BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, julho 20, 2012

Vovó Maroca>Poema>História>Gêneros textuais> Dia dos avós>20/07/12

TRANSFORMANDO UM POEMA EM HISTÓRIA

  O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Reconheça as diferenças entre os gêneros textuais poema e história.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já tenham vivenciado experiências de leitura e/ou audição de poemas e de histórias.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:
Caro professor, sugerimos que você leia o poema “Maroca, a vovó cocota”, de Elias José para seus alunos.
É importante também que cada criança tenha o poema em mãos. Após a leitura, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram do poema.

Maroca: a vovó cocota

Vovó Maroca
toda cocota
toda vaidade
setenta anos
é mais pra frente
que muita gente
de pouca idade.

Vovó Maroca
se é calor
apanha a tanga
pega a motoca
vai pegar cor.

Vovó Maroca
se vai a festa
não se definha
não perde a linha
e ainda testa
o que é novidade
pra mocidade.

Vovó Maroca
se apruma
e se arruma
é um modelo
frente ao espelho.
Só “jeans” azuis
bata estampada
pouca pintura
e nada de tintura
no seu cabelo.

Vovó Maroca
não tem segredo.
E se há problema
só há um lema:
não ter medo
e enfrentar a vida
de cabeça erguida.

Elias José

Elias José – (MG 1936 – MG 2008) escritor de literatura infantil e juvenil, contista, poeta, romancista e professor.


Explore, então, as características desse gênero textual com os alunos.
Para isso, você pode trabalhar com a turma as seguintes questões:
■Como o poema é organizado?
 Você pode mostrar aos alunos um poema e uma história impressa e pedir para que falem as diferenças que apresentam em relação à disposição desses dois textos no papel.
 Depois, informe aos alunos que o poema é organizado em versos e estrofes e peça para que os localizem no poema: “Maroca, a vovó cocota”.

■Que recursos o poeta usa para que as palavras tenham uma sonoridade bonita e agradável?
Leve os alunos a perceberem as rimas do poema – palavras que terminam com o som muito parecido ou igual.
Leia uma estrofe de cada vez e peça para que as crianças falem que palavras da estrofe rimaram.
Depois, peça aos alunos que localizem no texto as palavras que rimam.

Atividade 2:
Nessa atividade, sugerimos que você proponha aos alunos que transformem o poema lido em outro texto.
Agora, o desafio é contar como é a vida de vovó Maroca por meio de uma história.
 Primeiro, peça aos alunos que façam esse exercício oralmente.
Uma sugestão para a produção da história é contar, por exemplo, como foi a ida da vovó Maroca à festa.
 Ressalte com os alunos que a história deve contar o que aconteceu na festa com vovó Maroca.
Você pode sugerir que iniciem a história assim: “Era uma vez...”.
 Depois de contar oralmente a história, é a hora do registro, que pode ser feito coletivamente.
 É importante que você ressalte as diferenças entre esses dois gêneros textuais.
 Pergunte aos alunos: “Esse novo texto – a história – será organizado em versos e estrofes?”
No momento da produção coletiva do texto, você poderá fazer as intervenções necessárias para que o novo texto seja fiel ao tema do poema e às características de vovó Maroca.

Atividade 3:
Registre os dois textos no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos possam visualizá-los para compará-los.
Peça para que façam a leitura coletiva de cada um e depois discuta com a turma sobre as diferença entre eles.
 É importante que as crianças percebam que o modo de organizar esses dois textos é diferente: enquanto um é composto por versos e estrofes o outro é escrito em prosa.

Atividade 4:
Ao final, recomendamos que você conclua com os alunos a definição do que é um poema e do que é uma história.
Sugerimos que você sistematize com a turma o modo como definem cada um desses gêneros, tendo como base o trabalho realizado.
 É importante que os alunos registrem no caderno a definição do que é um poema e uma história.
A título de consulta, disponibilizamos as duas definições:
Poema: Texto poético escrito em versos, de tamanho muito variado.
História: Sequência de acontecimentos reais ou inventados que ocorrem em um determinado lugar.
Adaptado: Costa, Sérgio Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Belo Horizonte. Autentica editora. 2008

Avaliação
Ao final dessas atividades, os alunos deverão reconhecer as diferenças entre os dois gêneros textuais: poemas e histórias.
Além disso, deverão ter aprendido mais a expor suas opiniões e a respeitar a dos colegas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13500


Deve ser interessante....
Vejo informações pela net...Não tenho o livro....
Gostaria de ter....
A vovó virou bebê
O que acontece quando um familiar querido tem uma doença que causa esquecimento?
Sofia, 7 anos, descobre a resposta em A vovó virou bebê (de Renata Paiva, Editora Panda Books, 56 págs., R$ 27,90).

Vovó Dorinha era superlegal, adorava ficar na companhia da neta e contar histórias antigas para ela. Mas, aos poucos, a menina percebeu que a avó tinha mudado, estava estranha. Trocava as palavras, esquecia de coisas simples, confundia o nome das pessoas e, às vezes, se irritava facilmente. Até ganhou uma acompanhante – ou babá de gente grande.
Sofia, que não estava entendendo nada, chegou a pensar que a avó nem gostava mais dela. Mas a mãe explicou que a vovó Dorinha tinha Alzheimer, doença que a faz esquecer de tudo e também muda seu comportamento.
A garota ficou bem triste, no entanto entendeu que a partir daquele momento, cuidado, paciência e respeito eram fundamentais para tornar a vida da avó mais feliz. Além da história e ilustrações bonitas, o livro responde algumas dúvidas sobre o Alzheimer e dá dicas importantes de como ajudar a cuidar da pessoa doente.
No Diarinho deste domingo, você vai entender um pouquinho mais sobre o problema do esquecimento.

http://blogdiarinho.blogspot.com.br/2010_03_01_archive.html




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios