BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, agosto 30, 2012

Literatura>Chuva>Previsão do tempo>Instrucional>30/08/12

HOJE VAI CHOVER?
APRENDENDO COM A PREVISÃO DO TEMPO



 O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação;
■Ampliar os conhecimentos sobre vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica;
■Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero.
■Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento
Duração das atividades
4 AULAS
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
Leia para a turma o livro ' A CHUVA"
Coleção: GATO E RATO
Autor: MARY FRANÇA






Perguntar
■A opinião sobre o livro;
■Sobre as características do texto;
■As ilustrações;
■O assunto;
Depois leia " SOL E CHUVA".
Autor: MARTINS, CLAUDIO
Autor: SYPRIANO, LILIAN
Editora: COMPOR




Indagar novamente:
■A opinião sobre o livro;
■Sobre as características do texto;
■As ilustrações;
■ O assunto;
Garantir a fala e a escuta atenta de todos. Anotar as ideias.
 Produzir um texto coletivo ,correlacionando às ideias que surgiram dos debates.
2º Atividade:
Perguntar sobre o tempo:
 " Quem gosta da chuva?"
",Quem gosta do sol?",
" Como poderemos saber se amanhã vai chover?"
Espera-se que surja a ideia da previsão do tempo.
Pergunte: " Onde podemos consultar a previsão do tempo?"
Espera-se que falem: jornal, rádio, internet, televisão.
Discuta as maneiras que cada meio de comunicação utiliza para divulgar a previsão do tempo, sendo através de mapas, ilustrações ou dados.
 Busque saber quais as famílias dos alunos acompanham a previsão do tempo diariamente e quais confiam nas previsões feitas.
Promova uma reflexão sobre a importância da previsão do tempo .
Desde as atividades cotidianas, por exemplo, quando sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa.
 Mas uma dica importante sobre o tempo nos ajuda em muitas outras coisas.
Entre elas, para avaliar as condições da estrada, quando viajamos, e também para a agricultura.
Os agricultores precisam, muitas vezes, fazer o plantio no início de um período de chuvas, porque as sementes precisam de água para germinar.
Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos.
Conceitue meteorologia:
" É a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Os técnicos fazem a previsão do tempo estudando vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica, etc.".
Distribua e leia com os alunos o texto que poderá ser baixado do seguinte endereço eletrônico:



Solicite que eles marquem palavras e expressões que não saibam o significado.
Espera-se que eles destaquem: PRESSÃO ATMOSFÉRICA, UMIDADE RELATIVA, TEMPERATURA DO AR, e INMET.
Proponha que eles relatem oralmente o que entenderam com o texto, mesmo que algumas palavras não tenham sido compreendidas e compare os relatos chamando atenção para as diferentes formas possíveis de compreensão de uma mesma informação.
Proponha uma pesquisa em casa sobre o significado desses termos.
Avise-os que no dia seguinte todas as definições trazidas serão lidas e comparadas para a produção de uma síntese dos conhecimentos trazidos..
3º Atividade:
Organize a turma em roda e solicite que cada um que realizou a pesquisa, leia as informações obtidas. Primeiramente sobre pressão atmosférica.
Conceito básico de pressão atmosférica:" Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.
 Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre."
Realize a seguinte experiência: Aula Instrucional
GARRAFA CHUVEIRINHO
MATERIAL :Garrafa de plástico com tampa de rosca /. Prego / Água/ Tigela
COMO FAZER : 1. Encha a tigela de água./ 2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela. / 3. Coloque água dentro da garrafa e feche./ 4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.
O QUE ACONTECE : Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água pára.
POR QUE ACONTECE? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro.
Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
Peça que eles falem o que aprenderam a partir das leituras e da experiência.
Registre no quadro, chamando atenção para a adaptação da linguagem oral para o registro escrito.
Realize o mesmo procedimento com o termo " Umidade relativa do ar".
Conceito básico de umidade relativa do ar: "Umidade relativa (Brasil) é a relação entre a pressão de vapor do ar e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo."
Como o conceito é muito complexo, exemplifique a partir da panela de pressão quando ferve e libera o vapor de ar em forma de pressão.
Realize o mesmo procedimento com termo "temperatura do ar."
Conceito básico: " A temperatura do ar é medida por meio de termômetros.
Os boletins meteorológicos costumam indicar as temperaturas máxima e mínima previstas para um determinado período. "
Leve alguns termômetros de parede ou imagens desses termômetros para apresentar para as crianças. Exemplo:




Pergunte quem sabe como funciona. Anote as respostas.
Caso haja dificuldades de compreensão faça uma analogia ao termômetro utilizado pelos médicos e pelas famílias para medir a febre nas crianças.
4º ATIVIDADE
Apresente alguns exemplos dos boletins meteorológicos. Exemplo:
PORTAL G1
Tempo na sua região:
SUDESTE MIN: MAX:
São Paulo 20º 32º
Belo Horizonte 21º 30º
Vitória 23º 30º
Rio de Janeiro 20º 34º
fonte:
http://g1.globo.com/previsao-do-tempo.html






    
 Explore oralmente as várias formas de representação da mesma informação.
Solicite que, em duplas, a turma observe as diversas formas apresentadas e escolha a que entende que apresenta a previsão do tempo de forma mais clara e abrangente.
Peça que as duplas justifiquem por escrito sua escolha.
Socialize para o grande grupo as produções das crianças
5º ATIVIDADE:
Solicite que tragam, diariamente, publicação da previsão do tempo para comparação das diversas fontes, formas e para confirmação dos acertos nas previsões.
Institua" A Hora da Previsão do Tempo."
Inicie confirmando se a previsão feita do dia anterior foi acertada.
Chame o aluno responsável pela previsão do dia.
O mesmo antes de ler a previsão deve informar a fonte da informação.
Após ler a previsão do dia deve retirar a previsão do dia anterior do mural e expor a atual.
Em seguida a professora seleciona ou sorteia o aluno responsável pelo próximo dia.
Recursos Complementares
Para leitura do professor:
Avaliação
O professor deverá avaliar:
■A compreensão sobre os acontecimentos ligados a previsão do tempo.
■ O desenvolvimento da capacidade de pesquisar, reconhecer e refletir sobre a transformações do clima;
■ O envolvimento e a participação durante todo o processo;
■A ampliação do repertório linguístico;
■ A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
■ A disposição em contribuir para a realização das etapas das atividades;
■O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;




Vejam aqui sugestões de atividades dos livros: O jogo e a bola; O pote de melado; Os pingos ea cores;Tesoura não é cenoura


A bota do bode






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios