BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 14, 2012

Páscoa> Produção de textos> 14/03/12


Produzindo textos sobre a páscoa


O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar o tema “Páscoa” através de atividades lúdicas como coelhinho sai da toca e caça aos ovinhos .
Explorar, de forma oral, o conhecimento que os alunos têm sobre o tema e produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
Realizar uma exposição dos trabalhos sobre o tema estudado
Incentivar a imaginação e a criatividade dos alunos executando um painel decorativo e informativo sobre a páscoa

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos

 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve pedir aos alunos que falem (um de cada vez) uma palavra que associem a palavra “páscoa”.
Cada palavra que surgir, a professora deve anotar no quadro.
Provavelmente surgirão palavras como:
■Coelho
■Chocolate
■ Ovo
■ Cesta
■ Carta
■ Igreja
■ Música
■ Pegadas
A professora pode ajudar surgerindo novas palavras através de perguntas:
Em que dia da semana é comemorada a páscoa?
■ Domingo
Algumas famílias não comem carne vermelha no dia da páscoa, comem o quê?
■ Peixe

Momento 2
Quando todos tiverem a oportunidade de dizer alguma palavra relacionada ao tema, a professora distribuirá o caderno ou uma folha de papel ofício para cada criança.
 Pedirá que a turma crie uma história sobre a páscoa usando essas palavras, a medida que as crianças forem falando, a professora irá escrevendo no quadro a história, produzindo assim um texto coletivo com os alunos.

Exemplo 1:
Minha páscoa
Escrevi uma carta para o coelho da páscoa. Pedi que ele trouxesse um ovo de páscoa pra mim.
Quando acordei no domingo de páscoa, segui algumas pegadas de coelho até minha cesta... que supresa!!! Lá estava meu ovo!

Exemplo 2:
A páscoa
A páscoa é comemorada em um domingo.
Algumas pessoas vão a igreja e comem peixe nesse dia.
Crianças escrevem cartas ao coelhinho da páscoa pedindo ovos de chocolate, montam suas cestas e esperam alegres seus ovinhos.

Momento 3
Perguntar se conhecem alguma música sobre o tema páscoa. A professora pode cantar canções conhecidas como:

“Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?
1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim.
Coelhinho da páscoa que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também”...

Música

“De olhos vermelhos, de pêlos branquinhos, orelhas bem grandes, eu sou coelhinho!
Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grade ela era... fiquei barrigudo!
Eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais.
Sou muito assustado, porém, sou guloso, por uma cenoura... eu fico manhoso.”

Música

Momento 4
Dividir a sala em grupos de 4 ou 5 crianças e distribuir uma cartolina para cada grupo. Pedir que façam um painel decorativo com o tema páscoa. Eles enfeitarão a sala ou a escola. Podem desenhar figuras que lembram o tema, escrever frases, colorir, ilustrar alguma música e enfeitar. A professora deve disponibilizar para as crianças canetinha, giz de cera, cola, papel colorido, paetês, cola colorida, etc.

Recursos Complementares
Caso a professora queira passar um vídeos com a música de páscoa,


Avaliação
Observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas
Analisar a capacidade de produção coletiva verificando a coerência de idéias.
Analisar o trabalho em equipe bem como a criatividade das crianças ao produzirem cartazes sobre a páscoa.

 



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios