BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, julho 03, 2012

Aulas olímpicas>Atividades>Interdisciplinaridade> 03/07/12



Sugestões para suas aulas olímpicas
Matemática:
Utilizar dados reais (e interessantes) para compreender cálculos estatísticos.
Criar acompanhamento estatístico do quadro de medalhas.


História:
Estudar a origem, evolução e significado dos jogos olímpicos, fazer o mesmo com algumas modalidades. Estudar sobre a Inglaterra e seu contexto histórico.


Geografia:
Estudar a Inglaterra no que se refere a sua localização, cultura e política.


Ciências:
Conhecer as mudanças que a prática esportiva promovem no corpo. 
 O que é dopping, questões éticas e de saúde.


Educação Artística:
Pesquisa sobre mascotes olímpicos.
Explorar o movimento, partes do corpo, o esporte, cerimônia de abertura.


Educação Física:
Realizar as olimpíadas na escola com atividades competitivas não convencionais
(corrida do saco, queimada, peteca).

Retirei deste blog e adaptei para 2012


Atividades de Linguagem
Sugestões do Linguagem e Afins
Objetivos:
Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento emocional e afetivo através da Linguagem;
Promover ludicidade nos exercicios de leitura e escrita;
Incentivar a criatividade artística.

Linguagem e produção de textos:
Proporcionar um aquecimento literário

1- Amplie as notícas, usando imaginação e criatividade. Veja o exemplo:

A) Chegada de atletas movimenta a cidade:
Com o início dos jogos olimpícos se aproximando, o aeroporto de Londres, Heathrow, já está mais movimentado por atletas e turistas.

B) Jogos olímpicos geram expectativas;
C) Atletas brasileiros desembarcam no Heathrow, em Londres;
D)Viajens à Londres despertam turistas.

2- Escreva sem parar de pensar:
O que a palavra bola lembra?
O que a palavra rede lembra?
O que a palavra jogo lembra?
O que a palavra quadra lembra?
O que a palavra comemoração lembra?

Agora escreva uma história relacionando as palavras que escreveu.
( prof.: Varie as palavras, ou seja, monte outros blocos de palavras associadas a um esporte.
Esta acima é sobre volei)

3- Escreva uma história com os provérbios:
A) " A união faz a força"
B) " O importante é competir"
C) "Toda vitória é fruto de trabalho"

4- Os jogos olímpicos é considerado um grande acontecimento esportivo internacional.
Forme palavras,exercitando seu cérebro, com as letras da palavra acontecimento.
Exemplo: Cimento, contei,caco,neto... (mais 20 palavras)

Artes:
Bricolagam esportiva
Elaboração de um mural olímpico.
Material: Gravuras  e  palavras relacionadas à jogos olímpicos.
Exemplo:
Tema : Volei
O que devem procurar: Palavas e imagens (em jornais revistas,etc) de bola, rede,jogadores, quadra, treinador, torcida,etc
Complemento: Aula instrucional
Elaborar as regras do volei.
A bricolagem consiste em aproveitar imagens e palavras formando um mural diferente.
Vejam sugestões no Toque's Guia: Bricolagem

Utilizando jornais
Notícias de jornais referentes aos esportes olímpicos:
- Recortar e trazer para a sala de aula uma mensagem publicitária referente aos esportes olímpicos.
Tarefa: Redigir um texto indicando o produto.
( exemplo: Tênis, que tipo indicado para cada modalidade esportiva)

-Trazer gravuras ( ou desenhos,etc) dos símbolos olímpicos
Tarefa: Redigir um texto sobre os símbolos olímpicos.

Poesia
Seleção de palavras esportivas.
Compor um poema empregando algumas palavras (rimas,por exemplo)
Vejam sugestão do meu poema: Que atleta quero ser?


Frases criativas
Invente frases bem criativas e interessantes com cada grupo de palavras
1-  jogo,torcida,animação,jogadores;
2- abertura dos jogos olímpicos,televisão,espetáculo;
3- decisão do jogo,estádio lotado, torcida organizada;
4- apresentação ,equipe brasileira,nado sincronizado,beleza,ritmo;
5- esporte preferido, atleta destaque,medalha,desempenho, vitória.


Uma história folclórica
Através do modelo abaixo, incentive sua turma a criar outra aventura impolgante tendo como personagem principal um ser fantástico de nosso folclore,  como enredo um passeio pelas olimpíadas de Londres.
SACI NAS OLIMPÍADAS
(autor: aluno Miguel/ 6º ano/2008)

Saci fez a maior bagunça no avião indo para a China.
Você deve estar perguntando:
- O que o Saci está fazendo num avião?
Ele está indo para a China....
Você dever estar perguntando:
- O que ele vai fazer na China?
Ele vai participar da Olimpíada.
Ele está meio indeciso em qual esporte vai participar.
Pensando, ele disse:
- No box eu não quero, eu já estou com as duas mãos furadas,eu não quero voltar para o Brasil mais furado ainda...No hipismo também não vai dar certo.
Os cavalos já conhecem minha fama de dar nó nas crinas...
Enquanto ele pensava, o piloto do avião cansado de suas badernas como: dar nó nos cabelos dos passageiros, fazer desaparecer suas malas e usar seu rodamoinho de vento para derrubar a água da privada do banheiro...
Então, ele resolveu jogar o Saci fora do avião pela janela.
Quando o Saci foi se tocar, já estava em cima do Ninho do Pássaro.
E foi aí, que ele decidiu participar do salto com vara.
E foi assim, que o Brasil ganhou ouro nas olimpíadas de 2008!


Dinâmicas Olímpicas






Livro: 50 atividades para estimular a integração na escola
Sylvia Dorance
Editora Vozes

 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios