BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 14, 2012

Páscoa>Literatura> Produção de textos> 14/03/12

Dona Galinha e o ovo de Páscoa


Autor: Miriam Raquel Piazzi Machado
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros e da vivência em diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.


Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá estar inserido no processo de letramento.


Estratégias e recursos da aula


1ª aula: História:Dona Galinha e o ovo de Páscoa, de Eliana Sá, Editora Scipione.
a) Reproduzir a história gravada em mp3, conforme o link:


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10840/DonaGalinhaOvoPascoa.mp3?sequence=1


b) Distribuir os livros de literatura para os alunos observarem as gravuras e fazerem a leitura.
c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto:
Por que a galinha começou a chocar o ovo?
O que as outras aves queriam fazer com o ovo?
Por que a galinha não deixou as outras aves chocarem?
O que aconteceu com o ovo depois que a galinha o chocou?
Por que a galinha desistiu de chocar o ovo?
Quem chegou no galinheiro?
O que ele fez?
Qual a reação da galinha ao descobrir que aquele era um ovo de Páscoa?
d) Convidar os alunos a dramatizar a história, sendo que cada criança fará o papel de uma personagem. Esse teatrinho poderá ser apresentado à frente da sala de aula.


2ª aula: Produção escrita de uma parte da história


Pedir que os alunos ilustrem a parte da história que acharam mais engraçada.
Em seguida, cada criança escreverá, com suas palavras, a parte que ilustrou.
A professora fará a correção dos textos, usando legenda de correções escrita a lápis, a fim de que os alunos possam corrigi-lo, posteriormente.


Exemplo de legenda:


--- usar letra minúscula
+++ usar letra maiúscula
V falta alguma palavra
Circular palavra com problema de ortografia


3ª aula: Correção da atividade proposta


Entrega das produções para serem corrigidas pelos alunos em sala de aula.
É importante que a legenda sugerida acima já tenha sido apresentada ao aluno, ou seja, que o mesmo tenha familiaridade e domine os códigos registrados.
A professora poderá propor que apresentem o produto final do trabalho e, em seguia, fará uma pequena exposição num painel em sala de aula.


Avaliação
Observar a postura dos alunos ao escutar a história narrada, seu interesse e concentração.
Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
Avaliar o texto produzido pelos alunos: a coerência, a ortografia, a coesão e a sequência lógica das ideias.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7000
 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios