BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, junho 07, 2012

Suspense>Diversão>Jogo>Instrucional>Dramatização> 07/06/12


Em suspense ...
Regras de jogo:Instrucional

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer algumas marcas do gênero de suspense.
Observar / Respeitas as regras de jogos.
Vocabulário usado no gênero de suspense.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Trabalho em duplas.
Jogo de Teatro: Cenas de Estátua.
Jogo: Detetive.
Laboratório de Informática (se possível).
O professor conversa com a turma sobre o que é o suspense ( se já viram um filme deste gênero, se conhecem algum detetive, etc.).
Depois o professor explora a imagen abaixo, levantando oralmente quais os elementos da gravura que nos deixa em suspense.


Link :

Jogo Detetive:  Aula instrucional
O professor propõe que brinquem do Jogo Detetive.
Verifica se alguém já conhece o jogo e explica as regras.
Regras do Jogo:
Cada aluno deve sortear um papel oferecido pelo professor.
Há 3 tipos de marcas no papel:
V = Vítima
A = Assassino
D = Detetive
O aluno que sortear o papel Detetive deve sair da sala (D).
Em silêncio, o professor mostra a todos quem tirou o papel de Assassino (A).
O professor explica que o Assassino piscará apenas com um olho para matar as vítimas.
As vítimas (V) ao verem o Assassino piscar para elas devem morrer estrondosamente.
O Detetive dever tentar descobrir e prender o Assassino, dizendo:
- Está preso, em nome da Lei!
Atenção:
O Detetive só poderá observar o grupo pelo lado de fora do círculo, jamais poderá penetrar no seu interior.
Explicadas as regras, o grupo poderá jogar quantas vezes o professor achar conveniente.
Terminado o jogo, cada aluno deverá falar uma palavra que poderia entrar num filme ou livro de suspense

Dramatização: Cenas de Suspense
O professor separa os alunos em duplas.
Explica que a um sinal dado cada dupla deve fazer pose de estátua, interagindo um com o outro, imitando uma cena de suspense.
Ao final, todos deverão avaliar a aula até aqui : o jogo, as cenas e verificar se tem alguma sugestão a dar para alguma atividade futura.
Recursos Complementares
Laboratório de Informática:
Um Jogo de Detetive para jogar on line, está em francês mas não é necessário saber o idioma porque é um jogo visual. Basta saber que:
jouer = jogar
scores = pontos


Avaliação
Será realizada ao longo do processo (cooperação, tempo das atividades, participação etc).




Leitura de livros de mistérios

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ler e ouvir histórias de mistérios e suspense para observar as características do gênero.
- Fazer a leitura de uma história como se fosse uma radionovela.
- Exercitar a entonação ao ler a fala das personagens.
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Estratégias e recursos da aula
Material:
Livros de mistério e suspense:
- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer, editora EDC.
- O dia que Felipe sumiu, de Milu Leite, editora Cosac Naif - Histórias de detetive (Para gostar de ler 12), de Conan Doyle, editora Ática.
- O mistério do castelo toca-do-lobo, de Friedrich Scheck, editora Ática.
- Caverna Dos Monstros, de Stella Carr , editora Scipione.
- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis , editora Saraiva.

Objetos para fazer o som da história:
Chapa de raio x, chaves, apitos, papel celofane,cascas de coco, papelão, etc.
Caixa ou maleta
Gravador

1ª atividade:
Crie, na sala de aula, um ambiente de suspense e mistério, como, por exemplo: pouca luz, uma música de fundo ou ruídos de janelas e portas rangendo ou batendo, objetos de investigação (lupa, binóculos, lanterna) e tudo mais que sua imaginação mandar.
Sente com a turma em roda e coloque no centro uma caixa ou maleta cheia de livros de mistérios. Comece conversando com o grupo sobre o que imaginam ter na caixa, se o ambiente e os objetos podem dar algumas ideia. Ouça o que tem a dizer e quando tiverem curiosos, abra a caixa e convide-os a manusear os livros encontrados.
Neste momento, peça a algum aluno para ler o livro escolhido, se a história for longa sugiro a leitura compartilhada, o livro passa de mão em mão e cada um lê uma página ou capítulo. Você, professor, pode fazer uma leitura dramatizada, criando expressões faciais e vozes diferentes para cada personagem. Outra sugestão é ler com entonação de mistério, fazer pausas para perguntar a opinião dos alunos e usar a luz da lanterna e variar a direção: em cima do livro, no seu rosto, no rosto dos alunos, etc.
Ao final de cada leitura, peça a opinião da turma, pergunte sobre os personagens, sobre o mistério e como foi solucionado.
Depois, registre coletivamente as observações feitas e acrescente outras características pertencentes ao gênero.

