BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

domingo, julho 08, 2012

Olimpíadas>Jogos populares>Aula interessante> 08/07/12

A força nos jogos e brincadeiras populares.

  O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir coletivamente um conceito para força; relacionar alguns jogos e brincadeiras populares com a capacidade física força; vivenciar jogos e brincadeiras populares que utilizem a força como principal capacidade física.

Duração das atividades
60 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de jogos e brincadeiras populares, conceito de capacidade física, a aula “Jogos, brincadeiras e capacidades físicas”, publicada no portal do professor.

Estratégias e recursos da aula
Espaço: Quadra ou pátio grande.

Materiais: fotos ilustradas abaixo.
Atividade 1

Mostrar para a turma as imagens abaixo:







 
 
Imagens em:

imagem 2: 


imagem 4: 

imagem 5: 


Posteriormente, iniciar um debate com a turma levantando as seguintes questões: Qual a principal capacidade física necessária para se realizar as tarefas demonstradas nas fotos? O que podemos definir como força?

Atividade 2
Propor a seguintes vivências:
- Pegar um colega no colo


Fazer 10 flexões de braço no solo (como demonstrado na figura abaixo)


http://www2.uol.com.br/runningbr/edicoes/materias_ed44/imagens/img_2_f.jpg
Posteriormente, iniciar uma discussão com as seguintes questões como base:
 A força que vocês fizeram nas duas vivências foi a mesma?
Qual a diferença?
No decorrer da discussão apresentar para a turma a divisão básica da força muscular relacionada abaixo, de forma simplificada:
Força estática (executada no exercício de pegar o colega no colo):
A musculatura está em trabalho estático.
É quando no meio do exercício paramos e mantemos a posição, não há movimento. (adaptado do texto contido em:
http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/cdof/atividade_fisica/mat3.htm  
Força dinâmica (executada no exercício flexão de braço no solo):
Ocorre uma aproximação e afastamento dos segmentos (extremidades do músculo).
Desta forma, observa-se sempre um movimento. (adaptado do texto contido em:
http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/cdof/atividade_fisica/mat3.htm  

Atividade 3
Dando continuidade à discussão iniciada na atividade anterior lançar para a turma as seguintes questões:
O que seria uma opção mais prazerosa para exercitar a capacidade física força, para as crianças e para os adolescentes?
Propor, então, o tema “Jogos e brincadeiras populares” e pedir que listem aqueles que utilizam a força como principal capacidade física.

Seguem alguns exemplos:
- Cabo-de-guerra: Os participantes são divididos em dois grupos, com o mesmo número de crianças.
Cada grupo segura um lado de uma corda, estabelecendo-se uma divisão na sua metade de forma a permitir que cada grupo fique com o mesmo tamanho de corda.
É dado o sinal do início do jogo e cada grupo começa a puxar a corda para o seu lado.
 O vencedor é aquele que durante o tempo estipulado (um ou dois minutos) conseguir puxar mais a corda para o seu lado. Extraído de:

- Pular carniça: Pular carniça, pular sela ou "leap frog" é uma brincadeira internacionalmente conhecida entre as crianças, adolescentes e adultos do mundo inteiro.
 A um sinal, a última criança de cada coluna deve saltar sobre os que estão parados e agachados à sua frente. Extraído de:
 http://forum.wordreference.com/showthread.php?t=551017  

- Barra-manteiga 1: As crianças se dividem em dois grupos com pelo menos quatro pessoas.
É desenhada uma linha no chão para dividir os campos.
Cada grupo fica em seu campo, perto da linha, com as mãos estendidas.
Quem conseguir bater na mão do adversário deve trazê-lo para seu campo.
Ganha o time que conseguir levar o outro para o seu campo primeiro.
O time que perde tem que pagar um mico. Extraído de:







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios