BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, março 05, 2012

Laço de Fita entre outros>Literatura Afro-brasileira> 05/03/12


Uma viagem pela literatura infantil


Autor : Edna Maria da Silva
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Conhecer títulos da literatura infantil que abordam a temática da cultura africana;
■Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história;
■Familiarizar-se com uma linguagem escrita mais formal.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■É importante que o (a) professor (a) preocupe-se em trabalhar os elementos que constituem uma história e, portanto, um livro.
Uma história tem sempre um início, meio e fim com um ou mais personagens em um determinado lugar; todo livro tem um (a) autor (a) ou vários; tem um ano e um local em que foi produzido.

Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O (a) professor (a) dará início a aula na roda de conversa apresentando para as crianças diversas possibilidades de gêneros no universo da literatura, situando os diferentes gêneros textuais que podemos encontrar, como: contos, fábulas, contos de fadas, poesias, entre outros.
Este momento poderá ser ilustrado através de uma visita à biblioteca da escola, casa seja possível, ou organizando uma seleção de títulos e colocando em uma caixa/cesta para que as crianças possam ter acesso - manusear, ver, ler, desfrutar do que o livro pode oferecer.

2º MOMENTO:
A aula poderá ter contiuidade com a apresentação de alguns títulos da literatura infantil em que a temática da cultura afro/africana se faz presente, por ser uma grande fonte de informação a respeito de uma cultura que o brasileiro pouco conhece e que está muito presente na nossa vida.
O (a) professor (a) pode iniciar contando uma história que encanta todos de primeira "Menina Bonita do Laço de Fita" de Ana Maria Machado.
Após a contação de história, sugerimos que o (a) professor (a) faça alguns questionamentos para a turma, como: por que o coelho não coneguiu ficar preto? o que a menina do laço de fita tinha/fazia, para ser tão preta e tão linda?





Vejam projeto aqui:

3º MOMENTO:
Num outro momento, as crianças terão oportunidade de conhecer melhor o que cada título tem a oferecer para eles, destacando quais os elementos da cultura africana estão presentes em nossos dias, bem como saberão de aspectos da cultura africana que jamais haviam ouvido falar.
A cada obra, a possibilidade de conhecer um novo mundo se apresenta.
O(a) professor (a) encaminhará sua ação no sentido de que as crianças possam sentir-se parte do processo de produção de todo o conhecimento presente nos livros lidos.















4º MOMENTO:

Destacamos que o(a) professor (a) precisará registrar o que as crianças aprenderam com sínteses coletivas e individuais.
Como sugestão, apresentamos um texto coletivo produzido com as crianças.

A LEITURA DOS LIVROS DA ÁFRICA FOI MUITO LEGAL PORQUE A GENTE APRENDEU COISAS QUE NÃO SABIA.
A GENTE FOI ESTUDANDO E DESCOBRINDO COISAS NOVAS SOBRE O JEITO DE SER LÁ DA ÁFRICA E COMO ESSE JEITO DA
ÁFRICA É DIFERENTE DO NOSSO MODO DE VIDA BRASILEIRO.
E O MAIS IMPORTANTE: QUE AQUI NO BRASIL TAMBÉM TEM MUITAS COISAS DO MODO DE VIDA AFRICANO.

TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO Ensino Fundamental - NEI/UFRN
O (a) professor (a) poderá organizar outras formas de síntese do trabalho com a literatura, como por exemplo:
■Sugerir que as crianças recriem as hisrórias e construam 'novos' livros ilustrados e novas formas de contar a história - caixa de história, avental, dramatização da história.

Recursos Complementares
Sugerimos uma visita ao Portal do MEC, no seguinte link:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5842&catid=222  

Sugerimos visitar também:

http://www.prof2000.pt/users/hjco/alternativas01/Pag00008.htm

Avaliação
Ao final do trabalho realizado é fundamental que possamos observar nas crianças a capacidade de:
■Nomear algumas obras da literatura infantil que falam da cultura africana.
■Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história.
■Destacar aspectos da formalização da linguagem escrita e oral apresentada nos livros.



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22780


Vejam o blog da Rérida, tudo sobre Àfrica:

Valorizando a diversidade - Menina bonita do laço de fita

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9516




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios