Contação de história e origami:
uma mistura perfeita
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Realizar contação de histórias;
■Produzir dobraduras;
■Relacionar dobraduras para produzir uma história;
■ Trabalhar a coordenação motora;
■Conhecer a história do origami.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita.
Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade:
Professor, a literatura, especificamente a literatura infantil apresenta conteúdos significativos e que vão ao encontro de seu leitor, principalmente quando o hábito de leitura literária é estabelecido desde a mais tenra idade.
Percebe-se que a literatura infantil é importante para o desenvolvimento linguístico e do imaginário do aluno, na medida em que pode estabelecer nexo entre a realidade e suas interpretações e fantasias.
Nesse sentido, você poderá escolher qualquer história infantil para trabalhar com esta aula (fábulas, contos de fadas,...). Para exemplificar utilizaremos a fábula “O leão e o Rato”.
Providencie a história e prepare um momento de contação para a turma.
Fábula O Leão e o Rato
Um Leão foi acordado por um Rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o Rato suplicou:
- Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.
O Leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.
Aconteceu que pouco depois disso o Leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
- O senhor achou ridículo a idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; Mas agora sabe que é possível mesmo a um Rato conceber um favor a um poderoso Leão.
Autor: Esopo
Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar grandes aliados.
Professor, logo após a história, converse com a turma sobre o entendimento da mesma.
É importante questionar os alunos sobre suas opiniões e principalmente quando se refere às fábulas, devido a moral da história. Indague-os:
■Vocês concordam com a moral da história? Por quê?
■Se não, qual opinião dariam?
Providencie uma folha de papel branca para cada aluno e peça para fazerem, individualmente, um desenho sobre o cenário da história, pois os personagens serão confeccionados na atividade 2.
Fonte: Acervo da autora
2ª atividade:
Professor, a partir da história contada disponibilize um momento para os alunos conhecerem sobre a arte de dobrar papéis.
Pergunte se já fizeram alguma dobradura e se conhecem ou já ouviram falar sobre origami, dentre outros questionamentos.
Explique que:
Origami significa: Ori (dobrar) Kami (papel).
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel.
De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel, pois "ori" vem do verbo "oru" que significa dobrar e "gami" vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".
Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante.
Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte.
No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados.
Mas, esta muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente.
No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte.
Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.
O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.
E além disso é muito divertido ver um simples papel quadrado se transformando em um objeto, ave ou flor com algumas simples dobras no papel.
Professor, nesse sentido, confeccione com a turma as dobraduras do rato e da cabeça do leão. As dicas e orientações você encontra disponíveis nos sítios abaixo:
Logo após, oriente os alunos para colarem os personagens no cenário. Socialize os mesmos com a turma e afixe-os no mural da sala de aula.
3ª atividade:
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, nesse momento, leve os alunos ao Laboratório de Informática e acesse o sítio
Esse sitio propõe um rol de sugestões de dobraduras, assim solicite que cada aluno escolha uma e seguindo as orientações do sítio monte a figura desejada. Fique atento e auxilie os alunos sempre que precisar.
Quando todas as dobraduras estiverem prontas, proponha um texto coletivo com a utilização de todas.
Escreva na lousa e peça para os alunos registrarem no caderno de Língua Portuguesa. Cada um irá colar sua dobradura no lugar da palavra que a representa, as outras dobraduras serão representadas por desenho, ou seja, quando estiver escrevendo no quadro e chegar a hora da dobradura, você deverá fazer o desenho na lousa.
O aluno que está com essa dobradura irá colar no seu próprio caderno, as outras irão fazer um desenho representando a dobradura do colega.
Exemplo:
Sítios das imagens na ordem em que aparecem no exemplo:
4ª atividade:
Professor, no início da alfabetização o aluno aprende o seu próprio nome, além da identificação das letras do alfabeto na formação das palavras.
Uma sugestão seria fazer o “alfabeto de figuras” por meio de dobraduras.
Para cada letra do alfabeto uma dobradura correspondente é colada.
Por exemplo, para a vogal “a” você poderá contar uma história ou cantar uma música, de uma abelha, e logo em seguida fazer uma dobradura de uma abelha, para a consoante “b” a figura de um bolo, e assim por diante.
Providencie uma pasta para cada aluno anexar as folhas, pois no final da atividade ele estará com o alfabeto completo.
Lembre-se, essa proposta é para ser realizada em longo prazo, você poderá realizá-la, semanalmente.
Sugerimos também a apreciação dos trabalhos por toda comunidade escolar, pois trará segurança para os alunos quanto ao alfabeto, já que a produção do mesmo depende da autonomia de cada um.
Ao olhar seu trabalho exposto na escola, o aluno se sentirá detentor do seu próprio saber e estará mais seguro quanto a essa etapa de aprendizagem, e ainda se sentirá valorizado pelos professores, colegas e visitantes que irão admirar.
Para você professor, é uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos quanto à aprendizagem do alfabeto.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas.
Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação a origem do origami, a coordenação motora, o entendimento das histórias contadas, bem como a produção de texto realizada.
Dobrando e contando histórias
- Criar uma história com dobradura de papel;
- Organizar a sequência de acontecimentos para escrever a história;
- Associar as dobraduras a personagens ou acontecimentos que farão parte da historia.
Dobradura: origami e kirigami
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26876
História do origami
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.