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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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terça-feira, julho 03, 2012

Dom Quixote reciclado 4>Literatura> Aula>Meio ambiente>03/07/12


A Literatura em Imagens de Vídeo


O vídeo "Quixote Reciclado" recorre ao personagem Quixote, criado por Miguel de Cervantes, no início do século XVII, para tratar de um tema do final do século XX: a importância do lixo urbano.
Assim como esse vídeo, outras obras veiculadas por meio de imagens têm retrabalhado personagens clássicos da tradição literária.
A escola pode iniciar uma compreensão destas referências histórico-culturais e promover uma reflexão, com os diálogos possíveis entre a tradição cultural e a atualidade.

De que lugar e tempo vem Dom Quixote
Índice
•Caracterização
•Organização
•Culminância
•Registro do Trabalho Pedagógico
•Integração de Áreas de Conhecimento
•Informações de Apoio ao Professor
•Dicas para os Projetos Teatrais
•Projetos Integrados
•Bibliografia

Caracterização
Objetivos
•analisar a transposição de Quixote, personagem universal criado por Miguel de Cervantes, para o vídeo "Quixote Reciclado";
•ampliar os conhecimentos histórico-culturais a partir de personagens universais da literatura e da cultura geral (o Mago, o Dragão);

Área Envolvida: Língua Portuguesa.

Estratégias de Trabalho
•apresentação do vídeo "Quixote Reciclado";
•discussões sobre assuntos relacionados ao tema;
•pesquisa, elaboração de relatórios para socialização entre alunos;
•montagem de painéis.

Papel do Professor
•fornecer informações gerais sobre Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes (ver explicação que antecede o roteiro, neste caderno);
•organizar com os alunos os roteiros de pesquisa;
•coordenar as atividades, pesquisas e discussões coletivas e o estudo do vídeo, apoiando-se no roteiro que acompanha o caderno e as questões deste projeto;
•organizar com os alunos o registro e a documentação do trabalho.

Papel dos Alunos
•buscar fontes de pesquisa e selecionar as informações importantes para o desenvolvimento da pesquisa;
•realizar seminários e montar os painéis.

Materiais Necessários
•vídeo;
•materiais de pesquisa e leitura: enciclopédias, dicionários, livros de literatura e de história.

Duração Mínima: 10 aulas, além do prazo para as pesquisas.

Organização
Primeira Etapa: Discussão sobre o vídeo "Quixote Reciclado"

1) Pesquisa inicial antes de assistir ao vídeo: ir aos dicionários para conhecer os significados possíveis dos termos 'quixotesco', 'quixotada', 'quixotismo', referentes às características de determinadas atitudes e comportamentos, cuja fonte é o modo de construção do personagem Quixote, de Cervantes. Produzir um texto coletivamente como síntese da pesquisa.

2) Relacionar estas informações com o título do vídeo: por que será que o vídeo tem esse título? Após o levantamento de hipóteses, assistir ao vídeo, o que poderá ser realizado integralmente ou por partes.

3) Após a apresentação do vídeo, retomar as hipóteses levantadas para verificá las, fazer sondagens sobre os personagens e o enredo do filme. Levantar algumas questões que servirão de base para discussão com a classe e motivação para as pesquisas. As perguntas seguintes são apenas sugestões para iniciar a conversa com os alunos com base nas seqüências e cenas dos vídeo, reproduzidas textualmente no roteiro, que pode ser visto no site da Tetra Pak:

Seqüencia I:
•Onde se passa a seqüência I? Que impressões causam essas imagens?
•Quais são os interesses do Dragão?
•O Dragão pode simbolizar guardião de tesouros perdidos. Qual é a relação entre esta representação simbólica e o vídeo?

Seqüência II:
•O Mago explica ao Quixote formas de aproveitamento do lixo. Em alguns momentos (cenas 61, 79, 89 do roteiro) o Dragão se intromete na conversa. O que ele pretende nessas intervenções?
•Qual é a missão de Quixote na sua luta contra o Dragão?
•Por que Quixote foi escolhido pelo Mago para combater o Dragão?

Seqüência III:

•Quixote volta ao mesmo local da seqüência II. Na cena 111 (ver roteiro) o Mago afirma: "Enquanto você acreditar que o lixo é um monstro, enquanto você tiver medo, ele será o vencedor. O homens não são seus escravos." O que se pode entender desta fala, levando em conta o assunto (lixo) e o final da narrativa?
•Sancho diz na cena 161: "Essa não é uma guerra de um só homem por mais valente que seja". Qual é a relação desta fala com a obra Dom Quixote de la Mancha? E em relação ao problema do lixo, tratado no vídeo?
•O que acontece no final do vídeo e que interpretações podem ser dadas ao desfecho?
•Qual é a intenção desse vídeo? Você achou interessante usar um personagem "antigo" e famoso na história?

Segunda Etapa: Pesquisa de literatura: Dom Quixote de la Mancha

1) Pedir que os alunos leiam alguma adaptação da obra de Cervantes, publicada por editoras de livros infanto juvenis (ver bibliografia).

2) Orientar os alunos na organização de grupos. Cada grupo escolherá um item para pesquisa, a partir da questão geral: "Quais são as semelhanças e diferenças entre os significados do dicionário, o personagem de Cervantes e o personagem Quixote do vídeo?" Os itens para pesquisa podem ser:
•Cervantes: breve biografia e contextualização cultural (período do Renascimento).
•Como é a construção dos personagens do livro de Cervantes: Dom Quixote, Sancho Pança, Dulcinéia del Toboso? Comentários sobre as características mais marcantes de cada um e suas funções no desenvolvimento do enredo.
•Cavaleiros: época em que viveram, características básicas desse grupo social, seus ideais, crenças e leis. Levantamento de filmes e romances de cavalaria.
•Dragão e Mago: em que histórias essas figuras aparecem? O que elas geralmente fazem ou representam nessas histórias? Levantamento de filmes e livros.

3) Elaboração de relatórios sobre os dados coletados na pesquisa.

4) Socialização dos relatórios entre os alunos, a fim de preparar as discussões finais. Os relatórios podem ser fotocopiados e distribuídos para os grupos. Se quiser, pedir para os alunos realizarem seminários das pesquisas realizadas.

Terceira Etapa: Intertextualidade, literatura e vídeo

Relacionar a pesquisa ao vídeo: por meio de questões lançadas aos alunos, possibilitar o estabelecimento de algumas conclusões sobre a obra de Cervantes e o aproveitamento dos personagens Quixote e Sancho no vídeo, para tratar do tema reciclagem do lixo:
•Em alguns momentos do vídeo, Sancho afirma que Quixote está delirando. O que esta afirmação tem a ver com a história original de Dom Quixote?
•Por que o Dragão sempre tenta ridicularizar Dom Quixote e suas ações?
•Na obra de Cervantes, Quixote tenta combater as injustiças de forma solitária. No combate ao lixo, como essa forma de agir de Quixote é julgada?
•Por que o Mago sempre ressalta a importância e o valor de Quixote no combate ao Dragão?
•Na obra de Cervantes, Quixote é idealista, mas iludido de que sua ação individual irá melhorar o mundo. E no vídeo, isso também ocorre? O que o Mago e Sancho tentam mostrar ao Quixote?
•Por que o Mago afirma que Quixote é um símbolo?
•Como são resgatados os personagens Dragão e Quixote, no vídeo, para tratar do tema da reciclagem do lixo?
•Por que o título do vídeo é "Quixote Reciclado"?

Culminância
Painéis com exposição de gravuras e informações coletadas e registradas nos relatórios das pesquisas.

Registro do Trabalho Pedagógico
O registro deste projeto ajudará o professor a analisar todo o trabalho desenvolvido por ele e pelos alunos.

Na primeira etapa, refletir sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o personagem Dom Quixote. Como os alunos relacionaram os significados do dicionário e o filme? Quais foram as atitudes e os comentários durante e após a sessão de vídeo? Houve dificuldades de compreensão do vídeo? Quais foram as descobertas ou perguntas provocadas pelo filme? Envolveram-se com a história?

Na segunda etapa, registrar a forma como foram realizadas a leitura do livro e a pesquisa: dificuldades de encaminhamento, interesses, autonomia na condução do trabalho etc.

Na terceira etapa, refletir sobre questões como: Os alunos conseguiram relacionar as pesquisas sobre a obra de Cervantes e o vídeo? Gostaram da utilização de Quixote no vídeo? O conhecimento da obra de Cervantes ajuda a perceber mais elementos no vídeo?
Junto com esse registro, é importante montar uma documentação dos trabalhos desenvolvidos e dos textos produzidos pelo conjunto da classe ou em grupos, organizados em anexos ou entremeando as anotações acima.

Integração de Áreas de Conhecimento
Informações de Apoio ao Professor

"DRAGÃO: O dragão nos aparece essencialmente como um guardião severo ou como um símbolo do mal e das tendências demoníacas. Ele é, na verdade, o guardião dos tesouros ocultos, e, como tal, o adversário que deve ser eliminado para se ter acesso a eles." (p.349)

"O HERÓI, explica J.L.Henderson, afunda-se nas trevas, que representam uma espécie de morte... A luta entre o herói e o dragão... deixa transparecer... o tema arquetípico do triunfo do Ego sobre as tendências regressivas. Na maioria das pessoas, o lado tenebroso, negativo, da personalidade permanece inconsciente. O herói, ao contrário, deve dar-se conta de que a sombra existe e que ele pode tirar forças dela. Tem de compor-se com as potências destrutivas, se quiser tornar-se suficientemente forte para medir-se com o dragão e vencê-lo. Em outras palavras, o Ego só pode triunfar depois de ter dominado e assimilado a sombra." (p.351)

MAGO: "Por um estranho paradoxo, é um saltimbanco, um prestidigitador, o criador de um mundo ilusório por seus gestos e por sua palavra." (p.382)
Trechos extraídos de CHEVALIER 1982, pág. 349, 351 e 382.
Dicas para os Projetos Teatrais
Projetos Integrados
Bibliografia

Para ajudar o professor a fundamentar as orientações aos alunos e a encaminhar as discussões em classe:
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. RJ, José Olympio editora, 1982 (ver verbetes Dragão/Mago)
ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNACIONAL. SP, Encyclopedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. SP, Editora Mestre Jou, 1954 (tomo I), ver capítulo VII (quarta parte): 'O romantismo da cavalaria Cortesã'; ver capítulo VII (quinta parte): 'A segunda derrota da Cavalaria'.
Adaptações de Dom Quixote de la Mancha (Miguel de Cervantes):
CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura. Adaptação em Língua Portuguesa de José Angeli, SP, Scipione, 1997.
CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Dom Quixote. Recontado por Orígenes Lessa. RJ, Abril Cultural (Coleção Clássicos da Literatura Juvenil), 1972.
LOBATO, Monteiro. Dom Quixote das Crianças. SP, Brasiliense, 1972.
Outras fontes para pesquisa:
CD-ROM Encarta 96 (Microsoft).
CD-ROM Almanaque Abril: Enciclopédia Brasileira em Multimídia (Abril).

Fonte:
Portal Cultura Ambiental nas escolas Tetra Pak
Filme
Dom Quixote reciclado
Aborda questões referentes a poluição ambiental, ao destino dos resíduos
(lixões e aterros sanitários) e a importância da reciclagem
dos materiais para a preservação da saúde do nosso planeta.

Aqui a parte sobre o que é lixo
(tem mais no you tube)


Aqui o filme completo 50 minutos

Sobre o filme
Conta a mais nova aventura que sucedeu ao valoroso cavaleiro Dom Quixote contra o terrível Dragão e seu, cada vez maior, império: o lixo.
Para isso, Quixote conta com a ajuda do seu fiel escudeiro Sancho Pança e com os brilhantes conselhos e técnicas do recém-chegado Mago.
O lixo já dominou os férteis campos do sul do mundo, agora avança em largos passos a outras direções, deixando assim, o Dragão cada vez mais gordo.
Quixote é considerado louco pelos homens modernos, por enxergar dragões onde todos enxergam bem-estar.
Mas nem por isso desanima, entra solitário no império do Tenebroso, descobre suas fraquezas, desconstrói sua força e adquire novas técnicas de combate.
E eis que então se trava a complicada batalha..

Ficha Técnica:
Elenco: Abraão Schäfer, Daniella Curtipassi, Mariella Curtipassi, Paulo Castellain, Rafaela Kinas.
Direção: Rafaela Kinas
Dramaturgia: O Grupo
Figurinos: O Grupo
Cenografia: O grupo; Desenhos: Bruno Bachmann e Clóvis Truppel
Ilustrações do Material Gráfico: Abraão Schäfer
Música: Roda viva – Chico Buarque
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: Livre

Neste link também tem o filme em 4 partes:
http://www.camaraamparo.sp.gov.br/tv_reciclar.html

Mais Quixote
AQUI
AQUI
AQUI
+ Quixote para crianças
AQUI





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