Vida e obra
Conhecendo o Rio de Janeiro
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:
■Conhecer vida e obra de Ana Maria Machado;
■Conhecer o contexto histórico do Rio de Janeiro nos anos de 1941 (nascimento da autora);
■Localizar o Brasil, Rio de Janeiro e Santa Tereza no mapa mundi/ globo terrestre e Google earth;
■Conhecer alguns aspectos da cultura de Santa Teresa (alimentação, músicas, festas típicas, pontos turísticos).
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noção de "região".
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE ANA MARIA MACHADO.
1ºMomento:
Professor, mostre às crianças vários livros de Ana Maria Machado, oportunizando que elas entrem em contato com as obras, oriente-as a prestarem atenção na capa, nas ilustrações. Depois questione-os:
Professor, mostre às crianças vários livros de Ana Maria Machado, oportunizando que elas entrem em contato com as obras, oriente-as a prestarem atenção na capa, nas ilustrações. Depois questione-os:
■Quem já leu algum livro de Ana Maria Machado? Quais?
■Quem saberia contar uma dessas histórias?
■Onde será que ela nasceu?
Oriente-as também que tragam o material encontrado, sobretudo as fotos.
3º Momento: Após a pesquisa, a turma deve ser organizada em círculo, então, professor, comece a questionar os alunos:
■Quem poderia me falar sobre a infância de Ana Maria Machado?
■Onde nasceu?
■Onde morava?
■Onde estudou?
■Formou-se em que?
■Ela era casada? Teve filhos?
■E sobre suas obras?
■Ela só escreve para crianças?
■Quais livros vocês conhecem da autora?
4º Momento: Professor, organize um cantinho na sala de aula para as leituras dos livros de Ana Maria Machado.
Obs: Disponibilize livros da autora para as crianças.
1º Momento: Professor, proponha um estudo sobre a cidade natal da autora (Rio de Janeiro) da década de 40, período em que a autora era criança.
Para isso, recorra aos seguintes vídeos:
Bairro de Botafogo na década de 40:
Como as crianças se vestiam?
Como eram as brincadeiras e brinquedos daquela época?
Como eram os meios de transportes?
Carnaval carioca dos anos 40
Professor, agora colha as impressões das crianças sobre os filmes assistidos, fazendo-as estabelecerem relações existentes entre os hábitos e costumes exibidos nos filmes e os da atualidade.
ATIVIDADE 03 - LOCALIZANDO O RIO DE JANEIRO.
1º Momento: Professor, leve um globo terrestre para a sala de aula e peça para que as crianças localizem o Brasil. Depois, localize com as crianças, no google earth o estado do Rio, sua capital e os bairros cariocas, sobretudo o de Santa Tereza.
Obs.: Durante a atividade, professor, procure fazer com que as crianças percebam a função social do mapa e qual a importância da legenda para a leitura do mesmo. ex: azul = mar.
ATIVIDADE 04 - CONHECENDO O BAIRRO DE SANTA TEREZA.
1º Momento:
Professor, primeiramente faça uma explanação sobre o bairro de Santa Tereza, evidenciando suas peculiaridades.
Professor, primeiramente faça uma explanação sobre o bairro de Santa Tereza, evidenciando suas peculiaridades.
Depois, proponha às crianças a pesquisa sobre o bairro em questão, abordando aspectos como festas, culinária, a fim de divulgar à comunidade escolar o estudo que está sendo realizado.
Elabore e organize uma exposição com fotos, textos e desenhos produzidos pelos alunos acerca do Bairro de Santa Tereza, .
3º Momento:
Proponha a montagem da maquete de um bonde, como o de Santa Tereza.
Proponha a montagem da maquete de um bonde, como o de Santa Tereza.
Para isso, professor, recorra a materiais, como: garrafa pet, caixas de fósforo, pasta de dente, isopor, palitos de picolés, entre outros.
O importante não é que a maquete retrate fielmente o bonde, mas que as crianças consigam estabelecer relações de proporção, tamanhos e medidas, criar a partir de materiais simples, utilizando para isso sua imaginação..
Bondinho de Santa Tereza:
Durante a exposição, as crianças poderão comentar sobre a vida e obra da escritora, bem como aspectos importantes do bairro.
Recursos Complementares
O aluno será avaliado:
■Pelo conhecimento angariado sobre Ana Maria Machado e sua obra;
■Por sua dedicação na realização das atividades;
■Por sua prática oral nos momentos em que essa se fizer necessária.
Sugestão de atividades> Receita>Caldo de feijão entre outros
Preparação hora do conto
COMO UTILIZAR A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA
PARA ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA
"O envolvimento com valores é fundamental para a formação integral da pessoa.
A amizade, o respeito, o carinho, a solidariedade e
a ajuda mútua permeiam o cotidiano das atividades escolares."
Trabalhe essa história encantadora desenvolvendo a alfabetização,
o conhecimento da natureza, trabalhos manuais e a formação humana
Link para essa postagem
“A permanência de uma pessoa em nossa vida, seja em qualquer esfera de relacionamento é como uma Flor, frágil e especial. Se não a cultivarmos com dedicação e carinho ela murcha e desaparece mesmo deixado marcado seu perfume. O carinho de uma Amizade sincera fornece o calor dos sentimentos, aquece a alma e torna a vida mais bela e cheia de carinho...”
ResponderExcluirPassei para lhe desejar um final de semana abençoado. Fica com Deus.