"Entre no mundo encantado das histórias
e saiba quais benefícios proporcionam
ao desenvolvimento da criança."
Trouxe do blog da Helo Martins
Literatura Infantil e Poesia
“Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez
Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
- Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia."
Carlos Drummond de Andrade
As professoras Márcia Gondim, Tatiana Oliveira e Rosineide Magalhães falaram sobre literatura infantil. Discutimos o histórico, os critérios para seleção de livros, participamos de oficinas e principalmente nos atentamos para a necessidade de desenvolver no aluno o gosto pela leitura e não apenas pedagogisar o livro de literatura, ou seja, usá-lo como instrumento para aprender algo.
Pontos levantados nas aulas:
A literatura surgiu na oralidade muito antes da escrita, a e literatura infantil foi utilizada também para atender a uma demanda de controle da sociedade, de manipulação das massas passando uma ideologia dominadora.
O texto não é apenas um argumento, uma ferramenta para alfabetizar. Mas ao mesmo tempo a literatura é a forma mais natural de se chegar à alfabetização. Daí a necessidade de se usar critérios de seleção do livro literário.
Critérios: Ligia Cademartori
O espaço e o tempo para a literatura na escola devem ser planejados cuidadosamente, com objetivos e estratégias claras. Pois, para gostar de ler o aluno precisa experimentar, entrar em contato com o livro. E caso essa experiência seja traumática, mal planejada ou mesmo considerada como sem importância pelo professor, o aluno não construirá uma relação de prazer com a literatura e não se tornará um adulto leitor. A literatura deve ser apresentada de maneira agradável já que não é uma leitura fácil.
A professora Tatiana Oliveira nos mostrou como planejar uma atividade de leitura. A preparação é feita em três etapas: antes, durante e depois da leitura.
Atividade de leitura
O não acesso ao livro, ao ambiente letrado é uma questão social, de falta não apenas de conhecimento, mas de condições.
É BOM LEMBRAR:
Observações já bem conhecidas no que se refere a ler e contar histórias, mas nem sempre colocadas em prática.
Aproveitar as experiências individuais dos alunos.
Falar dos autores do livro: o escritor e o ilustrador.
Ler diferentes textos sobre o mesmo assunto.
Observar as características dos personagens.
Observar o ambiente e o tempo em que se passa a história.
Prepare o ambiente.
Use objetos e fantasias para concretizar a história para a criança.
Coletânea de Histórias
Estudamos o texto: A literatura e a formação do professor leitor, de Tânia Piacentini.
A autora nos lembra que literatura é uma forma de expressão artística e enfatiza a importância do trabalho com os pais no sentido de estimulá-los a ler, já que a criança imita o que vê nos seu ambiente.
Outras questões levantadas foram a relação da escola com a literatura, a interpretação do texto, que deve ir além de apenas identificar sua “moral”, a formação do professor leitor.
Separei algumas citações que ilustram essas ideias:
“A leitura que une a imensa confraria dos leitores, aquela que é comum e disponível a todos é a leitura literária, pois é na literatura, em suas diferentes formas e desde os mais remotos tempos, que a humanidade tem repertoriado, reunido a sua própria história. Com a mais rica linguagem que foi capaz de criar, a humanidade tem explicado para todos e para cada um as nossas origens, as nossas crenças, os nossos mitos, as nossas alegrias e os nossos sofrimentos.”
“...a leitura começa antes da vida escolar e é influenciada por outras instâncias e personagens, além da biblioteca escolar e do professor. Para ser breve, basta lembrar que criança aprende qualquer coisa imitando o adulto, e a formação do leitor começa pelo exemplo de um pai ou de uma mãe lendo ou contando histórias, de um adulto lendo um jornal, uma revista ou um livro, freqüentando bibliotecas e livrarias, valorizando a cultura escrita. A leitura é também uma questão econômica e política.”
“Na vida escolar, entretanto, os alunos recebem uma dose intensa e concentrada de influência literária, pois é aí que a literatura ganha o status de disciplina e a leitura torna-se obrigatória e, muitas vezes, é imposta. Daí a relevância da relação entre a escola e a literatura. O que eu entendo como respeito à literatura, como uma não mutilação da poesia e da ficção na e pela escola é, primordialmente, a compreensão da especificidade da palavra literária, da literatura como arte.”
“Na preparação do professor para o exercício de seu papel de adulto mediador da leitura, todos devem ser incentivados a discutir suas concepções de leitura, a questionar a função da literatura na escola. Mas, principalmente, todos devem ser instigados e desafiados a ler muito e sempre as obras de ficção e poesia. Quando a literatura faz parte da nossa vida cotidiana, quando a elegemos parceira de nossos mais ricos momentos de lazer, de entretenimento e de aprendizagem, então somos capazes de praticar o paradoxo de uma antiescolarização da leitura no âmbito escolar. Para isso, o professor deve ser um amante da leitura, e, conseqüentemente, um batalhador incansável pela presença de livros e de atividades de leitura na biblioteca da escola e na do seu bairro, na biblioteca da sua cidade. Sem mudanças na mentalidade do professor e na sua prática, a formação de leitores continuará deficiente...”
Na tutoria realizamos uma oficina de poesia com objetivo de colocar o professor em contato com a linguagem poética, experimentar e criar poesia. Abordamos o histórico da poesia e a importância de ser trabalhada com os alunos. Acredito que nosso objetivo de despertar o olhar do professor para a poesia foi alcançado. Pois, foi fácil perceber o encantamento que as cursistas demonstraram durante a aula.
Talvez o professor não trabalhe com poesia por não ter tido a chance de apreciá-la de se envolver com esse mundo tão encantador. E conseqüentemente passa a achar que ler por prazer é perda de tempo, e sabemos que o contrário é verdadeiro. Se a criança aprende a gostar de ler, a aprendizagem e o conhecimento serão conseqüência.
Em outra aula ministramos um pouco de teoria sobre a literatura infantil, a contribuição dessa no processo de letramento/alfabetização, e também sobre a obra A Psicanálise dos Contos de Fadas de Bruno Bettelheim. Todo o material teórico está descrito nos planos de aula.
Manual do livro infantil imbecilizante
Conheça os sete pecados de uma obra literária para crianças
1. Diminutivinhos:
Não é preciso escrever para criancinhas desse jeitinho: elas detestam que as tratem como bobinhas.
2. Nomes óbvios:
O Gato Miau, o Cachorro Au Au, Borba a Leta e outras maravilhas da criatividade humana.
3. Rimas miseráveis:
Alguém prenda esses autores que rimam amores com flores e coração com paixão!
4. Criança-adulto:
Poucos, como os criadores de Mafalda e Calvin, sabem fazer isso com a ironia e graça necessárias.
5. Moral da história:
Usar a literatura para moralizar é coisa de autor que nunca teve infância.
6. Diagramação histérica:
Hiperlinks, curiosidades, fotos, ilustrações, linha do tempo, ufa! Cadê a literatura?
7. Ilustrações literais:
Texto e ilustração devem se complementar e não ser redundantes. Se a imagem é uma mera transposição, para que ler?
Você encontra os links no blog da Helo:
Fonte: Revista Língua Portuguesa - 06/2008 - Edição 32
Matéria: O bom Livro Infantil
Ouça a história Strega Nona
Slides: Literatura Infanto Juvenil
Textos:
A literatura e a formação do professor leitor de Tânia Piacentini
Bibliografia de literatura infantil
Livros:
A Psicanálise dos Contos de Fadas - Bruno Bettelheim
Literatura Infantil: gostosuras e bobices – Fanny Abramovich
Fonte:
Revista Língua Portuguesa
Literatura Infantil - UNICAMP
Domínio Público - Capes
Casa da Leitura
Tigre Albino
Fonte do Linguagem: http://www.helomartins.com.br/temas/literatura-infantil-e-poesia.html
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