BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quarta-feira, julho 18, 2012

Folclore>Baobá>Homem Aranha> Histórias>18/07/12

De onde vieram as histórias?
Interessante!
Estudo da aranha+Super herói+Origem das histórias

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Levantar /compartilhar hipóteses sobre a origem de todas as histórias.
Comparar um herói atual tipicamente americano com um da tradição africana. (Ananse- o homem aranha). -
Reconhecer a importância dos gritos e alguns de seus recursos

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula
Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos se eles conhecem o baobá, uma árvore africana, onde os contadores de histórias gostavam de se sentar para contar e recontar as suas histórias, como por exemplo, as de Ananse, o Homem Aranha.
O professor pode então pendurar um fio com folhas de cartolina que lembrem o formato do baobá para que se crie uma ambiência diferenciada para o tema da aula ou ir com eles para ter a primeira parte da aula.

Formato da folha do baobá


A palavra Baobá ou baobab vem do árabe bu hibab, que significa " o fruto com muitas sementes".
Boabá é uma fonte de vida. Tudo se aproveita.
As folhas, secas ou cozidas, ricas em ferro são misturadas à comida das pessoas e servem de alimentos para o gado na seca.No interior do fruto há uma polpa branca e seca, muito rica em vitamina c. Misturada com água dá uma bebida,igual limonada, boa para dor de barriga e febre.Com açucar, a polpa é embrulhada e vendida como doce. Das sementes, torrando-as ficam como um café.
Vários animais selvagens se alimentam de seus frutos e até moram em seus galhos.Os morcegos adoram lamber seu néctar e transportam no seu pelo o  pólen de flor em flor, permitindo a fecundação e a formação dos frutos. Como cada flor de baobá desabrocha no final da tarde para cair 12 horas depois, oa nascer so sol, a espécie depende das visitas noturnas dos morcegos para sobreviver.
O baobá esconde  em seu tronco a sua maior riqueza: água.
O seu interior mais parece uma esponja elástica que vai se encharcando no período da chuva.
Na seca é só furar a casca para encontrar água pura. Quando os homens perceberam que as árvores mais velhas ficavam ocas, mas não morriam, escavavam verdadeiras cisternas de cima a baixo dos troncos, com direito a tampa e torneira,para não faltar água nos anos de estiagem.
Cada baobá pode guardar mais de 120.000 litros de água.
Nos lugares onde os homens dependem da natureza para sobreviver,acredita-se que todas as coisas vivas possuem um espírito. Esta árvore fornece água, remédio e abrigo, e asim é vista como um ser poderoso que deve ser respeitado. Os velhos contam que quando um griot morre, o tronco do baobá se abre para receber o copro e depois se fecha sozinho. Porém, em outras partes do continente africano, o baobá pode ser usado como casa, ponto de ônibus ,bar e até cadeia.
São muitas as histórias sobre esta grande árvore da vida.
O que sabemos é que ela representa parte histórica da cultura fricana e que veio até nós ,brasileiros através dos escravos.
O escritor Saint-Exupéry, no seu livro, O pequeno príncipe, utilizou parte da história sobre os baobás.Conta-se que ele,ao visitar o Brasil ,viu pela primeira vez um baobá, cujas sementes ele imaginou espalhadas pela galáxia.
São histórias....Inclusive  o príncipe teme ( na história) baobás. Ele diz que devemos ter cuidado com estas árvores. Isto porque,ele morando num asteroide, cujo solo era  infestado por sementes de baobá, poderiam rachar o pequeno planeta ...E assim eram arrancadas toda  manhã do solo, a fim de proteger o local. ( parece justamente oa contrário da crença africana.... Belo assunto pra debater com os alunos...)
( fonte adaptada: Editora Noovha America/Contos de Baobá/Maté)

Primeira Parte –Hora da História

Antes de iniciar a história, o professor pergunta aos alunos de onde eles acham que vieram as histórias, escuta as hipóteses das crianças e esclarece que ninguém sabe ao certo a origem das histórias mas que ele vai contar uma história africana muito-muito antiga que tenta responder a esta pergunta,
O protagonista desta história é Ananse, o Homem Aranha, um herói bem diferente dos atuais....
O professor então senta perto das crianças e inicia a sua narrativa ao jeito dos antigos, repetindo 3 vezes a introdução
: ...“Não queremos dizer, não queremos dizer que o que vamos contar agora é verdade.
É apenas uma história, uma história ; deixe-a ir e vir, ir e vir:...

O Baú das Histórias

“Uma vez, pequenas crianças ao meu redor, na Terra não existia nenhuma história para contar.
Todas as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu.
Ele as guardava numa caixa de ouro ao lado de seu trono.”...
A continuação do conto da tradição oral africana, pode ser encontrada na rede no endereço:



Se puder adquirir o livro, procure em:



Ao terminar a narrativa, deixar que os alunos se expressem livremente sobre o conto.
Pergunte a eles o que acharam do herói do conto, Ananse .
Deixe que eles explorem oralmente a diferença dele para os heróis atuais.
Explique que os autores modernos estudam mitologia e muitas vezes se inspiram nas velhas histórias para criar as suas.
A professora ainda pode explicar que os responsáveis pela transmissão oral das histórias eram os griots ..
Texto informativo sobre os griots:


Parte 2 –O Homem Aranha, Peter Parker

. O professor deve perguntar a seus alunos o que eles sabem sobre o homem-aranha.
Os alunos podem falar livremente sobre este popular super-herói.
É importante que eles citem que ele aparece em histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes,jogos e outras formas de mídia.
O personagem foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande parceiro, Steve Ditk.
Após a conversa, divida os seus alunos em trios e solicite que eles preencham a ficha com das características do super herói.
Nome : Peter Benjamin Parker
Terra natal: Nova York
Profissão: Fotógrafo
Local de Trabalho :Jornal Clarim Diário
Codinomes conhecidos : Aranha-Humana,  Aranha Escarlate, o Vespa, Ricochete, Sombra, Prodígio.
 Habilidades : Força sobre-humana, velocidade, resistência, grande agilidade, reflexos aperfeiçoados, habilidade de aderir a superfícies  sólidas, previsão de perigos ("Sentido de Aranha"), ferrões que saem de seus pulsos (inovação recente). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha

 Atividade 3-Quadro Comparativo de Ananse e do atual Homem Aranha

De posse das duas histórias do Homem Aranha, faça com os seus alunos um quadro comparativo dos dois heróis e anote no quadro de giz e peça que eles copiem no caderno..

Ananse - Peter Parker
África -Estados Unidos da América
Velho -Jovem
Fraco - Forte
Griots -Autor de livros
Náo tem namorada - tem namorada
(e continuam as relações até onde os alunos descobrirem)
Ao terminar o quadro, peça a seus alunos debatam e cheguem a conclusões sobre a comparação das duas histórias.

Atividade 4-Pesquisa sobre as aranhas

Link para a pesquisa:



Após a leitura o professor poderá aplicar a Dinâmica Responda Diferente.
1) O professor solicita a um aluno que elabore um pergunta sobre o texto:
2) O professor pede a outro alunos que responda à pergunta deita pelo amigo;
3) O professor solicita a um terceiro alunos que responda à mesma pergunta de um outro jeito, que poderá ser: -com outras informações; -substituindo palavras por outras (sinônimas ou não); -falando com uma entonação de voz completamente diferente do colega anterior; -se expressando por gestos ou desenhos.
A dinâmica continua com a elaboração de novas perguntas. :

Recursos Complementares
1- Escute a história : Ananse, o homem aranha-Adaptação e narração de Augusto Pessoa


2-Assistir ao trailer dublado do filme O Homem Aranha


3-  Outras sugestão de links para pesquisa sobre aranhas




 4-Jogos Vários jogos online do homem-aranha


Avaliação
Será realizada em todas as etapas do processo
Ao final da utilização do Laboratório de Informática, poderá ser feita uma auto-avaliação oral dos alunos, (respeitei as regras do local, utilizei com cuidado o material,, colaborei para o bom andamento do trabalho etc) .
Será considerado também registro do quadro comparativo no caderno (se terminou, fez melhor que podia, ilustrou etc)



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios