TRANSFORMANDO UM POEMA EM HISTÓRIA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Reconheça as diferenças entre os gêneros textuais poema e história.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já tenham vivenciado experiências de leitura e/ou audição de poemas e de histórias.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:
Caro professor, sugerimos que você leia o poema “Maroca, a vovó cocota”, de Elias José para seus alunos.
É importante também que cada criança tenha o poema em mãos. Após a leitura, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram do poema.
Maroca: a vovó cocota
Vovó Maroca
toda cocota
toda vaidade
setenta anos
é mais pra frente
que muita gente
de pouca idade.
Vovó Maroca
se é calor
apanha a tanga
pega a motoca
vai pegar cor.
Vovó Maroca
se vai a festa
não se definha
não perde a linha
e ainda testa
o que é novidade
pra mocidade.
Vovó Maroca
se apruma
e se arruma
é um modelo
frente ao espelho.
Só “jeans” azuis
bata estampada
pouca pintura
e nada de tintura
no seu cabelo.
Vovó Maroca
não tem segredo.
E se há problema
só há um lema:
não ter medo
e enfrentar a vida
de cabeça erguida.
Elias José
Elias José – (MG 1936 – MG 2008) escritor de literatura infantil e juvenil, contista, poeta, romancista e professor.
Explore, então, as características desse gênero textual com os alunos.
Para isso, você pode trabalhar com a turma as seguintes questões:
■Como o poema é organizado?
Você pode mostrar aos alunos um poema e uma história impressa e pedir para que falem as diferenças que apresentam em relação à disposição desses dois textos no papel.
Depois, informe aos alunos que o poema é organizado em versos e estrofes e peça para que os localizem no poema: “Maroca, a vovó cocota”.
■Que recursos o poeta usa para que as palavras tenham uma sonoridade bonita e agradável?
Leve os alunos a perceberem as rimas do poema – palavras que terminam com o som muito parecido ou igual.
Leia uma estrofe de cada vez e peça para que as crianças falem que palavras da estrofe rimaram.
Depois, peça aos alunos que localizem no texto as palavras que rimam.
Atividade 2:
Nessa atividade, sugerimos que você proponha aos alunos que transformem o poema lido em outro texto.
Agora, o desafio é contar como é a vida de vovó Maroca por meio de uma história.
Primeiro, peça aos alunos que façam esse exercício oralmente.
Uma sugestão para a produção da história é contar, por exemplo, como foi a ida da vovó Maroca à festa.
Ressalte com os alunos que a história deve contar o que aconteceu na festa com vovó Maroca.
Você pode sugerir que iniciem a história assim: “Era uma vez...”.
Depois de contar oralmente a história, é a hora do registro, que pode ser feito coletivamente.
É importante que você ressalte as diferenças entre esses dois gêneros textuais.
Pergunte aos alunos: “Esse novo texto – a história – será organizado em versos e estrofes?”
No momento da produção coletiva do texto, você poderá fazer as intervenções necessárias para que o novo texto seja fiel ao tema do poema e às características de vovó Maroca.
Atividade 3:
Registre os dois textos no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos possam visualizá-los para compará-los.
Peça para que façam a leitura coletiva de cada um e depois discuta com a turma sobre as diferença entre eles.
É importante que as crianças percebam que o modo de organizar esses dois textos é diferente: enquanto um é composto por versos e estrofes o outro é escrito em prosa.
Atividade 4:
Ao final, recomendamos que você conclua com os alunos a definição do que é um poema e do que é uma história.
Sugerimos que você sistematize com a turma o modo como definem cada um desses gêneros, tendo como base o trabalho realizado.
É importante que os alunos registrem no caderno a definição do que é um poema e uma história.
A título de consulta, disponibilizamos as duas definições:
Poema: Texto poético escrito em versos, de tamanho muito variado.
História: Sequência de acontecimentos reais ou inventados que ocorrem em um determinado lugar.
Adaptado: Costa, Sérgio Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Belo Horizonte. Autentica editora. 2008
Avaliação
Ao final dessas atividades, os alunos deverão reconhecer as diferenças entre os dois gêneros textuais: poemas e histórias.
Além disso, deverão ter aprendido mais a expor suas opiniões e a respeitar a dos colegas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13500
Deve ser interessante....
Vejo informações pela net...Não tenho o livro....
Gostaria de ter....
A vovó virou bebê
O que acontece quando um familiar querido tem uma doença que causa esquecimento?
Sofia, 7 anos, descobre a resposta em A vovó virou bebê (de Renata Paiva, Editora Panda Books, 56 págs., R$ 27,90).
Vovó Dorinha era superlegal, adorava ficar na companhia da neta e contar histórias antigas para ela. Mas, aos poucos, a menina percebeu que a avó tinha mudado, estava estranha. Trocava as palavras, esquecia de coisas simples, confundia o nome das pessoas e, às vezes, se irritava facilmente. Até ganhou uma acompanhante – ou babá de gente grande.
Sofia, que não estava entendendo nada, chegou a pensar que a avó nem gostava mais dela. Mas a mãe explicou que a vovó Dorinha tinha Alzheimer, doença que a faz esquecer de tudo e também muda seu comportamento.
A garota ficou bem triste, no entanto entendeu que a partir daquele momento, cuidado, paciência e respeito eram fundamentais para tornar a vida da avó mais feliz. Além da história e ilustrações bonitas, o livro responde algumas dúvidas sobre o Alzheimer e dá dicas importantes de como ajudar a cuidar da pessoa doente.
No Diarinho deste domingo, você vai entender um pouquinho mais sobre o problema do esquecimento.
http://blogdiarinho.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html
Deve ser interessante....
Vejo informações pela net...Não tenho o livro....
Gostaria de ter....
A vovó virou bebê
O que acontece quando um familiar querido tem uma doença que causa esquecimento?
Sofia, 7 anos, descobre a resposta em A vovó virou bebê (de Renata Paiva, Editora Panda Books, 56 págs., R$ 27,90).
Vovó Dorinha era superlegal, adorava ficar na companhia da neta e contar histórias antigas para ela. Mas, aos poucos, a menina percebeu que a avó tinha mudado, estava estranha. Trocava as palavras, esquecia de coisas simples, confundia o nome das pessoas e, às vezes, se irritava facilmente. Até ganhou uma acompanhante – ou babá de gente grande.
Sofia, que não estava entendendo nada, chegou a pensar que a avó nem gostava mais dela. Mas a mãe explicou que a vovó Dorinha tinha Alzheimer, doença que a faz esquecer de tudo e também muda seu comportamento.
A garota ficou bem triste, no entanto entendeu que a partir daquele momento, cuidado, paciência e respeito eram fundamentais para tornar a vida da avó mais feliz. Além da história e ilustrações bonitas, o livro responde algumas dúvidas sobre o Alzheimer e dá dicas importantes de como ajudar a cuidar da pessoa doente.
No Diarinho deste domingo, você vai entender um pouquinho mais sobre o problema do esquecimento.
http://blogdiarinho.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.