“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso,
e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford
O uso das diferentes linguagens é uma constante no cotidiano que vivenciamos na Escola e, dessa maneira, nas visitas ao Laboratório de Informática as crianças são encorajadas a utilizar o computador como uma ferramenta na construção de novas aprendizagens.
Trouxe nesta postagem algumas experiências que pesquei na net.
De repente você lê e cria suas próximas aulas.Não esqueça de compartilhar conosco....
TROCANDO FIGURINHAS REFERENTE ÀS AULAS DE INFORMÁTICA
Instrumento de apoio aos conteúdos:
A cada bimestre, a nossa escola adota temas diversos (corpo humano, meio ambiente, pluralidade cultural, contos, etc.)
Com base na temática bimestral, aproveito para inserir mídias e animações nas aulas de informática.
Para isso, utilizo o CD - Abril Multimídia e Minha Primeira Enciclopédia.
As mídias enriquecem o conteúdo dado em sala de aula.
Trabalhando Contos
Levei um livro virtual sem palavras do escritor Alberto Jorge.
As crianças viram as gravuras em forma de animação e criaram a sua própria história (WordPad).
Quase sem perceber elas contaram a história do seu jeito, criando a sua personagem, enredo e melhor ainda... seu trabalho pode ter um começo, um meio e um fim.
Obs.:
Fiz uma animaçãozinha em Flash e instalei no computador da escola.
Os trabalhos ficaram lindos e foi impresso um livrinho para cada criança.
A minha maior gratificação foi ver cada criança levando o seu livrinho para ler na hora do recreio (esse é o momento deles brincarem, esquecerem os livros... mas o entusiasmo foi tanto que optaram em levar seus livrinhos para o intervalo e ler as suas histórias).
Trabalhando com a pré escola
Na pré escola (pré1 e pré 2), também trabalhamos com projetos.
Procuro sempre levar um CD Room que mencione alguma coisa sobre o projeto em questão.
Os prediletos das crianças são:
Dally Doo, A Casa de Franklin, O jardim de Peter Rabbit, Franklin Matemática, Imaginemos (1, 2 e 3), Bananas de Pijamas.
Como são apenas 4 equipamentos com multimídia, coloco o CD em apenas um equipamento e fazemos uma roda, explicamos o tema e fazemos uma atividade de um dos CDs.
Nunca o CD é repetido na semana seguinte.
Então eles ficam na expectativa.
Após a atividade coletiva, eles vão para a atividade individual, ou seja, pintam um desenho em paint referente também ao tema e depois brincam com labibirinto ou outro joguinho.
Ao término da aula é ouvida a expressão: AHHHHHH... JÁ???
Interessante é que as vezes eles me param na rua para perguntar qual o CD será utilizado.
Teve casos de uma aluna ligar para a minha casa para tentar descobrir qual o CD que seria utilizado.
Trabalhando com o Super Detetive
Estou trabalhando com as crianças da (2a. e 3a série) com o Super Detetive - esse projeto foi criado por mim e tem a minha cara.
Qual é o objetivo do super detetive?
Ensinar conceitos de informática, gerar dentro da criança o desejo de ler, interpretar, entender e pesquisar; e aguçar o instinto de aventura que tem dentro de cada criança.
São 16 aulas sobre Windows e seus acessórios.
O pano de fundo é quando Juca Byte ganha um computador do pai e quer aprender a usá-lo corretamente, daí recorre as aulas de informática e se empenha o bastante pois quer ser o super detetive.
Ao término de cada uma das 16 aulas, tem um questionário com perguntas sobre o que foi explicado a ser respondido no próprio wordpad e tem um super desafio, do tipo quebra cabeças, tangran, caixas, etc. (programas que tem por objetivo desenvolver o raciocínio lógico e busca de soluções)
A cada aula a criança pode ganhar de 2 a 4 selos.
Bom... As crianças nem querem faltar nas aulas de informática, pois querem ganhar a maior quantidade de selos e serem premidas como o super detetive.
O prêmio é um diploma on-line em Flash (disquete) ou impresso (caso a criança não tenha computador)
Fonte:
Ensinando a navegar...
Sugestões de sites:
Muito bom esse site. Tem os quadrinhos do Edu e quadrinho é tudo de bom. Eu recomendo para quem for trabalhar com o tema: Internet Segura.
