Mary França
O susto
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Escutar textos lidos, apreciando a leitura gravada.
Interessar-se pela leitura de histórias.
Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Familiarizar-se com a escrita de textos, mesmo de forma não convencional.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
Em uma sala onde os alunos possam estar sentados em roda, de preferência à meia luz, a professora deverá criar um clima de suspense, tecendo comentários sobre coisas que nos assustam.
Nesse momento, uma pessoa da escola poderá entrar na sala fantasiada e provocar um susto na maioria dos alunos.
Essa atividade é muito interessante, pois, após a volta à calma, o professor avaliará com os alunos os efeitos produzidos em nós quando nos assustamos.
Em seguida, introduzir o tema do livro que será trabalhado.
a) Ouvir a história O susto, de Mary e Eliardo França, Coleção Gato e Rato, da Editora Ática, a partir do link:
Conto infantil que narra a história de um saco que assustou muitos bichos da floresta com seu estranho barulho; uns foram chamando os outros para ver o motivo do barulho e, depois de longa demora pra decidir quem ia abrir o saco, saiu deste um bando de insetos, assustando a todos.
b) Após escutar a história, os alunos poderão manusear o livro, caso a biblioteca escolar o tenha.
c) Recordar com os alunos quais as personagens que aparecem na história e como eles aparecem: aos pares.
Questionar qual era o problema em que os personagens se achavam envolvidos.
Como foi resolvida a situação?
O que tinha dentro do saco?
Atividade relacionada:
Distribuir folhas de papel crepom para ser confeccionado um saco parecido com o da história.
Em seguida, os alunos farão o desenho de uma coisa assustadora e colocará dentro do seu saco, para ser apresentado na próxima aula.
Aula 2:
Recordar a história da aula anterior oralmente. pedindo que cada criança apresente o seu desenho assustador.
Pode ser feito um varal com os saquinhos pendurados intitulado: Um saco assustador. Abra e confira.
Em seguida, perguntar se alguém já levou um susto e pedir que conte como foi.
Após ouvir os alunos, a professora poderá propor que os alunos contem o susto que já sentiram por escrito.
Depois, poderão ilustrar suas histórias.
Caso os alunos ainda não escrevam da forma convencional, a professora poderá escrever ortograficamente, a lápis, embaixo do texto da criança.
Os textos poderão ser colocados em exposição no mural da sala, a fim de que todos possam conhecer a história de susto de seus colegas.
Avaliação
A professora observará como os alunos participam da aula, seu envolvimento com a história, assim como a atitude de escuta.
A produção de desenhos assustadores deve ser avaliada percebendo se o aluno foi capaz de reproduzir o que foi solicitado.
Avaliará, também, o texto produzido, verificando a coerência das ideias, assim como a criatividade e a imaginação utilizadas para recontar e ilustrar a situação vivenciada.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.