Sabendo utilizar a água.
Autor: Nilton Goulart de Sousa
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os diferentes tipos de uso do recurso água;
Explicar a importância da preservação do recurso água;
Explicitar o significado do uso racional do recurso água;
Sensibilizar para a adequada utilização desse recurso;
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema
Estratégias e recursos da aula
Professor inicie a aula conversando sobre a utilização do recurso água.
Identifique situações cotidianas para iniciar o diálogo, tais como:
• Como vocês utilizam à água em casa?
• Quando vocês tomam banho, deixam o chuveiro aberto todo o tempo?
• Na hora de escovar os dentes, fecham à torneira em algum momento?
• Para lavar a área da sua casa, vocês utilizam água limpa?
• Vocês reutilizam a água que foi utilizada na lavagem de roupa?
A partir dessas respostas, conduza a discussão para a abordagem do tema, ressaltando que a água é indispensável à vida humana e que muitas vezes não a utilizamos de forma adequada.
Professor reforce a idéia de “adequação” para evidenciar que essa água –potável- pode diminuir ou até mesmo acabar, devido à má utilização ou a poluição causada pelo homem.
Lembre-se de dizer que nem toda a água pode ser utilizada para o consumo humano, e que é um recurso que pode se renovar desde que utilizado de maneira adequada.
Considerando-se o que foi apresentado no vídeo, inicie uma conversa sobre a questão, explicando quais são as funções da água. Questione também se essas são as únicas possibilidades de uso da água.
Identifique outras possibilidades com os alunos.
Aproveite a oportunidade para reafirmar a importância de preservação desse recurso.
Fale sobre a questão do desperdício no cotidiano, que muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Alguns exemplos são:
Depois dessa conversa, solicite aos alunos que formem grupos e escrevam as conclusões a que chegaram.
Na seqüência, peça que apresentem oralmente, e sistematiz e as conclusões no quadro negro. Complemente-as, se julgar necessário.
Professor, atenção: esse é o momento onde você deve verificar se todos os conceitos tratados foram empregados de forma correta.
Aproveite o momento da sistematização para efetuar as correções que se fizerem necessárias.
Depois dessa sistematização, proponha a elaboração de cartazes, com slogans, que expliquem o uso racional da água e chamem a atenção para a essa necessidade.
Peça aos alunos que tirem fotos da boa utilização da água e divulguem em um blog, comentando se aquela utilização é correta ou não e porque.
Para verificar se os alunos compreenderam o sentido da sensibilização quanto ao uso adequado da água, peça que abram o site
e cliquem no jogo da memória.
Durante o jogo peça aos alunos para observar as figuras das cartas e vá perguntando o que elas representam em relação à adequada utilização da água.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nina, a amiga da água Animação/simulação
Ciclo da água Animação/simulação
Avaliação
- Participação qualificada nos debates;
- Proposição de sugestões para uso da água;
- Participação durante o debate no jogo da memória
Água doce: escassez anunciada
De onde vem a água que bebemos?
Terra: planeta água
Água-um verdadeiro tesouro
Água: O Elemento da Vida
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.