BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, agosto 20, 2012

Revista mural>Rimas> Parlendas>Instrucionais>Piadas>20/08/12

Revista-Mural:
um suporte para o letramento




O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Desenvolver atitudes favoráveis à leitura.
■Conhecer os usos e funções dos gêneros textuais.
■Ler e produzir textos de gêneros diversos (sumário, autobiografia, receita, sinopse).
■Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 2 meses
Estratégias e recursos da aula
■Caixas vazias viradas ao avesso.
■Papel colorsete de diversas cores.
■Folhas brancas para fazer ilustrações.
■Folhas brancas para montar um livro.
■Textos de diversos gêneros (piadas, poesias de vários autores, receitas, sinopse) em diversos suportes (internet, livros, catálogos de editora).
Site de piadas:
Site de parlendas:
Adivinhas
Site da Ana Maria Machado:
Poesias de José Paulo Paes:
Poesias de Vinicius de Moraes:
Poesias de Cecília Meireles:
Articulando os textos na vida diária da sala de aula
A alfabetização e o letramento não são processos excludentes, nem sequenciais ou alternativos: são complementares.
Decorrente desta compreensão é importante, trabalhar com estratégias diferenciadas em sala de aula.
De um lado, focalizar de maneira sistemática a dimensão lingüística do sistema de escrita, ou seja, seus aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos etc. que levam a apropriação deste objeto, garantindo assim o domínio da tecnologia da escrita e, de outro, focalizar o trabalho com textos diversificados levando o aluno a compreender os diferentes usos e funções sociais da escrita.
Desenvolvemos a proposta que chamamos Revista-Mural a partir do diálogo com as situações cotidianas, com as demandas dos alunos em diferentes contextos e com os objetivos da área de linguagem para o 1º Ciclo.
O nome Revista vem da idéia de levar à sala de aula diferentes gêneros textuais, como acontece ao lermos ou folhearmos uma revista e mural devido ao suporte que usamos em sala de aula, possibilitando acesso visual imediato e convidativo a textos diversos.
A proposta apresentada aqui é fruto de um trabalho que consistiu na produção de um mural de leitura de caráter interativo com o envolvimento de alunos e professoras e teve como objetivo favorecer o processo alfabetização e letramento dos alunos do 1º Ciclo de forma lúdica, espontânea e criativa.
A idéia é que os alunos lessem e produzissem textos de diferentes gêneros textuais a partir do trabalho realizado com os mesmos e que, após o uso efetivo da escrita em determinada situação comunicativa, os textos ficassem disponíveis para uma leitura rápida, acessível, à altura dos olhos e das mãos.
Nada melhor do que o mural da sala!
Pensando em oferecer oportunidades de letramento, foi feita uma seleção de gêneros textuais que pudessem ser trabalhados em sala de aula ao longo de um bimestre.
Para cada um destes gêneros, alguns deles já trabalhados previamente com os alunos, foram estabelecidos objetivos e propostas de trabalho principalmente com os usos e funções do texto.
Assim, logo após o trabalho com um gênero específico, o texto era escrito ou digitado e disponibilizado no mural para que os alunos pudessem acessá-los sempre que desejassem.
Uma intensa movimentação de leitura se formou em torno do mural, tanto dos alunos da nossa sala quanto dos alunos de outras turmas, que vinham conhecer, ler piadas, curiosidades, parlendas, etc.
No texto abaixo serão apresentadas algumas das possibilidades de trabalho.
Atividade 1
Lendo para se encantar: o trabalho com a poesia
O trabalho iniciou-se com a leitura de poesias feita semanalmente pela professora.
A proposta foi evoluindo a partir do enorme interesse das crianças com esta atividade.
Nas atividades desenvolvidas foram destacados e explorados alguns aspectos relativos ao sistema de escrita que as crianças apreciam muito: o trabalho com as rimas, com os aspectos fonológicos.
O professor pode lançar mão de recursos variados para memorização, como repetir os versos, estrofes, falar só as rimas, falar de diferentes modos.
Para conferir sentido à memorização, os alunos podem ser convidados a decorarem o texto para participar de um recital de poesia para alunos de outras turmas, para os pais, funcionários, etc.
Participar de um recital envolve capacidades relativas à oralidade que demandam o conhecimento da poesia, a memorização e a relação com o público ouvinte.
À medida que os alunos iam memorizando as poesias, colocamos as reproduções de cada um dos textos trabalhados em caixas afixadas no mural para que as crianças pudessem relê-las nos momentos livres (recreio ou transição de uma atividade para outra).
A proposta de ilustrar as poesias e organizá-las num livro, gerou a necessidade de se responder algumas perguntas: como se faz um livro?
 O que tem nele?
Quem o escreve?
Quem o ilustra? Quantas páginas tem o livro?
Como podemos saber quais poesias tem no livro sem folheá-lo? No livro aparecem informações sobre o autor? E sobre o ilustrador?
 O texto escrito das poesias foi usado como suporte para as ilustração dos alunos, desenvolvendo-se assim, articuladamente o trabalho de arte ao de português .
Uma vez que a proposta era fazer uma coletânea de textos que tivessem apreciado durante os momentos de leitura, o trabalho das crianças na produção do livro teve como foco a ilustração das poesias, a escrita do sumário, a escrita da autobiografia dos ilustradores (os próprios alunos), a organização e paginação do livro e elaboração da capa.
Para cada um desses gêneros foram oferecidos textos que funcionaram como referências para que eles pudessem perceber de como cada um dos gêneros se organizava.
O que é um sumário?
 O que tem no sumário?
 Em que parte do livro ele fica?
 Que informações são importantes para colocar na capa?
 Para que serve uma autobiografia?
Que informações ela tem?
Para pesquisar poesias na internet:
Poesias de José Paulo Paes
Poesias de Vinicius de Moraes
Poesias de Cecília Meireles
Atividade 2
Lendo para se divertir: parlendas, adivinhas e piadas
Ao longo de um bimestre, alguns momentos do dia podem ser escolhidos para trabalhar com a leitura de textos da tradição oral como adivinhas, piadas e parlendas.
Cada um desses gêneros possibilita a exploração do aspecto lúdico, vitais nessa etapa do processo de escolarização.
No trabalho com as parlendas, pode-se focalizar os aspectos da oralidade, da leitura e da escrita.
Após a leitura do texto, os alunos podem ser desafiados a memorizarem a parlenda cuja recitação pode ser a “senha” para determinada realizar alguma ação (sair ou entrar na sala, ir brincar no tempo livre, iniciar uma atividade individual, etc.).
As crianças gostam de serem desafiadas e demonstram grande prazer em participar destas atividades. Também pode-se trabalhar a reescrita de parlendas memorizadas.
Uma vez memorizadas, a criança não necessita gerar e articular idéias novas para escrever e pode focalizar o trabalho cognitivo, neste momento, na relação de correspondência entre os sons e as letras.
O trabalho com piadas favorece o desenvolvimento da oralidade, uma vez que, quando apreciam alguma, os alunos logo se interessam em contá-las para os colegas de outras turmas ou para os pais e amigos.
 Para saber mais, ver aula Lendo piadas na sala de aula no Portal do Professor.
O trabalho com as adivinhas é particularmente interessante, pois os alunos se sentem instigados a resolverem o enigma que lhes é proposto.
O professor pode começar propondo adivinhas, levando-as por escrito para que os alunos tenham acesso ao texto.
Estimule os alunos memorizá-las para brincarem com alguém, desafiando-os assim como foram desafiados.
À medida que o professor vai apresentando novas adivinhas para os alunos, ele pode ir colocando-as na caixa das adivinhas afixadas no mural.
Este é um dos gêneros textuais que as crianças procuram muito para ler.
Quanto mais adivinhas apresentar, melhor.
Site de piadas:
Site de parlendas:
Site de adivinhas:
Atividade 3
Lendo para aprender a fazer coisas legais e gostosas
A idéia de fazer um piquenique pode gerar um contexto favorável para decisões de ordem prática: o que levar ?
Isso pode desencadear um processo de seleção (os alunos trazem a receita escrita para a sala) e votação das receitas mais convidativas, elegendo-se assim algumas, as favoritas, que serão levadas para o evento.
As receitas prediletas dos alunos (bolo de chocolate, danoninho, palha italiana, pizza) podem, além de compor o cardápio do piquenique, fazer parte da aprendizagem dos alunos acerca do tipo de texto instrucional.
O professor pode realizar com os alunos algumas das receitas, antes e depois do piquenique e propor a confecção de um livro de receitas, que pode ser usado como um manual da própria criança ou, pode ser elaborado para ser um presente para alguém que goste de cozinhar.
Para que os alunos se familiarizem com a receita como um gênero textual, é importante levar para a sala de aula receitas que aparecem em diversos suportes: livros de culinária, livros de receita da mãe, receitas retiradas da internet, etc.
Os aspectos relativos ao gênero como: título da receita, ingredientes, modo de fazer, tempo verbal (verbo no infinitivo ou no imperativo), a organização do texto na página bem como a função do texto podem ser explorados pelo professor.
Atividade 4
Lendo uma sinopse para escolher um livro de literatura
No momento em que começam a ter contato com o mundo literário, as escolhas das crianças, muitas vezes, são dirigidas pelo adulto, pais ou professores.
Uma maneira de se pensar a ampliação dos critérios de escolha dos livros é pensar na maneira como os adultos escolhem os livros que lêem.
Eles lêem livros indicados pelos amigos, os que estão entre os mais lidos, escolhem livros de autores que já conhecem e gostam do modo como escrevem, escolhem livros procurando por acaso na biblioteca ou na livraria encontrando algum que lhe desperta interesse, lendo resenhas ou sinopses nos jornais ou na internet; se encantando com um livro que contenha uma linda ilustração, que tenha um formato diferente, etc.
As inúmeras formas de se escolher um livro, podem inspirar o professor a trabalhá-las com seus alunos. Uma biblioteca de sala pode conter um bom número de exemplares, que podem e devem estar disponíveis para serem manuseados pelas crianças dentre outros recursos como: computador com acesso a internet, suplementos infantis dos jornais de grande circulação, catálogos de editoras.
Você poderá propor aos alunos a visita site de autores de livros.
O site de Ana Maria Machado contém inúmeras sinopses; algumas delas podem ser escolhidas pelo professor e outras pelos alunos para serem lidas e comentadas.
Depois de ler esta sinopse, você ficou com vontade de ler o livro?
O que despertou o seu interesse?
Que história este livro vai contar?
O que você acha que acontecerá nesta história?
Inúmeras são as possibilidades de exploração nesta atividade: exploração de hipóteses a partir do título do livro, a partir da capa/ ilustração, a partir da sinopse.
Cada aluno poderá fazer sua escolha individualmente, a partir do seu interesse.
O professor poderá também, em um outro momento, realizar a leitura de um mesmo livro e propor a produção coletiva de uma sinopse com o objetivo de apresentar para os alunos de outra turma uma idéia sobre o livro que leram.
Os alunos também podem desenvolver, com um trabalho mais sistemático, a indicação oral de livros que leram e gostaram.
Nesse caso o professor deve estimulá-los a contar resumidamente a história para seus colegas.
 O professor poderá adminstrar o tempo desta atividade distribuindo grupos de 4/5crianças ao longo da semana para que todos tenham a oportunidade de falar sobre os livros que leram.
Fazer sinopses de livros lidos para irem para o jornal da escola ou para informar colegas de outras turmas pode ser também uma proposta interessante.
Ver site de Ana Maria Machado: livros premiados, livros traduzidos, curiosidades sobre alguns livros.
Ver site do Ziraldo

A avaliação se fará em todo o processo considerando-se o interesse e desenvolvimento dos alunos em cada uma das propostas com os diferentes gêneros textuais.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios