BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 04, 2012

Literatura Infantil> Homenagem do Smartkids às mulheres> 04/03/12

ESCRITORAS BRASILEIRAS

Por sua capacidade e sensibilidade, a mulher tem destaque em várias áreas, portanto teríamos muito para falar sobre isso, mas neste especial vamos destacar as mulheres que mostram seu talento na literatura infantil e neste tema também temos muito que falar, principalmente aqui no Brasil!


Vamos começar por Maria Clara Machado (1921 – 2001), nasceu em Belo Horizonte – MG, mas passou a maior parte da vida no Rio de Janeiro. Foi escritora, dramaturga, professora e diretora teatral. Sempre se dedicou à literatura infantil e foi a criadora da maior escola de teatro do país, clamada de “O Tablado”, que reuniu um grupo de artistas amadores para representar peças para a comunidade. Escreveu livros infantis com histórias que encantam crianças de todas as gerações, entre eles: “O boi e o burro a caminho de Belém” - 1953, “A bruxinha que era boa” - 1954, “Pluft, o fantasminha” - 1955 e “A coruja Sofia” - 1994.


Outra escritora infantil muito conhecida é Ana Maria Machado (1941 - /). Nasceu no Rio de Janeiro, é jornalista, professora e escritora com muitos livros escritos no Brasil e no exterior. Passou por momentos difíceis na época da ditadura e acabou sendo exilada, fase que atuou como jornalista em Paris e Londres. Quando voltou ao Brasil logo estourou em vendas com o livro infantil “História Meio ao Contrário” – 1977. Outras obras infantis desta autora são: “Raul da Ferrugem Azul” – 1979, “Bisa Bia, Bisa Bel” – 1981, “Menina Bonita do Laço de Fita” – 2000 e “Abrindo Caminhos” – 2003.


Na sequência temos Lygia Bojunga (1932 - /), nasceu em Pelotas – RS, é artista de teatro, mas desde 1972 dedica-se à literatura infantil. Como viajou desde pequena se apresentando em espetáculos no interior do país, presenciou a pobreza e o analfabetismo, criou possibilidades para abrir uma escola para crianças carentes no interior do Rio de Janeiro, onde vive atualmente e dirige a escola. “A Bolsa Amarela” - 1976, “Corda Bamba” – 1979, “A Casa da Madrinha” – 1987 e “O Sofá Estampado” – 1980 são algumas de suas obras.


Ruth Rocha (1931 - /) vem a seguir, com muito conhecimento e competência para lidar com o que se passa na cabeça das crianças. Ela nasceu em São Paulo, formou-se me Sociologia e Política, mas gosta mesmo de lidar com a educação, por isso fez pós-graduação em Orientação Educacional. Ganhou os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira do Livro, cinco Prêmios “Jabuti”, da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Academia Brasileira de Letras, Prêmio João de Barro, da Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros. Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo” - 1999, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias. Outros livros da autora: "As Coisas que Eu Gosto" - 1987, "Borba, O Gato" - 1998, "Borba, O Gato" - 2002 e "Quem Vai Salvar a Vida?" – 2004.


É impossível deixar de falar em Cecília Meireles (1901 – 1964), grande escritora da literatura brasileira, nascida no Rio de Janeiro, com muitas obras escritas, que contempla todas as idades, mas especialmente a literatura infantil. Formou-se professora e fundou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, em 1934. Entre as obras mais conhecidas estão: "Ou Isto ou Aquilo" - 1964, "O Menino Atrasado" – 1966 e "Janela Mágica" – 1981.


Claro que a nova geração está chegando e escritoras mais jovens estão surgindo com toda energia para motivar essas crianças no mundo da literatura. É o caso de Thalita Rebouças (1974 - /), carioca, jornalista, com vários livros publicados. Entre os livros mais conhecidos estão: "Uma Fada Veio Me Visitar" - 2006, "Ela Disse, Ele Disse" - 2010, "Fala Sério, Mãe" - 2011 e "Era Uma Vez Minha Primeira Vez" - 2011.

Curiosidades
Cecília Meireles foi a primeira mulher a ter um livro reconhecido pela Academia Brasileira de Letras, em 1938, pela obra “Viagem”.
http://www.smartkids.com.br/especiais/escritoras-brasileiras-pag2.html

Atividades:
É importante estimular nossos alunos a conhecer as escritoras brasileiras e uma forma divertida de trabalhar com o tema é construir um jogo da memória que tenha cartas com fotos e nomes das principais escritoras, que devem ser relacionadas com as cartas que possuam os nomes e figuras de pelo menos uma obra de cada. Se as cartas forem grandes, os alunos poderão fazer o jogo no chão e também caberão mais informações sobre cada obra.
Que tal organizar um sarau literário, tendo como foco obras de autoras infanto-juvenis brasileiras?
Para isso os alunos devem estudar a fundo as principais autoras brasileiras e no dia marcado, poderão declamar poesias, dramatizar trecho de alguma história, além de fazer exposições sobre o que pesquisaram.
É importante convidar a família para participar do evento.
Você também pode organizar uma atividade em que os alunos divididos em grupos deverão pesquisar uma escritora, ler algumas de suas obras e montar um portfólio para pesquisa.
Esse material deverá ser o mais completo possível, pois poderá ser utilizado pelos alunos em diversas ocasiões.

 





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios