Família: um trabalho de letramento
através da Literatura infantil
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprimorar o desenvolvimento da leitura a partir de uma história de literatura infantil.
Ler e interpretar, com desenvoltura, um livro de literatura infantil que aborda o tema.
Reconhecer a sequência lógica dos fatos narrados, exercitando a linguagem oral.
Verbalizar características familiares, registrando pequenas frases sobre o assunto.
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Ler com a turma o livro de literatura infantil: "Minha família é colorida", de Georgina Martins.
* Se a professora conseguir vários exemplares do livro, pode colocar os alunos sentados em dupla e pedir para cada hora um fazer a leitura do livro em voz alta.
Momento 2
Fazer uma interpretação oral com a turma:
■Quais eram as características físicas de Ângelo? Com quem ele se parecia? (pele morena e cabelos enrolados, se parecia com a sua bisavó paterna)
■Quem é o pai do pai do pai do Ângelo? (seu bisavô)
■Como ele era de acordo com o livro? (olhos azuis, pele branca e loiro)
■O Camilo, irmão do Ângelo, é igual a ele?
■Por que no final da história o Ângelo disse que sua família parece com sua caixa de lápis de cor?
Momento 3
Distribuir para cada criança uma folha da atividade abaixo:
Momento 4
A partir do livro trabalhado, a professora deve conversar com os alunos sobre as características físicas de suas famílias.
■Quem se parece com os avós? Em que você se parece com eles?
■O que você puxou da sua mãe?
■E do seu pai?
■Quem é muito parecido com o irmão?
■Quem é muito diferente do irmão?
■Quem da turma também tem uma família colorida?
Após essa conversa informal, pedir que os alunos desenhem no caderno ou em uma folha, 3 pessoas de sua família, escrevendo as características dessa pessoa (cor dos olhos, tipo e cor dos cabelos, cor da pele, altura, tamanho dos olhos, etc). O aluno pode escrever com quem do desenho ele parece.
Ex:
desenho 1 desenho 2 desenho 3
mãe tio irmã
Minha mãe tem a pele morena, cabelos compridos, preto e enrolado. Ela tem os olhos puxados e pretos.
Meu tio tem os olhos azuis, cabelo preto e é alto.
Minha irmã se parece comigo, mas tem os olhos azuis como meu tio.
AvaliaçãoObservar a leitura dos alunos avaliando a fluência
Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada
Observar se foram capazes de ordenar as frases referentes à história
Observar se conseguiram relacionar o grau de parentesco de alguns personagens, através da atividade do momento 3
Observar se relacionam suas próprias características físicas com as de suas famílias, através da última atividade proposta
Perceber o avanço em relação à aquisição do código escrito dos alunos, através da elaboração de frases sobre o tema estudado.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27610
Aula:Minha família
Livro
Link para essa postagem
Adorei seu blog, passarei mais vezes por aqui.
ResponderExcluirMuito legal o blog!!! ótimas idéias...visite também o meu
ResponderExcluiratelieformativo.blospot.com
bjoss e não esqueça de deixar seus comentários!!!
Parabéns pelo excelente trabalho. Esse é um tema atual para ser trabalhado em dala de aula.
ResponderExcluirPARABÉNS!! TUDO O QUE O PROFESSOR PRECISA PARA AS AULAS COM CRIATIVIDADE ENCONTREI NESTE ESPAÇO. OBRIGADA!!
ResponderExcluirObrigada pelo incentivo. Faz bem ao coração sentir que estou ajudando.
ExcluirAmei! Vou trabalhar esse livro ❤️
ResponderExcluirObrigada.Volte sempre.
Excluir