicie a aula conversando sobre a utilização do recurso água.
Identifique situações cotidianas para iniciar o diálogo, tais como:
• Como vocês utilizam à água em casa?
• Quando vocês tomam banho, deixam o chuveiro aberto todo o tempo?
• Na hora de escovar os dentes, fecham à torneira em algum momento?
• Para lavar a área da sua casa, vocês utilizam água limpa?
• Vocês reutilizam a água que foi utilizada na lavagem de roupa?
A partir dessas respostas, conduza a discussão para a abordagem do tema, ressaltando que a água é indispensável à vida humana e que muitas vezes não a utilizamos de forma adequada.
Professor reforce a idéia de “adequação” para evidenciar que essa água –potável- pode diminuir ou até mesmo acabar, devido à má utilização ou a poluição causada pelo homem.
Lembre-se de dizer que nem toda a água pode ser utilizada para o consumo humano, e que é um recurso que pode se renovar desde que utilizado de maneira adequada.
Considerando-se o que foi apresentado no vídeo, inicie uma conversa sobre a questão, explicando quais são as funções da água.
Questione também se essas são as únicas possibilidades de uso da água.
Identifique outras possibilidades com os alunos.
 Aproveite a oportunidade para reafirmar a importância de preservação desse recurso.
Fale sobre a questão do desperdício no cotidiano, que muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Alguns exemplos são:




http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/665/imagens/dicas_desperdicio_214145.gif


Depois dessa conversa, solicite aos alunos que formem grupos e escrevam as conclusões a que chegaram.
Na seqüência, peça que apresentem oralmente, e sistematiz e as conclusões no quadro negro. Complemente-as, se julgar necessário.
Professor, atenção: esse é o momento onde você deve verificar se todos os conceitos tratados foram empregados de forma correta.
Aproveite o momento da sistematização para efetuar as correções que se fizerem necessárias.
Depois dessa sistematização, proponha a elaboração de cartazes, com slogans, que expliquem o uso racional da água e chamem a atenção para a essa necessidade.
Peça aos alunos que tirem fotos da boa utilização da água e divulguem em um blog, comentando se aquela utilização é correta ou não e porque.
Para verificar se os alunos compreenderam o sentido da sensibilização quanto ao uso adequado da água, peça que abram o site






e cliquem no jogo da memória.
Durante o jogo peça aos alunos para observar as figuras das cartas e vá perguntando o que elas representam em relação à adequada utilização da água.



Recursos Educacionais
Nome                                  Tipo



Nina, a amiga da água   Animação/simulação
Ciclo da água                 Animação/simulação



Avaliação
- Participação qualificada nos debates;
 - Proposição de sugestões para uso da água;
 - Participação durante o debate no jogo da memória
 
 
Água doce: escassez anunciada
 
De onde vem a água que bebemos?
 
Terra: planeta água

Água-um verdadeiro tesouro

Água: O Elemento da Vida


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios