RECICLAGEM - UM TEMA MULTIDISCIPLINAR
Aprender sobre a importância da reciclagem para preservação do ambiente.
Aprender a classificar os materiais.
Elaborar um folheto explicativo sobre reciclagem.
Reconhecer a importância da reciclagem para o bem do meio ambiente.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor na fase inicial.
Conhecer um pouco sobre os problemas ocorridos oriundos da degradação do meio ambiente e da destruição ambiental provocada pela ação do homem.
Estratégias e recursos da aula
Recursos da aula:
Materiais reciclados
Livro: O saci e a reciclagem do lixo
Caixas para armazenar os materiais.
Estratégias da aula:
Primeira atividade:
Inicie a aula com a turma em roda e leia o livro:
"O saci e a reciclagem do lixo"
Coleção: VIRAMUNDO
Autor: BRANCO, SAMUEL MURGEL
Editora: MODERNA EDITORA
Sinopse:
O Saci, o simpático personagem do nosso folclore que adora fazer travessuras e enganar pessoas, resolveu aprontar uma grande confusão em Jequitibá. Ele catou todos os cacos de vidro que estavam no lixo e levou tudo de volta para a fábrica de garrafas. Em seguida, catou as latas enferrujadas e sujas e levou para a fábrica de latas. Não contente, fez a mesma coisa com a fábrica de plásticos e papelão. O fato é que o moleque, sem querer, tinha resolvido os problemas da cidade. Ele havia despertado a idéia nos fabricantes para reciclarem vidros, metais, plásticos e papéis. Desde então, foi possível realizar um ciclo entre a produção, o uso e o reaproveitamento de vários materiais.
Segunda atividade:
Faça perguntas que oriente a compreensão da história e converse com seus alunos sobre o que eles sabem sobre o tema reciclagem.
Anote as informações coletadas em um blocão para retomá-las sempre que necessário.
Leia com seus alunos o texto sobre a reciclagem retirado de site "Sua pesquisa. com" para ajudar na compreensão e ampliação dos conhecimentos sobre o assunto.
Introdução
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.
Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.
Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo. Símbolos da reciclagem por material Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
-Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Terceira atividade:
Liste os materiais que podem ser reciclados.
Peça para os alunos trazerem de casa materiais diversos para serem classificados de acordo com as orientações de reciclagem.
Mostre os principais materiais utilizados para reciclagem e seus símbolos.
Fonte: Google imagens
Faça uma lista de embalagens e outros produtos que fazem parte do dia-a-dia das famílias que podem ser reciclados.
A listagem servirá de base para a seleção dos materiais em casa.
Quarta atividade:
Para esta atividade, solicite que sua escola providencie caixas coletoras próprias para reciclagem, ou na impossibilidade dessa aquisição, utilize caixas de papelão devidamente identificadas.
No dia marcado inicie o processo de separação dos materiais. Deixe que cada aluno mostre o que trouxe e guarde na lixeira adequada.
Quinta atividade:
Proponha à turma a elaboração de um manual explicativo sobre a reciclagem que será distribuído para as famílias e às outras turmas da escola, a fim de compartilhar com o maior número possível de pessoas a importância das informações aprendidas.
Divida a turma em grupos de 3 a 4 crianças e oriente-os na construção do manual:
1) As crianças deverão escrever um texto resumindo as ideias principais sobre o assunto, orientando-se pelos textos lidos nas atividades anteriores.
2) No texto deve estar escrito o que é a reciclagem, sua importância para o meio ambiente, podemos ajudar na separação do lixo e quais materiais devem ser separados.
3) Ajude os grupos na revisão do texto, fazendo a leitura e discutindo as correções no momento em que o grupo estiver fazendo a revisão. Neste momento priorize a forma do texto, isto é, se está cumprindo sua função de informar brevemente o assunto e ensinar como reciclar os materiais.
4) Recolha os textos faça uma revisão mais detalhada, observando a ortografia e aspectos gramaticais.
5) Retorne com os textos em sala, leia para a turma apontando os erros mais comuns da turma e discutindo com o grupo. Faça um momento de correção dos textos pelos grupos que seguirão os seus apontamentos para fazerem as correções.
6) Oriente cada grupo para a preparação de desenhos que ilustrem o texto elaborado.
Sexta atividade:
Encontro com a Direção da escola
Reúna seus alunos para uma conversa com a Direção da escola.
Deixe que apresentem o que estudaram e ressaltem a importância do engajamento da escola em atitudes pelo meio ambiente.
Deixe que apresentem o que estudaram e ressaltem a importância do engajamento da escola em atitudes pelo meio ambiente.
Leve uma lista com sugestões de cooperativas que poderão dar o destino adequado aos materiais coletados, caso a escola adote o sistema de coleta seletiva.
Neste site existe uma relação de cooperativas somente para exemplificar, mas cada professor deve fazer uma pesquisa pela comunidade ou na internet de cooperativas de catadores de lixo recicláveis de sua cidade para levar para a Direção da escola.
Sétima atividade:
Avaliação
Para finalizar a aula, distribua a poesia " Paraíso" de José Paulo Paes" e junto com os alunos faça um jogral com a poesia indicada.
PARAÍSO
Se esta rua fosse minha
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas pra criança brincar.
Se esta mata fosse minha
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.
Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças,
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.
Autor: José Paulo Paes
Livro: Poemas para brincar
Converse com seus alunos traçando um paralelo entre a poesia e os conhecimentos adquiridos na aula. Aborde com os alunos a temática da reciclagem como um dos meios para conservação do meio ambiente.
Peça que ilustrem o texto.
Aproveite para avaliar em uma conversa informal, perguntando sobre o que eles aprenderam e se as últimas aulas sobre a reciclagem provocaram algumas mudanças no comportamento deles ou da família.
Recursos Complementares
Segue abaixo sugestões de links para a ampliação dos conteúdos da aula.
O próximo site apresenta uma lista de desenhos animados que tratam do tema da preservação ambiental. O professor pode incluir alguns desses desenhos em suas próximas aulas.
Avaliação
A avaliação acontecerá durante toda a aula. O professor deverá observar a motivação dos alunos e verificar se demonstraram ter aprendido sobre a importância da reciclagem para preservação do ambiente durante as atividades e principalmente no momento da elaboração do texto para o manual.
Na atividade de elaboração do manual explicativo sobre reciclagem o professor poderá verificar se compreenderam a importância do tema e se conseguiram expressar com clareza e por escrito suas ideias.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.