2ª atividade:
Proponha ao grupo transformar o texto de um livro em uma história narrada pelo rádio, como uma radionovela.
Antes, pergunte se alguém sabe ou já ouviu falar em novelas de rádio, explore o tema com a turma e se achar interessante pesquise sobre as novelas de rádio.


Dentre as histórias de mistérios lida na atividade anterior escolha com a turma qual será trabalhada e releia. Enquanto faz a leitura, cada criança vai ouvindo e anotando os sons possíveis de serem reproduzidos.
Como sugestão, indico o livro: Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer.
Esta história trabalha com o mistério do velho do saco que vivia num casarão abandonado.
As crianças daquela rua viviam criando histórias sobre o que o velho fazia, alguns diziam ser um seqüestrador de crianças; outros falavam ser um bruxo... Até que um dia, a bola da garotada caiu no fundo do quintal da casa.
Uma história cheia de elementos sonoros e de suspense e mistério.
Planeje, coletivamente, quais ruídos serão reproduzidos e como isso será feito.
Portanto leve alguns objetos e deixe a turma explorar os sons obtidos.
Alguns exemplos de sons são: som de trovão (sacudir chapa de raio x, passo se aproximando( bater as cascas de coco), bater das janelas( bater dos pedaços de madeira)etc.
Por último, dramatize a história usando os sons pesquisados.
Esta atividade faz com que o grupo se familiarize com a história e os ruídos produzidos.

3ª atividade:
Ensaie a apresentação da radionovela.
Para isso oriente os alunos sobre a necessidade de alguns elementos, como: narrador, personagens, sonoplastas (reproduzem os sons da história).
Sugiro que cada participante tenha o texto em mãos e façam as marcações de suas falas, utilizem uma cor diferente para cada um ou se preferir reescreva a história demarcando as falas e os sons a serem produzidos.
Leia e releia com o grupo toda a história, assim cada um poderá exercitar a leitura, a entonação da fala das personagens e os sons produzidos.
Quando todos estiverem prontos, grave a apresentação com o gravador e por último ouçam como ficou sua radionovela.
Outra idéia é formas grupos e gravar todas as apresentações, criando um CD da turma a ser compartilhado com ostras turmas e familiares.

Recursos Complementares
Ouvir histórias contadas em CD :

CD de Bia Bedran: Canta conto 1 e 2
Confeccionar instrumentos musicais com sucata:


Avaliação
Avalie o aluno durante a realização das atividades:
Expõe suas idéias com clareza e sequência lógica.
Lê com ritmo, fluência e entonação.
Participa com opiniões e dramatizações do enredo.
Reconhece as características pertencentes ao texto de mistério.

 
 
Representando contos de mistério
 por meio das artes plásticas

O que o aluno poderá aprender com esta aula
a – Ler um conto de mistério registrando os elementos da narrativa e identificando as principais ideias veiculadas pelo texto.
b- Representar a história lida por meio da ilustração das personagens da história.
c – Criar um diorama a partir da história lida.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 -
Com a turma sentada em meio círculo, lançar a seguinte pergunta:
"O que você acha que há dentro de um casarão mal-assombrado?" - Registrar as palavras no blocão da turma ou no quadro-negro.
Em seguida, apresentar o livro " OS MISTERIOS DO CASARÃO de Regina Lucia Pires Nemer"
Após a leitura, retomar à pergunta inicial e relacionar os itens listados pelos alunos que, de fato, aparecem na história.
Por meio destes elementos, buscar elaborar junto com a turma uma lista de atributos específicos dos contos de mistério.
Registrar, no caderno das crianças, a descoberta feita coletivamente pela turma neste dia.

Aula 2-
 Retomar o livro lido organizando uma galeria de personagens.
Construindo um diorama
Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo desenhe uma das personagens da história em folha de tamanho A3.
Os desenhos devem ser coloridos com hidrocor e recortados.
Atrás de cada personagem colar um ou mais palitos de churrasco, de forma que o desenho tenha sustentação.
Em seguida, pegar uma caixa de papelão com mais ou menos 80cm por 80cm e colocar as personagens presas lá dentro.
Montar um cenário usando outros elementos.
A caixa ´pode ser pintada ou encapada por fora. Está pronto o seu diorama.
Prenda-o no mural, ou coloque em exposição num canto da sala.
Professor: Uma outra possibilidade é montar pequenos dioramas em grupos de 5 alunos.

Recursos Complementares
Use o diorama montado pela turma como incentivação de escrita de novos contos.

Avaliação
a – Observação da participação dos alunos no registro de elementos da narrativa.
b – Observação da participação dos alunos na criação do diorama.

Obs: Pode-se usar outro livro do gênero.
Veja no Linguagem sugestões de textos





Que medo!
 Produção e revisão de textos de contos de terror
Autor: Sandra Maria Rocha de Arruda
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as características de um conto de terror.
Utilizar os elementos do gênero para produzir um conto de terror.
Revisar o texto, colocando-se na posição de leitor.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula
1º momento:
Prepare um ambiente de suspense e terror, com a sala de aula escura e à luz de velas, música de fundo com ruídos de janelas e portas rangendo ou batendo e tudo que você puder imaginar.
Apresente para a turma uma caixa toda preta e enfeitada com desenhos aterrorizantes, cheia de livros de terror e suspense.

Sugestões:
- Coleção de Stella Carr: Caverna dos Monstros, Assombrassustos, Segura o Grito!, O Esqueleto atrás da Porta...
- Histórias de Terror, de Tatiana Belinky
- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer
- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis
Aguce a curiosidade das crianças perguntando o que imaginam ter na caixa. Convide-os a abri-la e manusear os livros.
O professor poderá escolher um dos livros e fazer uma leitura “assombrosa”. Crie suspense ao ler, mude o tom de voz e faça pausas para provocar medo e tensão.
Ao final, peça a opinião dos alunos sobre as personagens, o terror e como foi solucionado.
- O que despertou medo?
- E suspense?
Promova debates que ajudem os alunos a formular um banco de dados com as características dos contos de terror.
Faça também um levantamento de palavras ou frases que possam compor um conto de terror. Depois, anote as observações feitas, pois elas servirão como fonte de consulta.

2º momento:
Apresente a música “A Noite no Castelo” de Helio Ziskind
Divida a turma em grupos e distribua tiras de papel com palavras e expressões destacadas no 1º momento que possam compor um conto de terror.
A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem um fantasma que faz
úúhúh, úúhúh
A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem uma bruca que faz
HA, Ha, Ha, Ha, Ha, Ha, Ha.
A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem um vampiro que faz
shhh, shhh, shhh, shhh.
A noite no castelo é mal assombrada
Lá tem um fantasma que faz
úúhúh...
E tem uma bruxa também que faz
Ha ha ha...
E tem um vampiro também que faz
shhh...
úúhúh, ha ha ha, shhh




Apresente também objetos como morcegos, dentadura de vampiro, máscaras de monstros, líquido vermelho (sangue) etc.
Peça que, utilizando os objetos, as palavras e as expressões, criem uma história de terror.

3º momento:
Depois da criação, cada grupo deverá fazer uma revisão ortográfica e coerência textual.
Proponha um troca-troca de histórias para mais uma revisão. O outro grupo, estando distante da produção, poderá fazer uma nova revisão com olhar de leitor.
O professor deverá orientar os alunos nas revisões.

4º momento:
Faça uma dramatização das histórias.
O grupo também poderá eleger por votação a história mais aterrorizante e apresentar para outra turma.
Poderá também unir todas as histórias e criar um único conto de terror. Ou ainda criar uma música para cada história e fazer uma apresentação de “Contos Musicados de Terror”.

Recursos Complementares
- Coleção de Stella Carr: Caverna dos Monstros, Assombrassustos, Segura o Grito!, O Esqueleto atrás da Porta...



- Histórias de Terror, de Tatiana Belinky




- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer


- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis


Lucas mora na mesma casa desde que nasceu. Conhece todo mundo por lá, só que as coisas começaram a mudar quando chegaram seus novos vizinhos.
Os novos vizinhos são um velho e seus três sobrinhos e eles trazem muitos problemas.
Enquanto isso Lucas namorava uma menina bonita de um pai branco e de uma mãe negra. Lá na Rua do Lucas tava tudo mal, andava acontecendo coisas estranhas.
Lucas estava chegando a casa ele tava quase entrando ,quando decidiu entrar na casa do vizinho , ele criou coragem e entrou lá na casa do velho e tinha o monte de coisas estranhas lá dentro ficou assustado e foi embora , pois o velho tinha muitos gatos dentro de casa .No outro dia o velho foi na casa do Lucas ele pensou que o velho tinha ido lá pelo fato dele ter entrado na casa dele ,só que não era isso ele queria apenas usar o telefone e o Lucas suspirou preocupado quando chegou ao quarto e foi aí que resolveu descer para sala , mas o velho já tinha ido embora.
No dia seguinte o Lucas saiu com sua namorada e foi ao cinema, ele voltou para casa e teve uma surpresa sua casa havia sido roubada. Logo desconfiaram do velho e de seus gatos. E esse mistério continua até hoje.



Avaliação
Durante todas as atividades, observe se as crianças perceberam os elementos que compõem uma história de terror e se utilizaram esses elementos na sua produção textual.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios