O blog Linguagem sempre atento as "conversas"....
Tudo que pode procura e acha!
Obrigada pela dica ...
Miguel de Cervantes foi um Romacista, dramaturgo e poeta que nasceu no ano de 1547 em Alcalá de Henares, um local perto de Madri e morreu no ano de 1616 em Madri.
Até se tornar famoso teve muitas profissões, mas foi sempre pobre. Como soldado, guerreou na África e ficou aprisionado em Argel, onde permaneceu por vários anos, até que alguns amigos pagaram o seu resgate. De volta à Espanha, trabalhou nas cavalariças reais e depois num cargo público na Marinha de guerra.
Só aos 58 anos conseguiu ser reconhecido, quando publicou seu livro mais famoso: Dom Quixote.
Sobre o livro, acreditando ser um cavaleiro andante, Dom Quixote saiu pelo mundo montado em seu cavalo Rocinante, sonhando com sua amada Dulcinéia em busca de aventuras. Acabou encontrando Sancho Pança, seu fiel escudeiro, e muita confusão.
Vejam nestes links resumos da obra
PRÉ-LEITURA
ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA
INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO, CONTEXTUALIZAR A OBRA E AUTOR.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Há quatrocentos anos, quando Miguel de Cervantes (1547-1616) criou Dom Quixote
de La Mancha, certamente, não poderia imaginar que tanto ele quanto seu
personagem atravessariam séculos encantando leitores e mais leitores.
Ele foi publicado pela primeira vez em 1605, na cidade de Madri.
Originalmente, o livro é dividido em 126 capítulos, organizado
em duas partes – a primeira lançada em 1605 e a posterior em 1615.
Ele foi publicado pela primeira vez em 1605, na cidade de Madri.
Originalmente, o livro é dividido em 126 capítulos, organizado
em duas partes – a primeira lançada em 1605 e a posterior em 1615.
A história apresenta-nos um ingênuo senhor rural que adorava ler livros de cavalaria
e acreditava, de verdade, nas aventuras escritas.
Assim, decide tornar-se um cavaleiro andante e passa a viver como se estivesse
na Idade Média.
Para ele, cavaleiros armados, damas em apuros, gigantes, monstros e moinhos de vento
– frutos de sua imaginação – eram seres vivos.
Assim, decide tornar-se um cavaleiro andante e passa a viver como se estivesse
na Idade Média.
Para ele, cavaleiros armados, damas em apuros, gigantes, monstros e moinhos de vento
– frutos de sua imaginação – eram seres vivos.
Esse clássico do escritor espanhol, com excelente adaptação de Agustín Sánchez Aguilar
e tradução de Marina Colasanti– Era uma Vez Dom Quixote –,
permite a você viajar pelo mundo da fantasia com o aventureiro cavaleiro,
seu fiel escudeiro Sancho Pança, seu cavalo Rocinante e sua amada, a princesa Dulcineia.
permite a você viajar pelo mundo da fantasia com o aventureiro cavaleiro,
seu fiel escudeiro Sancho Pança, seu cavalo Rocinante e sua amada, a princesa Dulcineia.
Atividade 1
Nesta publicação da Global Editora, o livro está dividido em seis capítulos:
Tremei, gigantes do mundo!
Dulcinéia não tem olhos de sapo,
A noite das confusões,
A guerra dos rebanhos,
Missão em Micomicón,
Dom Quixote viaja enjaulado.
Antes de começar a ler o livro, conheça um trecho do primeiro capítulo.
Use seu conhecimento e sua imaginação e preencha os espaços em branco.
Com certeza, vocês já ouviram falar de _____ ____.
Contam que viveu há muitos ________em uma _____de La Mancha,
entre campos de ________e moinhos de vento. O que talvez vocês não saibam é que
______ _____ não se chamava assim desde criança pois,na verdade,
havia sido batizado com o nome de Alonso Quijano.
(...) Tudo começou por culpa dos livros.
O senhor __________ adorava ler.
Gostava de poemas de amor e de romances de pastores, de histórias de
_________dos versos que falam dos mouros e cristãos.
Mas o que o pinha louco mesmo eram os livros de _____________.
Hoje ninguém lê esses livros, mas, na época de Dom Alonso, eram o maior ______.
Os livros de ________contavam as __________de sujeitos
muitíssimos _________que se faziam chamar de “ cavaleiros
_________.Iam pelas estradas a _________,
com uma ______ na mão, uma espada pendurada no cinto e um
___________contra o peito. _
Vejam mais aqui:
PARTE 2
LEITURA-DESCOBERTA
ATIVIDADES DURANTE A LEITURDO ALUNO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
PARTE 3
PÓS-LEITURA
ATIVIDADES APÓS A LEITURA
INTENÇÕES: AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL DO
ALUNO, TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE.
Regina Maria Braga
Assessora Pedagógica
Vejam uma sugestão de avaliação aqui:
Aula sugestiva sobre a obra Dom Quixote
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/06/dom-quixote-varias-propostasliteratura.html
Rucio (Luis Posada) é um burro que está cansado da vida pacata que todos parecem levar em La Mancha. Isto muda quando o Cavaleiro da Meia Lua desafia Don Quixote (José Luis Gil) para um duelo, em Barcelona. Só que Rocinante (David Fernández), seu amigo cavalo, prefere vadiar a participar da aventura. Isto faz com que Rucio tenha que agir como cavalo, para ajudar Don Quixote a vencer o confronto.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.