Sugestões para suas aulas olímpicas
História:
Geografia:
Ciências:
Educação Artística:
Educação Física:
Retirei deste blog e adaptei para 2012
Atividades de Linguagem
4- Os jogos olímpicos é considerado um grande acontecimento esportivo internacional.
Forme palavras,exercitando seu cérebro, com as letras da palavra acontecimento.
Exemplo: Cimento, contei,caco,neto... (mais 20 palavras)
Artes:
Uma história folclórica
Matemática:
Utilizar dados reais (e interessantes) para compreender cálculos estatísticos.
Criar acompanhamento estatístico do quadro de medalhas.
História:
Estudar a origem, evolução e significado dos jogos olímpicos, fazer o mesmo com algumas modalidades. Estudar sobre a Inglaterra e seu contexto histórico.
Geografia:
Estudar a Inglaterra no que se refere a sua localização, cultura e política.
Ciências:
Conhecer as mudanças que a prática esportiva promovem no corpo.
O que é dopping, questões éticas e de saúde.
Educação Artística:
Pesquisa sobre mascotes olímpicos.
Explorar o movimento, partes do corpo, o esporte, cerimônia de abertura.
Educação Física:
Realizar as olimpíadas na escola com atividades competitivas não convencionais
(corrida do saco, queimada, peteca).
Retirei deste blog e adaptei para 2012
Atividades de Linguagem
Sugestões do Linguagem e Afins
Objetivos:
Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento emocional e afetivo através da Linguagem;
Promover ludicidade nos exercicios de leitura e escrita;
Incentivar a criatividade artística.
Linguagem e produção de textos:
Proporcionar um aquecimento literário
1- Amplie as notícas, usando imaginação e criatividade. Veja o exemplo:
A) Chegada de atletas movimenta a cidade:
Com o início dos jogos olimpícos se aproximando, o aeroporto de Londres, Heathrow, já está mais movimentado por atletas e turistas.
B) Jogos olímpicos geram expectativas;
C) Atletas brasileiros desembarcam no Heathrow, em Londres;
D)Viajens à Londres despertam turistas.
2- Escreva sem parar de pensar:
O que a palavra bola lembra?
O que a palavra rede lembra?
O que a palavra jogo lembra?
O que a palavra quadra lembra?
O que a palavra comemoração lembra?
Agora escreva uma história relacionando as palavras que escreveu.
( prof.: Varie as palavras, ou seja, monte outros blocos de palavras associadas a um esporte.
Esta acima é sobre volei)
3- Escreva uma história com os provérbios:
A) " A união faz a força"
B) " O importante é competir"
C) "Toda vitória é fruto de trabalho"
4- Os jogos olímpicos é considerado um grande acontecimento esportivo internacional.
Forme palavras,exercitando seu cérebro, com as letras da palavra acontecimento.
Exemplo: Cimento, contei,caco,neto... (mais 20 palavras)
Artes:
Bricolagam esportiva
Elaboração de um mural olímpico.
Material: Gravuras e palavras relacionadas à jogos olímpicos.
Exemplo:
Tema : Volei
O que devem procurar: Palavas e imagens (em jornais revistas,etc) de bola, rede,jogadores, quadra, treinador, torcida,etc
Complemento: Aula instrucional
Elaborar as regras do volei.
A bricolagem consiste em aproveitar imagens e palavras formando um mural diferente.
Vejam sugestões no Toque's Guia: Bricolagem
Utilizando jornais
Notícias de jornais referentes aos esportes olímpicos:
- Recortar e trazer para a sala de aula uma mensagem publicitária referente aos esportes olímpicos.
Tarefa: Redigir um texto indicando o produto.
( exemplo: Tênis, que tipo indicado para cada modalidade esportiva)
-Trazer gravuras ( ou desenhos,etc) dos símbolos olímpicos
Tarefa: Redigir um texto sobre os símbolos olímpicos.
Poesia
Seleção de palavras esportivas.
Compor um poema empregando algumas palavras (rimas,por exemplo)
Vejam sugestão do meu poema: Que atleta quero ser?
Frases criativas
Invente frases bem criativas e interessantes com cada grupo de palavras
1- jogo,torcida,animação,jogadores;
2- abertura dos jogos olímpicos,televisão,espetáculo;
3- decisão do jogo,estádio lotado, torcida organizada;
4- apresentação ,equipe brasileira,nado sincronizado,beleza,ritmo;
5- esporte preferido, atleta destaque,medalha,desempenho, vitória.
Através do modelo abaixo, incentive sua turma a criar outra aventura impolgante tendo como personagem principal um ser fantástico de nosso folclore, como enredo um passeio pelas olimpíadas de Londres.
SACI NAS OLIMPÍADAS
(autor: aluno Miguel/ 6º ano/2008)
(autor: aluno Miguel/ 6º ano/2008)
Saci fez a maior bagunça no avião indo para a China.
Você deve estar perguntando:
- O que o Saci está fazendo num avião?
Ele está indo para a China....
Você dever estar perguntando:
- O que ele vai fazer na China?
Ele vai participar da Olimpíada.
Ele está meio indeciso em qual esporte vai participar.
Pensando, ele disse:
- No box eu não quero, eu já estou com as duas mãos furadas,eu não quero voltar para o Brasil mais furado ainda...No hipismo também não vai dar certo.
Os cavalos já conhecem minha fama de dar nó nas crinas...
Enquanto ele pensava, o piloto do avião cansado de suas badernas como: dar nó nos cabelos dos passageiros, fazer desaparecer suas malas e usar seu rodamoinho de vento para derrubar a água da privada do banheiro...
Então, ele resolveu jogar o Saci fora do avião pela janela.
Quando o Saci foi se tocar, já estava em cima do Ninho do Pássaro.
E foi aí, que ele decidiu participar do salto com vara.
E foi assim, que o Brasil ganhou ouro nas olimpíadas de 2008!
Dinâmicas Olímpicas
Livro: 50 atividades para estimular a integração na escola
Sylvia Dorance
Editora Vozes
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.