Aqui já vai direto a cartilha do Edu. Baixe e compartilhe com seus meninos.
Tem várias cartilhas legais para baixar, inclusive tem a do menino maluquinho. Baixe e compartilhe com seus meninos. Vamos incentivar a leitura de bons materiais e consequentemente gerar bons hábitos.
Quer ver vídeos? Por vários anos eu trabalhei com os vídeos do CGI - Comitê Gestor da internet que tem uma página especial para crianças. São ótimos os vídeos, pois dão mais clareza do funcionamento do computador e os seus invasores. Recomendadíssimo!!!!
Metodologia
Colegas : Achei muito interessante as ideias desta professora.
Vejam as pequenas ternuras dela:
1) A senha é amor
Aqui no laboratório de informática, desde o primeiro ano, os alunos ao se depararem com o computador têm que digitar a senha do usuário.
Ela é amor. Eu simplesmente nem precisaria adotar senha, pois facilitaria o meu trabalho. Mas propositalmente adotei essa senha há mais de 5 anos. Para muitos, é a primeira palavra que digitam em um computador. Ela sempre está escrita no quadro negro. No começo eles a copiam e depois decoram. Meu desejo é que esses meninos utilizem a senha amor no decorrer da sua vida e que esteja enraizada nos seus corações essa palavra. O ensino começa aí, pois vou lhes transmitindo conceito de respeito ao próximo e ética, enfim tudo o que formos fazer, façamos com zelo e amor, até mesmo no uso do computador. E que o amor seja a senha das nossas vidas.
2) Navegar em águas puras
Esse jargão eu utilizo desde que eu comecei a dar aulas de informática.
Daí pergunto para meus alunos o que é navegar em águas puras e eles logo respondem: não entrar em sites com palavrões, nudismo, violentos demais.
Inventei uma ilustração que compartilho com eles: Imagine você fazendo um sanduíche e põe um presunto de tão velho que está esverdeado, a alface está cheia de bichinhos, a maionese vencida há um ano. O que acontece quando como esse lanche?
Vai fazer muito mal, né?
A mesma coisa acontece quando começo a navegar constantemente em águas sujas, vai fazer mal para a minha vida, para a minha alma.
Por isso, vamos nos alimentar com o que é bom e procurar sites saudáveis para navegar e alimentar-nos com coisas que nos fazem bem.
3) Estrutura das aulas de informática.
Os 50 minutos da aula de informática estão divididos em 3 partes:
1 – Explicação de como o aluno irá fazer a atividade. Para os menores: uma figura no paint, montar uma história em quadrinhos com a turma da Monica, um pequeno texto para digitar, atividades online específicas como site do Ecokids, tangram, tabuada e outros jogos educativos. Para os maiores: comandos no Word, Excell, Power Point, Movie Maker, atrelado a um tema específico educativo e periodicamente um jogo de desafio.
2 – Execução da atividade no computador pelo aluno. Nesse momento eu vou dirimindo as dúvidas e circulando pela sala. Ao término, o aluno apresenta individualmente sua atividade, eu a avalio, dando-lhe dicas ou elogiando o seu trabalho.
3 – Momento livre. Uma vez que o aluno já fez a atividade e já a apresentou para mim, ele está livre para entrar no site de sua preferência. É claro que estou sempre os observando e orientando para navegarem em “águas puras”. Na verdade, todos se auto-policiam aqui e qualquer coisa incomum, logo um vem me contar. O aprendizado também ocorre nesse momento, pois existe um compartilhar mútuo de informações entre eles.
4) Ainda sobre MSN, Orkut, chats, youtube
Vários alunos, principalmente os menores, já me pediram para eu lhes ensinar a criar Orkut, msn. Minha resposta é única: Essas coisas vocês nunca devem criar sozinhos, pois os seus pais tem que dar o consentimento, inclusive as senhas os seus pais devem saber.
Particularmente sinto-me desconfortável em ver uma criança do fundamental I entrando em Orkut, no momento livre.
Meu desejo é que no seu momento livre ele estivesse no site da Barbie, ojogos, ou outro, mas percebo que alguns perderam o desejo pelo lúdico, então preferem entrar no msn, youtube ou Orkut.
