Dona Galinha e o ovo de Páscoa
Autor: Miriam Raquel Piazzi Machado
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros e da vivência em diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá estar inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula: História:Dona Galinha e o ovo de Páscoa, de Eliana Sá, Editora Scipione.
a) Reproduzir a história gravada em mp3, conforme o link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10840/DonaGalinhaOvoPascoa.mp3?sequence=1
b) Distribuir os livros de literatura para os alunos observarem as gravuras e fazerem a leitura.
c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto:
Por que a galinha começou a chocar o ovo?
O que as outras aves queriam fazer com o ovo?
Por que a galinha não deixou as outras aves chocarem?
O que aconteceu com o ovo depois que a galinha o chocou?
Por que a galinha desistiu de chocar o ovo?
Quem chegou no galinheiro?
O que ele fez?
Qual a reação da galinha ao descobrir que aquele era um ovo de Páscoa?
d) Convidar os alunos a dramatizar a história, sendo que cada criança fará o papel de uma personagem. Esse teatrinho poderá ser apresentado à frente da sala de aula.
2ª aula: Produção escrita de uma parte da história
Pedir que os alunos ilustrem a parte da história que acharam mais engraçada.
Em seguida, cada criança escreverá, com suas palavras, a parte que ilustrou.
A professora fará a correção dos textos, usando legenda de correções escrita a lápis, a fim de que os alunos possam corrigi-lo, posteriormente.
Exemplo de legenda:
--- usar letra minúscula
+++ usar letra maiúscula
V falta alguma palavra
Circular palavra com problema de ortografia
3ª aula: Correção da atividade proposta
Entrega das produções para serem corrigidas pelos alunos em sala de aula.
É importante que a legenda sugerida acima já tenha sido apresentada ao aluno, ou seja, que o mesmo tenha familiaridade e domine os códigos registrados.
A professora poderá propor que apresentem o produto final do trabalho e, em seguia, fará uma pequena exposição num painel em sala de aula.
Avaliação
Observar a postura dos alunos ao escutar a história narrada, seu interesse e concentração.
Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
Avaliar o texto produzido pelos alunos: a coerência, a ortografia, a coesão e a sequência lógica das ideias.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7000
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.