Os jogos populares folclóricos
em nossas vidas
Autor: Fabíola Pedroza Vieira
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar alguns jogos e brincadeiras do cotidiano dos alunos e de suas famílias como integrantes do nossa cultura popular folclórica.
Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conceito de folclore, a pesquisa sobre jogos e brincadeiras solicitada na aula "Desvendando o folclore". Link abaixo:
Estratégias e recursos da aula
Espaço: nem restrito nem amplo.
Materiais: Várias figuras de atividades folclóricas (Comidas, festas, jogos e brincadeiras, lendas, brinquedos, danças)
AmarelinhaAtividade 1: Investigando a presença dos jogos populares folclóricos na família
Perguntar aos alunos sobre os jogos e brincadeiras que os pais brincavam quando crianças (corre-cotia, escravos de Jó, pique-esconde, passa-anel, morto-vivo, seu mestre mandou, amarelinha, pique pega, pedra, papel e tesoura, dentre outros, que foram respondido anteriormente pelos pais em casa. Questioná-los: Quais dessas atividades são pertencentes ao folclore? Porquê? Selecionar coletivamente aquelas atividades que fazem parte do folclore e que os alunos ainda jogam/brincam. (aprox. 10 min.)
Atividade 2: Vivenciando jogos e brincadeiras populares folclóricas
Vivenciar os jogos e brincadeiras selecionados na atividade anterior. (aprox. 20 min.)
Atividade 3: Conhecendo outros jogos e brincadeiras do nosso folclore
Sugerir outros jogos e brincadeiras folclóricas não citadas pelos alunos.
O professor deverá pesquisar brincadeiras folclóricas de outras regiões e realizá-las.
Sugestões:
QUEBRA-PANELA: (nordeste)
No Nordeste, essa brincadeira é comum em festas de aniversários.
Pendura-se em um local mais alto, com uma corda ou um fio, uma panela de barro cheia de bombons, “chicletes”, chocolates e outras guloseimas.
Coloca-se uma venda nos olhos de uma das crianças, faz-se com que ela gire algumas vezes e com um bastão ou pedaço de pau na mão, ela deve tentar quebrar a panela.
Se não conseguir, escolhe-se outra criança, até que uma delas consiga quebrá-la e todos correm para pegar as guloseimas no chão.
Atualmente, a brincadeira é realizada utilizando-se um balão de borracha que deverá ser furado. Há também a Piñata (palavra em espanhol que significa pote de doces), ainda não muito conhecida no Brasil.
Possui várias formas, representando diferentes temas infantis (bonecos, animais, objetos) confeccionada com uma espécie de papelão ou papel maché.
Dentro dela são colocadas as guloseimas.
PASSARÁS: (nordeste)
Sem que o grupo de crianças participantes da brincadeira saiba, duas crianças escolhem aleatoriamente dois nomes – podem ser de frutas, flores, animais, etc., cada uma guarda o nome escolhido.
Posicionam-se em pé, uma de frente para a outra e, de mãos dadas, formam um arco.
O grupo de participantes forma uma fila que deverá ser encabeçada por uma criança maior ou mais esperta que representará a mãe de todas elas.
Esta criança puxará a fila e passará por baixo do arco, cantando: - Passarás, passarás, algum deles há de ficar. Se não for o da frente, deve ser o de detrás.
A última criança da fila fica “presa” entre os braços do “arco” e deve responder a pergunta: - Você prefere uva ou maçã? (por exemplo).
A opção escolhida levará a criança a ficar atrás daquela que guardara aquele nome.
A brincadeira mantém esta seqüência até o último participante ficar “preso” e escolher a fruta. Ganha a criança que tiver maior número de participantes na sua fila.
O COELHO SAI:(nordeste)
Um círculo formado por crianças de mãos dadas.
Coloca-se uma n o meio do círculo, que representa o coelho.
O “coelho” deve fazer algumas perguntas ou pedir alguma coisa ao grupo.
O grupo responde as perguntas ou atende simbolicamente ao desejo do “coelho”.
Por exemplo:
O coelho pergunta:
Que horas são?
Todos respondem: São duas horas.
O coelho diz: Eu quero tomar banho .
Uma criança do círculo diz: Tome banho aqui, e simula um banho. Eu quero pentear meu pelo. Outra criança simula o pentear.
Depois de muitas perguntas e pedidos, o coelho diz: Eu quero sair. Eu quero fugir.
As crianças seguram bem as mãos e o coelho fica tentando.
Quando consegue escapar, todas as crianças correm atrás do coelho e quem o alcançar vai se tornar o coelho da brincadeira
(aprox. 20 m in.)
Atividade 4 :o detetive
Sugerir aos alunos que pesquisem para casa com os adultos mais próximos quais as cantigas de roda que estes brincavam quando crianças.
Avaliação
Pedir aos alunos que separem as figuras que mostrem crianças brincando de jogos e brincadeiras folclóricas das outras atividades que exprimem o folclore.
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