No mundo dos contos de fada:
elementos estruturantes dos contos de fada
Autor: Maria José Campos Ferreira
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade;
■Reconhecer as características dos contos de fadas;
■Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, viveram felizes para sempre), passando a identificá-los nos contos lidos em sala de aula;
■Compreender a leitura e a escrita como prática social
Duração das atividades
A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que o aluno conheça alguns contos de fada.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento: Leitura de um conto de fada
O professor deverá iniciar a aula fazendo a leitura de um conto e, em seguida, realizar alguns questionamentos como:
■Vocês já conheciam essa história? Do que ela trata?
■Como ela começa? Como termina?
■Quais os personagens?
À medida que as crianças forem respondendo o professor registra em uma folha para que essas respostas sejam retomadas ao final da aula.
2º Momento: Conhecendo a estrutura de um conto de fada
O professor deverá, então, apresentar aos alunos algumas características comuns a esses contos.
Estrutura básica dos contos de fadas:
Início - nele aparece o heroi (ou heroína) e sua dificuldade ou restrição. Problemas vinculados à realidade, como estados de carência, penúria, conflitos etc., que desequilibram a tranquilidade inicial, como por exemplo, uma proibição é imposta ao heroi ;
Ruptura - é quando o heroi se desliga de sua vida concreta, sai da proteção e mergulha no completo desconhecido;
Confronto e superação de obstáculos e perigos - busca de soluções no plano da fantasia com a introdução de elementos imaginários, como por exemplo, quando são dados poderes mágicos ao heroi ou são introduzidas fadas ;
Restauração - início do processo de descobrir o novo, possibilidades, potencialidades e polaridades opostas;
Desfecho - volta à realidade. União dos opostos, germinação, florescimento, colheita e transcendência, como por exemplo, o heroi se casar.
3º Momento: Produzindo um conto
Após as crianças conhecerem as estruturas básicas de um conto de fadas, o professor irá propor que elas criem e/ou recriem um conto de fadas que posteriormente será utilizado para a construção de um livro com as ilustrações também das crianças. Nesse momento o professor além de mediador na construção da história, também assumirá o papel de escriba, sempre salientando a importância da leitura e da escrita como prática social.
Como o custo para a impressão da história seria alto, o professor poderá utilizar o programa de power point para que a história seja contada também para outras salas de aula.
4º Momento: Ilustrando o texto
Em seguida, o professor irá fazer a leitura oralmente para que as crianças analisem o texto e caso seja necessário acrescentem falas e ações. Com o texto concluido, as crianças irão se dividir me grupos para ilustrar a história.
Recursos Complementares
http://www.graudez.com.br/litinf/textos.htm#Fadas
Avaliação
Com esta aula é possível avaliar:
■O envolvimento das crianças na atividade;
■se elas reconhecem as estruturas básicas de um conto de fadas;
■se conseguiram desenvolver atitudes de cooperação no trabalho durante a construção da história.
Contos
Autor: Maria Carolina da Silva
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Divida a turma em quatro grupos.
Para cada grupo, entregue um dos textos a seguir:
Texto 2
A roupa nova do imperador
Texto 3
O menino e o padre
Conto regional do Nordeste (autor desconhecido)
Um padre andava pelo sertão, e como estava com muita sede, aproximou-se duma cabana e chamou por alguém de dentro. Veio então lhe atender um menino muito mirrado.
Texto 4
O Assalto
ATIVIDADE 2
Apresente para os alunos as seguintes classificações de contos:Narrativa curta na qual o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas )
Contos maravilhosos:
Lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Contos_maravilhosos)
Lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Contos_maravilhosos)
Contos populares:
Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. É testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Têm por característica o humorismo e as situações imprevistas, morais e/ou materiais.
(Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp )
Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. É testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Têm por característica o humorismo e as situações imprevistas, morais e/ou materiais.
(Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp )
Contos modernos:
É um tipo de narrativa não muito longa (história curta de fatos fictícios) em que o narrador se detém num momento especial, ou seja, a ação se concentra em um único ponto de interesse um conflito maior vivido pelos personagens. Normalmente, contam histórias voltadas para o cotidiano
(Fonte:
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20Apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20contos%20classicos%20mitologicos%20e%20modernos.pdf )
É um tipo de narrativa não muito longa (história curta de fatos fictícios) em que o narrador se detém num momento especial, ou seja, a ação se concentra em um único ponto de interesse um conflito maior vivido pelos personagens. Normalmente, contam histórias voltadas para o cotidiano
(Fonte:
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20Apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20contos%20classicos%20mitologicos%20e%20modernos.pdf )
A partir das definições acima, peça que os alunos classifiquem os textos lidos na aula anterior e que justifiquem suas respostas. Pergunte se eles conhecem outros contos que se encaixam nas classificações estabelecidas acima. Explique que há outros tipos de contos e outras classificações (contos etiológicos, contos africanos, contos de terror, contos de humor etc.).
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 4
Agora que os alunos já compreenderam a estrutura do conto, promova uma atividade de reescrita em sala de aula. A reescrita consiste em recontar por escrito uma história já conhecida, com suas palavras, enriquecendo-a ou suprimindo alguns detalhes, conforme o interesse e o objetivo dos autores. Essa atividade pode ser realizada coletivamente, em grupos menores ou individualmente. O professor pode propor a reescrita do texto “A Bela Adormecida” ou “A roupa nova do rei” que provavelmente são mais conhecidos pelos alunos. Explique que a reescrita não consiste em copiar o texto, mas em usar a mesma história, contando-a com suas palavras, acrescentando ou retirando elementos, colocando diálogos, descrevendo melhor os cenários, sem mudar a essência do que é narrado. Durante o processo de reescrita, o professor deve auxiliar os alunos a seguirem a seqüência estudada anteriormente. Estimule os alunos a revisarem os textos, verificando a coerência e a correção gramatical e ortográfica.
Recursos Complementares
Para saber mais sobre contos e seu trabalho em sala de aula, sugere-se a leitura dos textos presentes nos sites:
Avaliação
O professor pode avaliar a compreensão de textos por parte dos alunos com base no realizado na primeira atividade. Pode também avaliar a participação e o envolvimento dos estudantes em todos os momentos. A última atividade constitui-se em um momento interessante para avaliar se os alunos compreenderam a estrutura que compõem um conto.
Teste seus conhecimentos literários
- A história se passa em um bosque e uma menina de capuz vermelho é abordada por um lobo.
O livro é?
( ) Branca de Neve e os sete anões.
( ) Chapeuzinho vermelho
( ) Rapunzel
- Tem três irmãos que constroem casas diferentes, mas vem um lobo e derruba duas delas, assoprando sem parar. O livro é?
( ) Os três porquinhos
( ) O vento forte
( ) Os três irmãos e suas casas
- Menino que usa uma panela na cabeça. O livro é
( ) O menino feliz
( ) Doidão do pão
( ) O Menino Maluquinho
- Uma galinha medrosa acorda de madrugada todo o golinheiro, pensando que a própria sombra e um ladrão... O livro é?
( ) O galinheiro
( ) A galinha e o ladrão
( ) A galinha e a sombra
( ) A galinha e a sombra
- Personagem que faz parte da História dos 7 anões?
( ) Bruxa Onilda
( ) Branca de Neve
( ) Cinderela
- Moça solitária que mora em uma torre e possui uma grande trança. O livro é?
( ) Rapunzel
( ) Cinderela
( ) Fiona
- É uma menina dentuça, usa vestido vermelho e adora seu coelho Sansão?
( ) Magali
( ) Cascuda
( ) Mônica
- Criou a história do Sítio do Pica Pau Amarelo:
( ) Mauricio de Souza
( ) Monteiro Lobato
( ) Ziraldo
- Autora do livro “O reizinho mandão”.
( ) Ziraldo
( ) Ana Maria Machado
( ) Ruth Rocha
- Revista infantil que traz informações sobre curiosidades, geralmente voltada para animais.
( ) Veja
( ) Recreio
( ) Isto é
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.