Já adolescentes, é um pouco diferente. Eles amam ficar teclando no msn ou mexendo no Orkut. No momento livre deles, sinto mais segura com eles nessas ferramentas do que em determinados sites. A minha orientação é mais intensificada sobre navegar em águas puras e circulo a sala durante a aula inteira.
Enfim, aqui na informática eu não os proíbo, apenas os oriento quanto aos cuidados a serem tomados como:
Nunca ter nenhum estranho em sua lista de amigos
Nunca expor dados pessoais seus e de seus familiares
Não clicar em links suspeitos de Orkut / msn para não pegar vírus
Clicar em sair (ou fazer logout) e nunca no “x” para evitar ficar logado e ser hackeado
As salas de chat aqui na informática, mesmo no momento livre são proibidas, uma vez que sempre oriento quanto aos perigos de conversar com desconhecidos e também o excesso de palavrões.
5) A internet é como um espelho
Eu sempre digo que a internet é como um espelho e reflete um pouco do nosso caráter.
Nossos meninos são tenros e o caráter deles está sendo formado e nada melhor que a companhia dos pais para isso.
A Bíblia diz: Ensina o menino no caminho em que deve andar.
É papel dos pais ensinar esses meninos. Ensino é muito que palavras, mas atitudes.
É o caminhar junto. É ser exemplo. Na internet não é diferente. Navegue junto com seu filho. Faça parte da rede de relacionamento social dele. Brinque com ele.
O lúdico estreita laços. Até hoje, eu ainda brinco com meus filhos adolescentes na rede.
Veja as comunidades em que ele participa, os vídeos que ele põe em destaque, os jogos que ele brinca.
É no computador que muitas vezes descobrimos virtudes e defeitos.
Conheça seu menino e naquilo que é bom, incentive, motive.
Naquilo que é ruim, oriente, converse, pois ele precisa do seu direcionamento. Não os deixe órfãos digitalmente.
Esteja junto com ele não para vigiar, mas para participar do seu crescimento e mais uma vez: Brinque com seu filho, pois eles amam esse contato.
Até mesmo os maiores. No meu site de atividades, tem vários joguinhos que podem ser feitos em família.
Faz mais de 10 anos que tenho tentado ensinar nossos meninos a navegarem num bom caminho, mas preciso dessa parceria com os pais, pois internet é uma ferramenta muito útil quando bem utilizada.
Como mencionei no início. Nesse mês de agosto trabalhamos sobre o uso responsável da internet. Os quadrinhos poderão ser conferidos nas imagens da semana 22 a 26 de 2010 da minha página de atividades
– www.linolica.com.br/atividade.htm - clique no olho.
Discuta com seus filhos sobre essa questão.
Logo abaixo a história em quadrinhos, você verá um link para baixar um material muito bom sobre o Guia para o Uso Responsável da Internet.
Baixe esse material, leia e esteja mais capacitado para navegar com o seu filho, pois meu desejo é que todos os pais participem da vida virtual de seus meninos, pois eles necessitam que alguém que os ensine a navegar em águas puras.
Vejam aqui as sugestões para professoras iniciantes
Dica para os menores
Eu tenho um site de atividades de informática.
Lá tem um resumão... vou colocar o link aqui pra você dar uma olhadinha...
Umas dicas básicas:
Eles não sabem ler, por isso use e abuse de atalhos com desenhinhos.
Crie pasta de passatempos . Joguinhos que você baixa na net e pode jogar off line, crie uma unica pasta, cheia de atalhos de joguinhos).
São ótimos, caso a net fique muito congestionada ou você fique sem conexão.
Ah... o site smartkids tem muita coisa para crianças até 5 anos.
Crie uma página de links com sites educativos. Eu criei a minha... dê uma olhada... economizo um tempao na hora de ficar digitando sites e muitos aprendem e já entram sozinhos:
Crie uma pasta de atividades . desenhos pra colorir, caça-palavras, etc.
O lúdico nessa idade é fundamental.
Você pode até ensinar alguns comandos... mas vá bem devagar.
