BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, agosto 17, 2012

Parece mais não é>Adivinhas> Homônimos> Parônimos> 17/08/12

Parece, mas não é!



Uma série de adivinhações engraçadas, todas ilustradas, é a forma encontrada por Ana Maria para ensinar os homônimos e parônimos.
Aos poucos, a criança vai percebendo que uma mesma palavra pode ter vários significados, como a manga da camisa e a manga fruta.
Aprender fica mais divertido aqui.


Resultado de imagem para livro manos malucos

Manos Malucos I




O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar palavras com a mesma grafia, mas com significados diferentes.
- Criar adivinhas usando palavras de mesma grafia, mas com significados diferentes.
Duração das atividades
1 aula de 60 minutos Estratégias e recursos da aula
- Livro: Manos Malucos 1 e 2 – Ana Maria Machado - Salamandra Editora
- Folhas de papel A3
- Material para colorir (guache, giz de cera, hidrocor, etc.)
Sinopse do livro Manos Malucos 1 e 2
Uma série de adivinhações que estimulam a fantasia das crianças, incentivando o interesse pelos homônimos e parônimos. Diverte enquanto ensina.




Prepare a turma para brincar de adivinhação, para isso peça que sentem próximos do professor, e escutem as pistas para descobrirem a resposta das adivinhas.
A cada adivinha descoberta, o professor mostra a ilustração, caso ninguém descubra a palavra, mostre as gravuras para que possam ter mais uma pista e consigam adivinhar.
Esta divertida brincadeira serve para estimular os alunos a conhecerem palavras de mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.
Exemplo:
“Uma irmã é bem docinha,
Puxa-puxa, gosto forte,
Bem melada ou azedinha,
Ser querida é sua sorte.
A outra dá frio na espinha,
Dispara, traz a morte.”
Resposta: Bala
(p.7, Manos Malucos 2 – Ana Maria Machado)
Após a brincadeira, é a vez dos alunos criarem adivinhas com palavras que não foram apresentadas no livro. Lembre que as palavras devem ser semelhantes na grafia e pronúncia, mas diferentes no sentido.
Seria interessante se os alunos formulassem adivinhas conforme observaram anteriormente: escrita de versos rimados, uso de palavras conhecidas por todos, comparar uma palavra com a outra...
Por último, a turma ilustraria suas criações e cada criança faria a leitura para que os colegas tentassem adivinhar.
O professor poderia criar um livro de adivinhas e compartilhar com outras turmas ou elaborar um jogo de tabuleiro ou de baralho.
Recursos Complementares
Sugestões de livros:
- O que é? — Ana Maria Machado e Claudius, Editora
Salamandra, São Paulo
- ABC Doido — Angela Lago, Editora Melhoramentos, São Paulo
- Armazém do folclore — Ricardo Azevedo, Editora Ática,São Paulo
- A princesa que tudo sabia… menos uma coisa — Rosane Pamplona,
Editora Brinque-Book, São Paulo
- Sua Alteza a Divinha — Angela Lago, RHJ, Belo Horizonte
- Adivinhe se puder – Eva Furnari,Editora Moderna, São Paulo
Sites para pesquisa:






Avaliação
O professor irá avaliar, junto com a turma, a adivinha criada por cada aluno.
Seria interessante combinar com o grupo os pontos a serem observados.
- Se a escrita estava legível.
- Se os versos escritos foram entendidos por todos.
- Se as palavras usadas tinham a mesma grafia e pronúncia.
- Se a ilustração ajudou na interpretação do texto.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13751



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios