HOJE VAI CHOVER?
APRENDENDO COM A PREVISÃO DO TEMPO
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação;
■Ampliar os conhecimentos sobre vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica;
■Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero.
■Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
Leia para a turma o livro ' A CHUVA"
Coleção: GATO E RATO
Autor: MARY FRANÇA
Perguntar
■A opinião sobre o livro;
■Sobre as características do texto;
■As ilustrações;
■O assunto;
Depois leia " SOL E CHUVA".
Autor: MARTINS, CLAUDIO
Autor: SYPRIANO, LILIAN
Editora: COMPOR
Indagar novamente:
■A opinião sobre o livro;
■Sobre as características do texto;
■As ilustrações;
■As ilustrações;
■ O assunto;
Garantir a fala e a escuta atenta de todos. Anotar as ideias.
Produzir um texto coletivo ,correlacionando às ideias que surgiram dos debates.
2º Atividade:
Perguntar sobre o tempo:
" Quem gosta da chuva?"
",Quem gosta do sol?",
" Como poderemos saber se amanhã vai chover?"
Espera-se que surja a ideia da previsão do tempo.
Pergunte: " Onde podemos consultar a previsão do tempo?"
Espera-se que falem: jornal, rádio, internet, televisão.
Discuta as maneiras que cada meio de comunicação utiliza para divulgar a previsão do tempo, sendo através de mapas, ilustrações ou dados.
Busque saber quais as famílias dos alunos acompanham a previsão do tempo diariamente e quais confiam nas previsões feitas.
Promova uma reflexão sobre a importância da previsão do tempo .
Desde as atividades cotidianas, por exemplo, quando sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa.
Mas uma dica importante sobre o tempo nos ajuda em muitas outras coisas.
Entre elas, para avaliar as condições da estrada, quando viajamos, e também para a agricultura.
Os agricultores precisam, muitas vezes, fazer o plantio no início de um período de chuvas, porque as sementes precisam de água para germinar.
Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos.
Conceitue meteorologia:
" É a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Os técnicos fazem a previsão do tempo estudando vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica, etc.".
Distribua e leia com os alunos o texto que poderá ser baixado do seguinte endereço eletrônico:
Solicite que eles marquem palavras e expressões que não saibam o significado.
Espera-se que eles destaquem: PRESSÃO ATMOSFÉRICA, UMIDADE RELATIVA, TEMPERATURA DO AR, e INMET.
Proponha que eles relatem oralmente o que entenderam com o texto, mesmo que algumas palavras não tenham sido compreendidas e compare os relatos chamando atenção para as diferentes formas possíveis de compreensão de uma mesma informação.
Proponha uma pesquisa em casa sobre o significado desses termos.
Avise-os que no dia seguinte todas as definições trazidas serão lidas e comparadas para a produção de uma síntese dos conhecimentos trazidos..
3º Atividade:
Organize a turma em roda e solicite que cada um que realizou a pesquisa, leia as informações obtidas. Primeiramente sobre pressão atmosférica.
Conceito básico de pressão atmosférica:" Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.
Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre."
Realize a seguinte experiência: Aula Instrucional
GARRAFA CHUVEIRINHO
MATERIAL :Garrafa de plástico com tampa de rosca /. Prego / Água/ Tigela
COMO FAZER : 1. Encha a tigela de água./ 2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela. / 3. Coloque água dentro da garrafa e feche./ 4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.
O QUE ACONTECE : Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água pára.
POR QUE ACONTECE? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro.
Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
Peça que eles falem o que aprenderam a partir das leituras e da experiência.
Registre no quadro, chamando atenção para a adaptação da linguagem oral para o registro escrito.
Realize o mesmo procedimento com o termo " Umidade relativa do ar".
Conceito básico de umidade relativa do ar: "Umidade relativa (Brasil) é a relação entre a pressão de vapor do ar e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo."
Como o conceito é muito complexo, exemplifique a partir da panela de pressão quando ferve e libera o vapor de ar em forma de pressão.
Realize o mesmo procedimento com termo "temperatura do ar."
Conceito básico: " A temperatura do ar é medida por meio de termômetros.
Os boletins meteorológicos costumam indicar as temperaturas máxima e mínima previstas para um determinado período. "
Leve alguns termômetros de parede ou imagens desses termômetros para apresentar para as crianças. Exemplo:
Pergunte quem sabe como funciona. Anote as respostas.
Caso haja dificuldades de compreensão faça uma analogia ao termômetro utilizado pelos médicos e pelas famílias para medir a febre nas crianças.
4º ATIVIDADE
Apresente alguns exemplos dos boletins meteorológicos. Exemplo:
PORTAL G1
Tempo na sua região:
SUDESTE MIN: MAX:
São Paulo 20º 32º
Belo Horizonte 21º 30º
Vitória 23º 30º
Rio de Janeiro 20º 34º
fonte: http://g1.globo.com/previsao-do-tempo.html
fonte: http://g1.globo.com/previsao-do-tempo.html
Explore oralmente as várias formas de representação da mesma informação.
Solicite que, em duplas, a turma observe as diversas formas apresentadas e escolha a que entende que apresenta a previsão do tempo de forma mais clara e abrangente.
Peça que as duplas justifiquem por escrito sua escolha.
Socialize para o grande grupo as produções das crianças
5º ATIVIDADE:
Solicite que tragam, diariamente, publicação da previsão do tempo para comparação das diversas fontes, formas e para confirmação dos acertos nas previsões.
Institua" A Hora da Previsão do Tempo."
Inicie confirmando se a previsão feita do dia anterior foi acertada.
Chame o aluno responsável pela previsão do dia.
O mesmo antes de ler a previsão deve informar a fonte da informação.
Após ler a previsão do dia deve retirar a previsão do dia anterior do mural e expor a atual.
Em seguida a professora seleciona ou sorteia o aluno responsável pelo próximo dia.
Recursos Complementares
Para leitura do professor:
Avaliação
O professor deverá avaliar:
■A compreensão sobre os acontecimentos ligados a previsão do tempo.
■ O desenvolvimento da capacidade de pesquisar, reconhecer e refletir sobre a transformações do clima;
■ O envolvimento e a participação durante todo o processo;
■A ampliação do repertório linguístico;
■ A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
■ A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
■ A disposição em contribuir para a realização das etapas das atividades;
■O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Vejam aqui sugestões de atividades dos livros: O jogo e a bola; O pote de melado; Os pingos ea cores;Tesoura não é cenoura
A bota do bode
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.