Hoje por exemplo fui ensinar sobre maiúsculas e minúsculas. Eu apaguei interruptor, acendi. Depois mostrei no teclado onde apagava e acendia o capslock. Levei um Cd da Dally Doo de Alfabeto - maiúsculas e minúsculas.
Dei uma atividade para pintar e no final eles escreveriam o nome maiúsuculo e minúsculo. Enfim... Eles fizeram tudo...
Normalmente nesta turma eu começo com a roda... nunca vão para os computadores antes de explicar tudo, tintin por tintin e chamar um por um para uma determinada atividade, porque quando eles vão para os computadores, fico doidinha... eles me chamam muiiiiito. Até falei várias vezes que só Deus pode estar em vários locais ao mesmo tempo. Mas não tem jeito... embora é gratificante ver todo esse esforço no final do ano . Sempre no inicio é muiiiito complicado, porque eles estão bem imaturos... mas no outro ano, já ficam mais independentes. Por isso, tenha já tudo no esquema... pastinhas , atividades, jogos, link de jogos... porque mesmo explicando, sempre eles vão te chamar... só que vai ter uma hora que isso vai diminuindo, e eles conquistam uma certa autonomia. Normalmente quando isso ocorre, eu deixo ir para os computadores e faço a explicação via oral e quadro negro, já que não tenho datashow ( Isso acontece quando meus alunos estão no final do terceiro ano ( 7 ou 8 anos).
*******************************************************************
Dicas para os maiores
Eu sou da seguinte opinião. Nesse idade eles não precisam aprender tantos comandos, pois ja sabem muiiita coisa. Eles precisam aprender a criar. E é disso que eles gostam. De criar, de compartilhar entre si suas criações, etc... Então eu trabalho sempre alguns projetos (pequenos, mas que marcam). O primeiro é o EU GOSTO... Eles vão montar uma apresentação com 10 slides ou mais das gostam que mais gostam. Times, bandas musicais, artistas, alimentos, etc. Depois apresentam para o grupo. Normalmente eu só vou dando alguns comandos de transição, animação, som, etc. Normalmente vai duas ou três aulas para concluir esse projeto. Eles ficam animadíssimos. Principalmente na hora de apresentar. É uma bagunça, mas compensa, porque todos compartilham seus gostos e seus trabalhos. Outro projeto que fez muito sucesso foi CRIANDO UM PRODUTO. Primeiro eles inventam uma marca de um produto, depois a embalagem (tudo no paint), inclusive com código de barras. Depois de criar o produto, é hora de fazer o marketing do produto. Isso pode ser no power point. Depois disso faz a transação do produto ou seja, a venda do produto. Carta no word, com valor, qtde. etc. É um projeto que fez um sucesso aqui. Mas pra não ficar so em projetos, nessa idade eu conto a historia do computador, sua origem, os primeiros computadores, etc. Tenho um arquivinho em flash, que fiz com base no site do Canal Kids. Mas vc pode ir lá diretamente e depois criar um questionario pra eles responderem no word e concluir com um desafio. Eles amam desafios. Tem vários na net que pode baixar, tipo caixas, tangram, frogger, etc. ou mesmo sites online. Entao eu vou revesando. Projetos, teoria, desafios para nao ficar sempre naquela mesmice. Um dia um aluninho da quinta série falou pro seu amiguinho assim: - A gente tem que valorizar as aulas de informática aqui, porque na escola de onde vim não tinha nada disso. Fiquei feliz... E sempre é uma festa as aulas de informática.
Ah... você tem telão aí? que sorte...nem isso eu tenho. É bem legal iniciar o projeto com um filminho instigante. O do Uno fez o maior sucesso aqui tbm. Coloquei no Shared, se quiser é só baixar.
Esse é pra motivar a criatividade. pode ser usado no criando um produto ou eu gosto.
Este tbm fez um sucesso qdo trabalhei a temática tecnologia.
Professora Lina Linólica
Que legal! Amei!
Fonte:
Link para essa postagem
Oi! Gostei do post, me lembra minhas aulas de informática de muito tempo atrás hahahahahah
ResponderExcluirAlguma ideia de onde eu posso conseguir o Imaginemos hoje? Faz muuuuito tempo que não vejo!
Obrigada :)
Desculpa pela demora em responder.... Não tenho também informações sobre o Imaginemos...
ResponderExcluir