BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, setembro 08, 2012

Eleições >Representante de classe>Sugestão literária> 08/09/12


Eleições na escola


Leve o clima das eleições e o conceito de democracia para a sala de aula propondo a seus alunos que elejam os seus representantes de classe
Mônica Krausz


Objetivos:


★ Levar a criança a compreender a cidadania como participação social e política e exercitar e desenvolver essa cidadania
★ Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações
★ Apresentar as características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional
★ Ensinar a debater, avaliar, criticar e questionar a realidade
★ Aproximar a criança do conceito de democracia e ajudá-la a entender o que representa uma eleição, a função do voto, do título de eleitor e da inviolabilidade da urna
★ Compreender a importância dos compromissos assumidos em uma eleição pelos candidatos aos diversos cargos em disputa.
"É tempo de eleição na escola".



Nesse estudo, os alunos preparam murais com notícias sobre os candidatos,incluem fotos e comentários pessoais, a partir de uma intensa pesquisa sobre a política atual.
Depois disso, voltam-se para o universo deles e realizam uma eleição para representante de classe por meio de voto direto.
No Colégio I.L.Peretz, na capital paulista, a eleição de representantes de classe também é uma prática curricular bastante contemplada - acontece semestralmente, há mais de 10 anos.
De acordo com a coordenadora pedagógica Isabel Cossalter, o principal objetivo é fazer com que a criança compreenda o que é cidadania e exercite esse papel em sua própria sala de aula e na escola.
"Representando os seus colegas e sendo representadas por eles, as crianças percebem que a função dos políticos é uma função social delegada a eles, que devem exercê-la em favor daqueles que o elegeram e daqueles que ele representa", explica.

Dicas de leitura!
É o maior!


A bicharada está na maior campanha eleitoral que vai decidir quem É O MAIOR.
Todos os candidatos têm o mesmo espaço para se apresentar e as mesmas chances de provar que merecem o seu voto.
Nessa eleição, qualquer um pode ser o maior em alguma coisa: o maior comilão, o mais inteligente, o maior palhaço, o mais alto, o mais chato, o melhor amigo.
Neste livro, o leitor vira eleitor e solta os bichos!
Autor e ilustrador: Guto Lins
Assuntos: pluralidade cultural, meio ambiente, diferenças.
Editora Larouse

A praça é do povo
Coleção O Futuro cidadão
Este livro traz explicações, de maneira clara e didática, sobre características do que é público e do que é privado. Pelas relações apresentadas no livro, as crianças podem entender sobre assuntos de grande importância para o seu futuro. São destacadas as atividades do cotidiano para melhor esclarecer as diferenças entre como lidar com o público e o privado.
Autor e ilustrador: Newton Foot
Editora Escala

Desenvolvimento:

1. Explique aos alunos sobre as funções de um representante de classe e a oportunidade de representar a sua turma na busca de melhorias para o dia a dia na escola.


2. Tire as dúvidas dos alunos sobre o processo eleitoral e explique que todos irão dispor de mesmo espaço e tempo para divulgação de suas ideias, por meio de cartaz e de um pronunciamento para a classe.


3. Explique também que não é permitido trazer balas, doces ou qualquer tipo de brinde para conquistar a simpatia dos colegas. A campanha deve se fortalecer somente com base nas propostas dos candidatos!


4. Marque um dia para a eleição e explique que a votação acontecerá por voto secreto, para não haver constrangimentos entre os colegas.


5. Peça que os candidatos tragam uma foto 3 x 4 e, com ela, faça uma cédula no computador. Faça também um título eleitoral para cada aluno com nome completo, número de chamada na classe, turma e período. Veja modelo pronto nos moldes.


6. Confeccione uma urna com caixa de papelão e uma cabine eleitoral.


7. No dia marcado, peça ajuda a dois voluntários para fazer o papel dos mesários. Um vai organizar a fila de votação e o outro vai marcar os nomes de todos os alunos que compareceram.


8. Depois que todos tiverem votado, faça a apuração na presença dos candidatos e divulgue o nome do vencedor na sala.


9. Organize uma pequena cerimônia de posse onde mais uma vez o representante de classe será lembrado de suas funções. Nesse dia, o aluno eleito recebe uma faixa, como a de Presidente da República.
Eleições semestrais
No Colégio I.L.Peretz, cada turma do 1º ao 5º ano elege dois representantes de classe por semestre.
As eleições são semestrais para que os representantes não percam muito tempo de recreação, já que eles se reúnem todas as segundas- -feiras no intervalo das aulas.
De acordo com Isabel Cossalter, alguns alunos gostam tanto da tarefa de representar os colegas que buscam a reeleição por vários mandatos consecutivos.
 Outros vivem a experiência uma vez só e passam a faixa para o próximo vencedor.





Reconhecimento do trabalho


É importante prestigiar o trabalho dos representantes de classe durante todo o mandato, publicando notinhas sobre a atividade deles nos informativos da escola. Quando o mandato se encerrar, entregue também um certificado, parabenizando o aluno pelos bons serviços prestados à comunidade escolar.





Dica!


 você encontra um dicionário de termos relacionados com política e cidadania para crianças, além de reportagens sobre eleições e outros temas, tudo na linguagem infantil!

você encontra uma cartilha infantil com 38 páginas sobre eleições elaborada pela equipe do Portal Plenarinho, que está desenvolvendo um projeto piloto em cinco escolas brasileiras, o projeto Eleitor Mirim. Confira!

★ O site http://picasaweb.google.com/sandygsoares/VOCSABIAELEIES# tem um gibi da Turma da Mônica com história e passatempos sobre eleições


Mais detalhes e sugestões aqui:




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios