BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 29, 2012

Dinâmicas ambientais> Energia sustentável> 29/03/12


Divulgando....
Educação ambiental

Os “Guardiões da Natureza” são grupos de alunos e professores que se reunem mensalmente para trabalhar temas relacionados ao meio ambiente como energia elétrica, água, fauna, flora, poluição, uso de agrotóxicos, reciclagem, saúde e patrimônio histórico-cultural, tendo como ponto central soluções aplicáveis aos problemas enfrentados pela comunidade.
O principio básico do grupo é o diálogo entre participante e mediadoras, buscando estimular o interesse, valorizar as habilidades e a área de estudo, assim como respeitar as diferenças individuais apresentadas.
Durante o ano de 2007, esses grupos, trabalharão com os demais alunos atingindo uma ampla faixa etária (a ser estipulada pelas instituições envolvidas de cada Município).
Dessa forma, será possível multiplicar ações e aumentar o número de pessoas atingidas.
O planejamento destas atividades já começou.
Serão peças teatrais, confecção de jogos educativos, plantio de hortas ecológica nas escolas e campanhas de conscientização da comunidade.

Acessem aqui:

Vejam uma das dinâmicas:
Trouxe do blog Teia online

Água é vida!

Objetivos específicos da atividade:
Trabalhar com a sensibilização visual dos participantes;
Informar sobre as quantidades aproximadas de água doce, salgada e potável no Planeta Terra;
Refletir a respeito de nossa conduta enquanto consumidores da água;
Esclarecer que as PCHs não consumirão água , nem tampouco comprometerão sua qualidade, para a geração de energia;
Trabalhar com o grande grupo de participantes.

Material necessário:
1 garrafa plástica de 2 litros cheia de água com tampa, 1 copo de 200 ml e 1 copo de 50 ml.
Espaço necessário: o suficiente para que todos os participantes possam visualizar a experiência.

Desenvolvimento:
O(A) professor(a) fará a introdução da atividade supondo conseguir colocar toda a água da Terra dentro da garrafa plástica de 2 litros.
Após, buscarão interagir com o público fazendo uma série de perguntas como:
 “Que tipo de água é essa que está na garrafa?”, “Quais são os locais onde existe água?”, “Será que temos toda esta água para consumir?”, entre outras.
Em seguida, colocarão aproximadamente 200 ml de água em um copo e explicarão que ali está toda a água doce do Planeta.
Desses, 50 ml serão transferidos para um segundo copo, que representará a água doce de “fácil acesso”, que seriam as de rios, lagos, represas e poços artesianos.
Finalmente, será retirado o suficiente para encher a tampa da garrafa plástica e essa será a quantidade aproximada de água potável disponível para consumo humano.
A atividade será conduzida de forma bastante similar com alunos e educadores, sendo que a única diferença será que no caso dos educadores enfocaremos a aplicação dessa dinâmica em sala de aula.

Finalização:
A atividade termina quando a experiência tiver sido concluída.
É importante que momentos de interação e esclarecimentos do público tenham ocorrido ao longo de seu desenvolvimento.

Valores familiares

O professor de Educação Religiosa tem muitas oportunidades de trabalhar a Educação Ambiental em sala de aula.
Principalmente se olharmos o meio ambiente sobre o ponto de vista de Berenice Gehlen Adams:
"Quando falamos em “nosso meio ambiente” estamos falando da nossa vida, em seu amplo contexto e tudo o que a ela se relaciona. Estamos incluídos neste meio ambiente, pois ele nos perpassa e somos parte dele."
Desta forma, trabalhar no aluno a relação com o outro e seu papel na sociedade, principalmente através de dinâmicas e debates é uma boa dica para o professor de Educação Religiosa.
Vai aí uma dinâmica que trabalha que pode ser aplicada com o objetivo de se trabalhar os valores familiares.


Valores familiares

Objetivo: Identificar valores e mensagens transmitidos pela família.


Materiais necessários: Ficha de trabalho e lápis.


Desenvolvimento:
1. Grupo em círculo, sentado.
2. Distribuir ficha de trabalho e lápis, pedindo que respondam individualmente às questões contidas na ficha.
3. Dividir o grupo em cinco subgrupos. Cada subgrupo fica responsável por uma das questões da ficha de trabalho.
4. Solicitar a cada subgrupo que discuta as respostas individuais à questão que lhe coube, registrando os pontos comuns. Tempo.
5. Cada subgrupo apresenta suas observações.
6. Plenário - comentar os pontos de discussão:
* Que valores são especialmente importantes para a sua família?
* O que lhe chamou a atenção de tudo o que ouviu?
* Como se sente em relação à diversidade de valores do grupo?
7. Fechamento: o facilitador ressalta para o grupo que os valores que possuímos influenciam nossas atitudes, decisões e comportamentos.
Nenhum ser humano vive sem um núcleo de princípios interiores que orientem sua interpretação do mundo, dando sentido e direção para sua vida.


Ficha de trabalho:
O que sua família pensa sobre:
1. Ter bom desempenho na escola?
2. Participar de grupos sociais, grêmio estudantil...?
3. Ter um emprego?
4. Ter relações sexuais?
5.Ter religião?
6. Respeitar as leis?


Fonte: Projeto Adolescência Criativa Olodum
Dinâmica publicada na edição nº 372, Novembro de 2006, página 15.
Para ter acesso a mais dinâmicas, consulte:


http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas.php


http://dicasdeciencias.wordpress.com/2007/04/23/dinamicas-de-grupo/






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios