De onde vieram as histórias?
Interessante!
Estudo da aranha+Super herói+Origem das histórias
Autor: Denise Leipziger
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Levantar /compartilhar hipóteses sobre a origem de todas as histórias.
Comparar um herói atual tipicamente americano com um da tradição africana. (Ananse- o homem aranha). -
Reconhecer a importância dos gritos e alguns de seus recursos
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Estratégias e recursos da aula
Se puder adquirir o livro, procure em:
Ao terminar a narrativa, deixar que os alunos se expressem livremente sobre o conto.
Parte 2 –O Homem Aranha, Peter Parker
Atividade 3-Quadro Comparativo de Ananse e do atual Homem Aranha
Após a leitura o professor poderá aplicar a Dinâmica Responda Diferente.
3- Outras sugestão de links para pesquisa sobre aranhas
Avaliação
Estratégias e recursos da aula
Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos se eles conhecem o baobá, uma árvore africana, onde os contadores de histórias gostavam de se sentar para contar e recontar as suas histórias, como por exemplo, as de Ananse, o Homem Aranha.
O professor pode então pendurar um fio com folhas de cartolina que lembrem o formato do baobá para que se crie uma ambiência diferenciada para o tema da aula ou ir com eles para ter a primeira parte da aula.
Formato da folha do baobá
A palavra Baobá ou baobab vem do árabe bu hibab, que significa " o fruto com muitas sementes".
Boabá é uma fonte de vida. Tudo se aproveita.
As folhas, secas ou cozidas, ricas em ferro são misturadas à comida das pessoas e servem de alimentos para o gado na seca.No interior do fruto há uma polpa branca e seca, muito rica em vitamina c. Misturada com água dá uma bebida,igual limonada, boa para dor de barriga e febre.Com açucar, a polpa é embrulhada e vendida como doce. Das sementes, torrando-as ficam como um café.
Vários animais selvagens se alimentam de seus frutos e até moram em seus galhos.Os morcegos adoram lamber seu néctar e transportam no seu pelo o pólen de flor em flor, permitindo a fecundação e a formação dos frutos. Como cada flor de baobá desabrocha no final da tarde para cair 12 horas depois, oa nascer so sol, a espécie depende das visitas noturnas dos morcegos para sobreviver.
O baobá esconde em seu tronco a sua maior riqueza: água.
O seu interior mais parece uma esponja elástica que vai se encharcando no período da chuva.
Na seca é só furar a casca para encontrar água pura. Quando os homens perceberam que as árvores mais velhas ficavam ocas, mas não morriam, escavavam verdadeiras cisternas de cima a baixo dos troncos, com direito a tampa e torneira,para não faltar água nos anos de estiagem.
Cada baobá pode guardar mais de 120.000 litros de água.
Nos lugares onde os homens dependem da natureza para sobreviver,acredita-se que todas as coisas vivas possuem um espírito. Esta árvore fornece água, remédio e abrigo, e asim é vista como um ser poderoso que deve ser respeitado. Os velhos contam que quando um griot morre, o tronco do baobá se abre para receber o copro e depois se fecha sozinho. Porém, em outras partes do continente africano, o baobá pode ser usado como casa, ponto de ônibus ,bar e até cadeia.
São muitas as histórias sobre esta grande árvore da vida.
O que sabemos é que ela representa parte histórica da cultura fricana e que veio até nós ,brasileiros através dos escravos.
O escritor Saint-Exupéry, no seu livro, O pequeno príncipe, utilizou parte da história sobre os baobás.Conta-se que ele,ao visitar o Brasil ,viu pela primeira vez um baobá, cujas sementes ele imaginou espalhadas pela galáxia.
São histórias....Inclusive o príncipe teme ( na história) baobás. Ele diz que devemos ter cuidado com estas árvores. Isto porque,ele morando num asteroide, cujo solo era infestado por sementes de baobá, poderiam rachar o pequeno planeta ...E assim eram arrancadas toda manhã do solo, a fim de proteger o local. ( parece justamente oa contrário da crença africana.... Belo assunto pra debater com os alunos...)
( fonte adaptada: Editora Noovha America/Contos de Baobá/Maté)
Primeira Parte –Hora da História
Boabá é uma fonte de vida. Tudo se aproveita.
As folhas, secas ou cozidas, ricas em ferro são misturadas à comida das pessoas e servem de alimentos para o gado na seca.No interior do fruto há uma polpa branca e seca, muito rica em vitamina c. Misturada com água dá uma bebida,igual limonada, boa para dor de barriga e febre.Com açucar, a polpa é embrulhada e vendida como doce. Das sementes, torrando-as ficam como um café.
Vários animais selvagens se alimentam de seus frutos e até moram em seus galhos.Os morcegos adoram lamber seu néctar e transportam no seu pelo o pólen de flor em flor, permitindo a fecundação e a formação dos frutos. Como cada flor de baobá desabrocha no final da tarde para cair 12 horas depois, oa nascer so sol, a espécie depende das visitas noturnas dos morcegos para sobreviver.
O baobá esconde em seu tronco a sua maior riqueza: água.
O seu interior mais parece uma esponja elástica que vai se encharcando no período da chuva.
Na seca é só furar a casca para encontrar água pura. Quando os homens perceberam que as árvores mais velhas ficavam ocas, mas não morriam, escavavam verdadeiras cisternas de cima a baixo dos troncos, com direito a tampa e torneira,para não faltar água nos anos de estiagem.
Cada baobá pode guardar mais de 120.000 litros de água.
Nos lugares onde os homens dependem da natureza para sobreviver,acredita-se que todas as coisas vivas possuem um espírito. Esta árvore fornece água, remédio e abrigo, e asim é vista como um ser poderoso que deve ser respeitado. Os velhos contam que quando um griot morre, o tronco do baobá se abre para receber o copro e depois se fecha sozinho. Porém, em outras partes do continente africano, o baobá pode ser usado como casa, ponto de ônibus ,bar e até cadeia.
São muitas as histórias sobre esta grande árvore da vida.
O que sabemos é que ela representa parte histórica da cultura fricana e que veio até nós ,brasileiros através dos escravos.
O escritor Saint-Exupéry, no seu livro, O pequeno príncipe, utilizou parte da história sobre os baobás.Conta-se que ele,ao visitar o Brasil ,viu pela primeira vez um baobá, cujas sementes ele imaginou espalhadas pela galáxia.
São histórias....Inclusive o príncipe teme ( na história) baobás. Ele diz que devemos ter cuidado com estas árvores. Isto porque,ele morando num asteroide, cujo solo era infestado por sementes de baobá, poderiam rachar o pequeno planeta ...E assim eram arrancadas toda manhã do solo, a fim de proteger o local. ( parece justamente oa contrário da crença africana.... Belo assunto pra debater com os alunos...)
( fonte adaptada: Editora Noovha America/Contos de Baobá/Maté)
Primeira Parte –Hora da História
Antes de iniciar a história, o professor pergunta aos alunos de onde eles acham que vieram as histórias, escuta as hipóteses das crianças e esclarece que ninguém sabe ao certo a origem das histórias mas que ele vai contar uma história africana muito-muito antiga que tenta responder a esta pergunta,
O protagonista desta história é Ananse, o Homem Aranha, um herói bem diferente dos atuais....
O professor então senta perto das crianças e inicia a sua narrativa ao jeito dos antigos, repetindo 3 vezes a introdução
: ...“Não queremos dizer, não queremos dizer que o que vamos contar agora é verdade.
É apenas uma história, uma história ; deixe-a ir e vir, ir e vir:...
O Baú das Histórias
“Uma vez, pequenas crianças ao meu redor, na Terra não existia nenhuma história para contar.
Todas as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu.
Ele as guardava numa caixa de ouro ao lado de seu trono.”...
A continuação do conto da tradição oral africana, pode ser encontrada na rede no endereço:
Se puder adquirir o livro, procure em:
Ao terminar a narrativa, deixar que os alunos se expressem livremente sobre o conto.
Pergunte a eles o que acharam do herói do conto, Ananse .
Deixe que eles explorem oralmente a diferença dele para os heróis atuais.
Explique que os autores modernos estudam mitologia e muitas vezes se inspiram nas velhas histórias para criar as suas.
A professora ainda pode explicar que os responsáveis pela transmissão oral das histórias eram os griots ..
Texto informativo sobre os griots:
Parte 2 –O Homem Aranha, Peter Parker
. O professor deve perguntar a seus alunos o que eles sabem sobre o homem-aranha.
Os alunos podem falar livremente sobre este popular super-herói.
É importante que eles citem que ele aparece em histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes,jogos e outras formas de mídia.
O personagem foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande parceiro, Steve Ditk.
Após a conversa, divida os seus alunos em trios e solicite que eles preencham a ficha com das características do super herói.
Nome : Peter Benjamin Parker
Terra natal: Nova York
Profissão: Fotógrafo
Local de Trabalho :Jornal Clarim Diário
Codinomes conhecidos : Aranha-Humana, Aranha Escarlate, o Vespa, Ricochete, Sombra, Prodígio.
Habilidades : Força sobre-humana, velocidade, resistência, grande agilidade, reflexos aperfeiçoados, habilidade de aderir a superfícies sólidas, previsão de perigos ("Sentido de Aranha"), ferrões que saem de seus pulsos (inovação recente).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha
Atividade 3-Quadro Comparativo de Ananse e do atual Homem Aranha
De posse das duas histórias do Homem Aranha, faça com os seus alunos um quadro comparativo dos dois heróis e anote no quadro de giz e peça que eles copiem no caderno..
Ananse - Peter Parker
África -Estados Unidos da América
Velho -Jovem
Fraco - Forte
Griots -Autor de livros
Náo tem namorada - tem namorada
(e continuam as relações até onde os alunos descobrirem)
Ao terminar o quadro, peça a seus alunos debatam e cheguem a conclusões sobre a comparação das duas histórias.
Atividade 4-Pesquisa sobre as aranhas
Link para a pesquisa:
Após a leitura o professor poderá aplicar a Dinâmica Responda Diferente.
1) O professor solicita a um aluno que elabore um pergunta sobre o texto:
2) O professor pede a outro alunos que responda à pergunta deita pelo amigo;
3) O professor solicita a um terceiro alunos que responda à mesma pergunta de um outro jeito, que poderá ser: -com outras informações; -substituindo palavras por outras (sinônimas ou não); -falando com uma entonação de voz completamente diferente do colega anterior; -se expressando por gestos ou desenhos.
A dinâmica continua com a elaboração de novas perguntas. :
Recursos Complementares
1- Escute a história : Ananse, o homem aranha-Adaptação e narração de Augusto Pessoa
3- Outras sugestão de links para pesquisa sobre aranhas
4-Jogos Vários jogos online do homem-aranha
Avaliação
Será realizada em todas as etapas do processo
Ao final da utilização do Laboratório de Informática, poderá ser feita uma auto-avaliação oral dos alunos, (respeitei as regras do local, utilizei com cuidado o material,, colaborei para o bom andamento do trabalho etc) .
Será considerado também registro do quadro comparativo no caderno (se terminou, fez melhor que podia, ilustrou etc)
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