BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, março 12, 2012

Páscoa e Afins> 12/03/12> Literatura> Aula


A páscoa: um estudo de linguagem,
brincadeiras e numerais




O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”
Trabalhar a motricidade utilizando brincadeiras populares relativas ao tema
Trabalhar a seqüência lógica, contagem e numerais através de atividades matemáticas com símbolos da páscoa

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula
Momento 1

A professora deve explorar o conhecimento que as crianças têm a respeito da páscoa. Perguntar se conhecem o significado da páscoa, se conhecem alguns símbolos, brincadeiras e tradições.
A partir das respostas obtidas, deve explicar que a páscoa é comemorada há muitos anos em vários países. Alguns comemoram o sentido religioso, outros apenas o sentido comercial, presenteando e trocando ovos de chocolate com as pessoas queridas.
Explicar que conhecerão algumas brincaderias que também são comuns nessa época, como caça aos ovinhos e coelhinho sai da toca.

Momento 2

Fora da sala de aula, a professora deve marcar no chão vários círculos formando uma roda (um a menos que o número de crianças presentes). Os círculos podem ser marcados com giz ou pode-se usar bambolês. Explicar às crianças que elas serão coelhos e que os círculos serão suas tocas. Cada criança ficará dentro de uma toca e uma criança no meio da roda sem toca. A professora irá dizer: - Coelhinho sai da toca! Imediatamente cada um deve trocar de toca e o que estava no meio da roda deve encontrar uma toca para entrar. A cada hora um ficará sem toca, indo então para o meio da roda. Se a turma for grande, a professora pode separar os aluno em grupos de três, um será o coelho enquanto os outros dois formarão uma toca com seus braços em forma de arco. Depois de algumas rodadas, deve ser feito um revezamento, quem foi o coelho passa a formar a toca e quem estava formando a toca tem a chance de ser coelho.






Momento 3
A professora deve distribuir o desenho dos seguintes ovinhos para que as crianças possam colorir.



http://3.bp.blogspot.com/_N92S3zzTtRc/ScqHTNz6WiI/AAAAAAAAARI/Ntbw735EBY4/s400/ovo-de-pascoa-para-colorir.jpg 
http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/ovo_pascoa.jpg  



Momento 4


Num outro momento, a professora irá esconder esses ovinhos e solicitará às crianças que encontre o seu ovinho, como se fosse uma caça ao tesouro.


Momento 5


Distribuir a seguinte atividade para cada criança:




Elas devem colorir, recortar e depois tentar montar o quebra-cabeça.



Pedir que os alunos façam as atividades das folhas abaixo:




As atividades acima devem ser feitas de forma dirigida, para que a professora possa acompanhar o crescimento e/ou dificuldade apresentadas pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugestão de um Jogo da Páscoa: pode ser jogado em aula, caso as crianças tenham aula de informática ou a professora pode ampliar e imprimir a imagem dando uma para cada criança: (o objetivo é encontrar os sete coelhos escondidos no meio da multidão)
http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogo_da_pascoa.swf/view

Avaliação

Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar se houve competição ou cooperação entre os colegas durante a atividade do momento 4.
Avaliar a coordenação motora fina das crianças através da atividade do momento 5.
Analisar se os alunos conseguiram completar as sequências e responder as perguntas das últimas atividades.





Uma história bem divertida sobre a diferença entre tradição e vocação.


Você Sabia? Turma da Mônica - Páscoa







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios