O cubismo em destaque
Como movimento artístico, apesar dos grandes representantes, teve vida curta, mas, em sala de aula, facilita a percepção e assimilação da geometria
Objetivos:
★ Apresentar a vida e as obras de Piet Mondrian, as características de sua pintura cubista, as cores utilizadas e as formas geométricas empregadas.
★Estimular a leitura formal e interpretativa de uma das obras do artista.
★ Facilitar a apropriação da obra, visando o reconhecimento das formas geométricas e a criação livre, com diferentes materiais.
★ Despertar a criatividade.
Faixa etária:
Crianças a partir do 1° ano.
O cubismo teve início em 1907. Sete anos depois, em 1914, o movimento se encerrou oficialmente, em virtude da 1ª Guerra Mundial, embora tenha persistido até o momento em que os artistas envolvidos o abandonaram. Contudo, no período em que esteve em voga, seus principais focos foram as artes decorativas e a arquitetura do início do século 20. Apesar de ter sido considerado um ato de percepção individual, o movimento que primava pela geometrização das figuras tinha coerência, tanto que se inspirava na racionalidade da arte africana e no princípio de "realização do motivo" de Cézanne.
Por conseguinte, ele rompeu com o conceito de arte como imitação da natureza (que vinha desde a Renascença), bem como com as noções da pintura tradicional, que incluíam a perspectiva.
Artistas Cubistas
Apesar da identificação imediata do cubismo às figuras de Pablo Picasso e Georges Braque, vários outros artistas deram grandes contribuições individuais ao movimento. Entre eles, destacam-se Guillaume Apollinaire, Fernand Léger, Max Jacob, Robert Delaunay, Francis Picabia, Gertrude Stein, Jean Metzinger, Albert Gleizes, Juan Gris e os irmãos Jacques Villon, Duchamp-Villon e Marcel Duchamp, entre outros.
Principais características do cubismo
Além da geometrização das formas e volumes, o movimento renunciou à perspectiva e à função do claro-escuro. Em consequência, passou a representar o volume com cores austeras - que iam do branco ao preto, passando pelo cinza, ocre apagado ou castanho suave - sobre superfícies planas, o que dava a sensação de pintura escultórica às obras.
Geometrização das figuras
Como resultado de uma arte intuitiva e abstrata, derivada da experiência visual, ela tinha como base a luz e a sombra - e a geometrização das formas e volumes. Pablo Picasso, um dos iniciadores do movimento cubista, o definiu como "uma arte que trata primordialmente de formas, e quando uma forma é realizada, ela aí está para viver sua própria vida".
Que tal usar o cubismo para reforçar os conceitos geométricos?
As obras do pintor holandês Piet Mondrian são ideais para esse tipo de trabalho. Apesar de ele ter começado como um artista figurativo influenciado por Van Gogh, ao aderir o movimento, ele optou pelo cubismo analítico, pela abstração geométrica e pelo uso das cores primárias (amarelo, azul e vermelho).
Seus quadros, que são bem conhecidos, caracterizam- se por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais, que definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura. Já os blocos de cor, pintados de modo fosco, são distribuídos assimetricamente, o que facilita o contato com a forma geométrica de imediato.
Dicas para trabalhar o tema
★ Exponha uma série de obras de Mondrian para a apreciação infantil.
★ Em paralelo, apresente a biografia do artista, suas principais obras da fase cubista e a trajetória do movimento.
★ Deixe que a criançada faça a leitura inicial dos quadros e, então, promova uma discussão sobre as conclusões a que chegaram.
★ Então, peça que cada uma escolha uma obra e inicie uma análise mais profunda, momento em que terá que determinar, nomear e relacionar quais as formas geométricas que foram empregadas pelo artista na elaboração do quadro.
★ Em seguida, entregue aos alunos uma cópia de uma obra qualquer do artista (no pôster tem uma sugestão), para que eles pintem com as cores primárias as formas geométricas pré-determinadas por você e, com as cores secundárias, as demais.
★ Prosseguindo, distribua vários pedaços de papel, nas cores vermelho, azul, amarelo e preto. Oriente as crianças para que recortem quadrados, retângulos e linhas pretas. Feito isso, sugira que recriem uma obra, sobre uma folha de papel, a partir da intercalação das figuras recortadas.
★ Por último, providencie cartolinas recortadas em quatro partes, lápis de cor, canetinhas e tinta em cores primárias para que cada criança, inspirada pelo artista, crie uma obra cubista, a partir das figuras geométricas conhecidas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.