BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 09, 2012

Teatro> Comemoração> Ideias >Máscaras>Árvore>Primavera> 09/09/12

Data Comemorativa:
Dia do Teatro/ Ensino Especial


Autor :Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Conhecer possibilidades de expressar sentimentos e emoções;
-Aprender a trabalhar em grupo;
-Conhecer e identificar características da profissão;
-Identificar possível talento artístico;
-Trabalhar a autoestima.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Estratégias e recursos da aula
Trabalhando com teatro
O teatro mediante diversas formas de movimento proporciona a todos os seres possibilidades de se trabalhar diante da expressividade, funções diferenciadas, levando muitas vezes o indivíduo a lidar com sua timidez, autoconfiança, autoestima, entre outros fatores importantes para o equilíbrio do ser.
A presença dessa expressão artística na escola permite a aquisição progressiva da linguagem dramática e o contato com seus diversos estilos.
 Os alunos das séries iniciais e finais são capazes de tomar consciência das suas possibilidades como atores desde que a prática teatral seja lúdica e criativa.
No plano coletivo, o teatro na sala de aula fortalece as relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de autonomia.
Assim, apresentamos abaixo sugestões de leituras e aprofundamento em relação à proposta de trabalhar com teatro.
Sites relacionados:

Atividade 1
Fazendo máscaras.
Material: Bexigas, jornais, cola, tesoura e tinta.
Descrição da atividade: para trabalharmos com teatro, vários recursos podem ser utilizados, sendo um destes a confecção de máscaras.
O professor solicitará aos alunos que confeccionem sua própria máscara, utilizando uma bexiga, jornais e cola.
 Esta deverá ser confeccionada alguns dias antes de sua utilização, por isso professor, você deverá planejar e organizar o desenvolvimento desta atividade previamente a fim de oportunizar ao aluno participação efetiva no desenvolvimento das próximas atividades propostas.
Como montar a máscara:
- recortar tiras de jornal de aproximadamente 2cm de largura;
- encher a bexiga e fechá-la com um nó no seu bico;
- colar tira por tira em toda a bexiga, cobrindo-a com aproximadamente 6 camadas.
Deixe-a secar por uns dois dias.




No dia planejado para desenvolver as atividades desta aula, distribua as bexigas a cada aluno e inicie o acabamento desta a fim de utilizá-la nas atividades propostas!
Oriente seus alunos para efetuarem o acabamento:
- pegue as bexiga e estoure-a, permanecendo assim somente os jornais colados, que ficará no formato de uma máscara;
- faça o recorte dos olhos e da boca na medida do rosto;
- pinte com látex e espere secar;
- para finalizar pinte a máscara utilizando várias cores de tintas, para que fique bem colorida.



Atividade 2
Teatro grego.
Material: Máscaras confeccionadas com o jornal.
Descrição da atividade: O professor deverá explicar aos alunos que antigamente os gregos utilizavam máscaras para fazer os seus teatros e que agora eles deverão improvisar um conto, onde utilizarão as máscaras para encenar uma história.
Deixe que eles utilizem a criatividade, divida-os em grupos, e peça para que montem uma pequena história.
Professor: o conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão; o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade.
 Ao escritor de contos dá-se o nome de contista.
 Sugestão: Os links disponibilizados abaixo podem ser utilizados como suporte, para que os alunos adquiram conhecimento em relação ao período marcante do teatro grego e a partir deste conhecimento desenvolvam sua criatividade diante da montagem da história de cada grupo.
Sabemos que... a maior diferença entre o teatro grego e o teatro moderno consiste no fato de que as peças gregas faziam parte de um festival religioso em honra dos deuses.
Sendo uma das formas mais ricas de arte, constitui de mímicas, dança, música, poesia entre outros elementos.
Estes poderão ser utilizados na montagem criadas pelos alunos.
Sendo assim... ofereça recursos como equipamento de som, figurinos, jornais para confecção de vestimentas, entre outros, para que eles consigam atender as expectativas da atividade!
Referência: autoria própria.

Atividade 3
Situações do dia a dia.
Descrição da atividade: Divida a sala em grupos de seis, e proponha para que eles encenem situações sobre o dia a dia: Fila de ônibus, na sala de espera, comprando na feira, tomando café da manhã, entre outros. Deixe o grupo decidir a atuação proposta, dê um tempo limite de cinco minutos e depois peça para que apresentem para toda sala.
Após apresentação promova um debate que enfoque as semelhanças e diferenças entre imitação e realidade.
 É importante que os alunos, durante o debate, desenvolvam o senso crítico perante os fatos da vida real.
Fonte: Jogos Teatrais na Escola, Olga Reverbel, 160 pags. Ed. Scipione.
Atividade adaptada de: Revista Nova Escola,



Recursos Complementares
Conhecendo o teatro por meio de outros alunos.
O vídeo escolhido, disponível abaixo, apresenta o “programa recreio” que mostra a história da aluna Aline Sant'Ana Bortoluzzi.
Ela descreve sua paixão pelo teatro e a dança.
Aline também conta como o teatro a ajuda na criatividade e interpretação em sala de aula e como este beneficia a sua vida no dia a dia.
O professor poderá apresentar para seus alunos, para que conheçam mediante depoimento a importância do teatro para a formação e desenvolvimento do indivíduo.
 Avaliação
O aluno deverá ser avaliado durante a aula, onde o professor poderá observar:
-nível de afinidade com a cultura do teatro: conseguiu articular o uso da máscara confeccionada ao conto desenvolvido?
-aquisição de conhecimento em relação à expressividade e atuação colaborativa: envolveu-se na elaboração e desenvolvimento do conto?
-desenvolvimento do controle corporal: mostrou-se concentrado na função à ele delegada?
-características em lidar com as situações expressivas, liderança, criatividade, afloradas durante as atividades para possível diagnóstico de perfil artístico: 1.envolveu-se com o personagem que representou? 2. mostrou mediante gestos e ações nível de expressividade adequada?




Educação Infantil
Editora Minuano nº 37

Vejam no Projetos....

 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios