BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 02, 2012

Asterix>Olimpíadas>Aula>Sugestão> Filme>02/07/12


As artes e o esporte

Autores:
Juliana Gomes de Souza Dias e outros
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Identificar as diferentes modalidades esportivas e seus atletas;
■Compreender a importância de praticar esportes.
■Sintetizar em imagens o esporte que mais gosta

Duração das atividades
02 aulas a 05 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Modalidades esportivas
■Ícones do esporte
■Origem dos jogos olímpicos

Estratégias e recursos da aula
Objetivos específicos da aula:
O objetivo da aula é estimular os alunos a prática esportiva, enfatizando a importância de praticar esportes e ter uma vida saudável.
Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre as olímpiadas:
■O que é?
■Como surgiu?
■Onde surgiu?
■Como é hoje?
■Existe olimpíada apenas no esporte?
Para contextualizar o professor poderá utilizar o filme: "Astérix nos jogos olímpicos"
Atenção professor!
 Utilize apenas trechos do filme para não perder o foco da aula, sugerimos o trecho que inicia quando o mocinho é desafiado a participar dos Jogos Olímpicos até a realização das primeiras provas quando aparecem os juízes.
Após o vídeo questione os alunos sobre:
■A cidade onde surgiu os jogos
■As características físicas dos atletas
■Os países participantes
■Como era realizada as provas
■Como se comportava as torcidas

Problematização:
O professor deverá questionar os alunos:
■Como são realizados atualmente os jogos olímpicos? Continua igual as primeiras Olímpiadas realizadas na Grécia?
■Quais modalidades são disputadas?
■Onde ocorreu a última olípiada?
■Citar algumas caracteristicas das cidades.
■Citar as caracteristicas dos atletas.
■Como se comporta as torcidas?
Continua igual as primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia?
A medida que os alunos vão interagindo na discussão o professor deverá apresentar imagens sobre as diferentes modalidades praticadas na atualidade. O professor poderá contextualizar como foi a participação dos atletas brasileiros nas últimas Olímpiadas. Aproveite o momento para questionar os alunos sobre suas expectativas para as Olímpiadas a serem realizadas no Rio de Janeiro em 2016.

Desenvolvimento da aula:
Aula 1:
Análise do vídeo e apresentação do tema
■Após a análise do vídeo: "Astérix nos jogos olímpicos" e a realização do debate os alunos deverão criar desenhos sobre o tema abordado.
Nesse momento, o professor deverá estimular os alunos a soltar a criatividade, poderão ser feitos vários desenhos abordando as modalidades, características dos atletas, da torcida, etc.

 
sinopse:
Apaixonadix (Stéphane Rosseau) sonha em se casar com a princesa Irina (Vanessa Hessler).
Para tanto ele precisa vencer os Jogos Olímpicos, organizados por Júlio César (Alain Delon) na Grécia. Porém, além de seu porte físico, ele precisa enfrentar como oponente Brutus (Benoít Poelvoorde), que sonha substituir César e deseja vencer os jogos de qualquer maneira. Para conseguir enfrentar este desafio, Apaixonadix conta com a ajuda de Asterix (Clovis Cornillac) e Obelix (Gérard Depardieu), que vão com ele para a Grécia e o ajudam na competição.

Imagem disponível em:
Ao término da atividade o professor deverá montar um mural com os desenhos, onde cada aluno irá apresentar seu desenho e comentar com a turma sobre o tema abordado.

Aula 02:
As olimpíadas hoje
O professor deverá apresentar a turma a problemática da aula.
Para contextualizar essa discussão, os alunos deverão criar cartazes sobre as modalidades utilizando recortes de jornais e revistas , imagens da internet, etc.
Essa atividade pode ser realizada em duplas ou trios.
Os alunos deverão escolher uma modalidade e falar sobre a origem dela e os medalhistas das últimas olimpíadas.
Atenção professor!
Para auxiliar os alunos na escolha da modalidade, sugerimos que divida o quadro em duas partes: modalidade individual e modalidade em equipe, conforme o quadro abaixo:

Os alunos deverão ajudar o professor a completar a lista.
Ao término da aula o professor deverá reunir os trabalhos no mural, ao lado dos desenhos realizados na aula anterior, e discutir as semelhanças e diferenças, as mudanças ocorridas nas olimpíadas e a percepção dos alunos sobre o tema.

Catarse:
Agora que os alunos já conhecem a origem dos jogos olímpicos e como eles ocorrem na atualidade, deverão fazer um cartaz com desenhos/pinturas sobre o esporte que mais gosta.
Essa atividade deve ser realizada individualmente.
Materiais a serem utilizados: papel A3, lápis de cor, giz de cera, carvão, tintas, etc.
Cada aluno também deverá escrever uma redação com o tema: "Meu esporte favorito" indicando os motivos da escolha do esporte, o que o desenho representa, se ele pratica o esporte, qual seu ídolo, torce por algum time ou atleta, etc.

Prática social final do conteúdo:
O professor deverá apresentar a turma a Olimpíada de Artes promovida pelo ICAF (International Child Art Foundation) e TV Futura que acontece em mais de 80 países com o tema "O esporte que mais gosto".
Durante a conversa o professor deverá mencionar como funciona o projeto, as etapas e categorias, incentivando os alunos a participarem.
O professor poderá apresentar a turma os vídeos das últimas edições das olimpíadas, que estão disponível no site do Futura.
Disponível em:

Nesse momento o professor deverá discutir com a turma a importância de praticar esportes, não apenas para ter uma vida saudável, as questões sociais e culturais devem ser exaltadas.
Para isso o professor poderá utilizar o vídeo: Escola e Esporte [Esporte na Escola].
Portal do Professor.
Disponível em:
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18474  
Vida legal [Esporte na escola]
Após o vídeo o professor deverá discutir com a turma:
■O que é o espirito esportivo?
■Significado do esporte.
■A importância do esporte para os jovens.
■O esporte e sua prática social.
Atenção professor!
Utilize apenas o início do vídeo (até 5:45min.) onde o Atleta Pampa relata sua experiência no esporte.

Sugestão de Avaliação
Professor convide os alunos a participarem da avaliação, ao término de cada aula distribua as avaliações e solicite o preenchimento.
Os alunos não deverão ser obrigados a participar e responder todas as perguntas, porém é necessário discutir sempre o respeito entre os colegas.

 
Referências
1.ICAF. Disponível em:
http://www.icaf.org /
2.Astérix nos jogos olímpicos. Disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/asterix-nos-jogos-olimpicos /
3.Canal Futura. Disponível em:
http://www.futura.org.br/admin/main.asp?View={DE051889-CC5E-438D-9469-82C0BE26D7F6}&Team=¶ms=itemID={9D2A601B-C1DF-4CEF-8B28-8173CD4B49BC}%3BLumisAdmin=1%3B&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898 }
4.ICAF - Crianças do mundo unidas pela arte. Disponível em:

Recursos Educacionais
Nome                                        Tipo

Vida legal [Esporte na escola] Vídeo

Recursos Complementares
■Olimpíadas. Disponível em:
http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/  
■Jogos Olímpicos. Disponível em:

 ■Olimpíadas 2008. Disponível em: 
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/olimpiadas_2008.htm  
■Olimpíadas 2008. Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br /
■Pequim 2008. Disponível em:
 http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/0,,9823,00.html  

Avaliação
■O professor deverá estimular a discussão entre os alunos sobre o resultado dos trabalhos, enfatizando sempre o respeito entre os colegas, as diferenças de opiniões, as individualidades, etc.
Para isso sugerimos que os alunos participem da avaliação ao final de cada aula.
Veja em Estratégias da aula o modelo de questionário a ser respondido pelos alunos.

■Durante as aulas o professor deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos, o interesse pelo tema, o comportamento com o grupo e as responsabilidades recebidas, o capricho na elaboração das atividades, participação nas discussões, etc.




Revistas Asterix para download aqui:




Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Olá.....tudo bem....seu cantinho sempre com coisas criativas!!!Parabéns!!!
    Vim aqui para te convidar a participar do meu primeiro sorteio.....passa lá e conferi!!! Bjocas!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios