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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2017
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domingo, outubro 07, 2012

África mãe de todo brasileiro>Conscientização negra>Música>Dança>07/10/12


África- mãe de todo brasileiro
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar sobre a influência das raízes africanas na cultura brasileira;
Produzir textos com a temática da influência africana.
Valorizar a história dos afros-descendentes que ajudaram e ajudam a construir a história da sociedade brasileira.
Propiciar que os alunos aprendam a apresentar seminários de forma criativa.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversar com os alunos sobre as diferentes etnias e suas contribuições. Identificar se os alunos conhecem alguma história de um herói ou heroína negro.
Verificar quais conhecimentos resultantes da influência negra em nossa cultura. Estratégias e recursos da aula
Orientações ao professor
■Converse com os alunos sobre a importância de ser um ouvinte pró-ativo, ou seja, saber escutar e aprender sobre os procedimentos em relação aos recursos e também aos colegas, respeitando as diferentes manifestações.
Ao mesmo tempo aluno deve formular questões mentais para serem debatidas no grupo.
Assim até o silêncio é um momento de criação, elaboração e interação.
■Estabeleca as diferenças de um trabalho em grupo colaborativo e de um trabalho ineficiente, para que todos possam contribuir no resultado da pesquisa e da elaboração dos dados.
■Parta sempre de situações relatadas pelos alunos e faça a ponte entre o conteúdo abordado.
■Em relação aos seminários, esclareça que todos devem participar e que a criatividade é um eixo, estimule os alunos a utilizarem diferentes linguagens para se expressarem.
■Oriente os alunos a seguirem criteriosamente o processo de pesquisa, lembre-se uma boa metodologia evita que os alunos possam copiar os conteúdos sem elaboração.
É essa tarefa é sua professor!
1ª Etapa
Utilize a animação
Palavras africanas
Debata com os alunos o conteúdo da animação.
Peça para que os alunos pesquisem palavras que sejam de influência africana em nossa língua .
Para tal, deverá utilizar o editor de texto e salvar o arquivo com seu nome.
 Estabeleça uma forma padronizada de salvar, facilita a identificação, por exemplo, marcelo_pereira_tarefa1.
O professor pode ficar responsável de ir construindo o dicionário coletivo de palavras.
Para estimular a criatividade textual, imprima as palavras, corte-as em tamanhos iguais, coloque-as em um saco e peça para o aluno sortear algumas palavras, pelo menos 4.
 O desafio consistirá em construir um texto que reúna criativamente as palavras.
Após a realização da atividade, peç a para os alunos trocarem os textos e verificarem se há alguma necessidade de correção das palavras, utilize o dicionário como orie ntador.
(Peça para que cada aluno troque de micro com o colega para a correção).
2ª Etapa
Discuta sobre que heróis negros eles conhecem, e que na aula de leitura e pesquisa, eles irão descobrir outros heróis.
Peça para que os alunos sentarem em dupla e entrarem no site no site:



Este site apresenta algumas biografias de alguns heróis negros, cada aluno deverá escolher um desses heróis e preparar-se para contar a história dele para a classe. Os alunos poderão vir caracterizados para a apresentação, trabalhar com músicas, e o que mais desejarem.
Incentive cada dupla a se esmerarem na preparação do seminário de seu herói, otimize os talentos de cada um, como poesia, canto, música, representação, etc.
Para entregar ao professor, cada dupla irá escrever um texto justificando porque escolheu aquele herói.
Finalize a semana contando a cada dia um conto africano, como fonte de pesquisa utilize:

Recursos Educacionais
Nome                        Tipo
Palavras africanas       Vídeo

Recursos Complementares
Computador e internet.

Avaliação
Verificar a ampliação de conhecimento em relação a origens de palavras provenientes da cultura africana. Identifique os avanços dos alunos em relação a valorização da contribuição africana.
Ampliação de repertório de contos, e manifestações de interesses de conhecer outros contos.

Ética, direito à igualdade e à diferença:
Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira.
2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.
3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas.
4.Conhecer a História do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares.
5. Criar espaços de expressão da cultura afro-brasileira na escola: danças - capoeira, hip hop, samba -, gastronomia, religiões, artesanatos e outros.
Vejam aqui:



Influências culturais da África

Natureza e sociedade
Objetivos
Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
Conteúdos
- Heranças culturais africanas e brasileiras.
- Música, dança e brincadeiras.
Tempo estimado
Dois meses.
Material necessário
Livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas africanas e brasileiras, tecidos, instrumentos musicais e mapas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem?
Se parecem com algo que já ouviram?
Gostam ou não? Por quê?
 Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico.
Para comparar, escute com o grupo outra música (escolha, agora, uma canção tradicional africana). Questione: ela se parece com a que ouvimos antes? P
eça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente.
Você também deve preparar a mesma pesquisa.
2ª etapa
Explore os materiais trazidos em uma roda de conversa.
Foque a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc.
Lembre-se de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país.
3ª etapa
Forme grupos e sugira que cada um aprofunde a pesquisa em um dos temas levantados.
Explique que o objetivo é obter mais informações sobre costumes dos povos africanos e que cada grupo deve mergulhar em um assunto específico, procurando mais informações em livros, internet, vídeos e outras fontes de informação.
Peça ainda que reflitam: quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil?
De que jeito?
Como forma de registro, proponha a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.
4ª etapa
Leve para a sala instrumentos musicais de origem africana, como agogô, caxixi e alfaia e mostre às crianças as maneiras de tocá-los.
 Apresente também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar – o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembre-se de que essa etapa, que deve durar alguns dias, exige que você se prepare previamente para conhecer instrumentos e danças.
Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica.
Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.
Consultoria: Karina Rizek
Coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10.
Fonte:
Projeto Africanidades
Tema: Identidade (autoconhecimento, relações sociais individuais e diversidade).
Objetivos: Perceber, valorizar semelhanças e diferenças, respeitar as diversidades
Sub tema: Eu, minha família, o lugar onde moro.
* Diálogo com a questão racial:
* Identidade racial em relação à origem étnica da família do/a aluno/a.
* Termo afro-brasileiro buscando a ancestralidade africana da família.
* Identificar tradições familiares e semelhantes àquelas que se relacionam às tradições africanas reinventadas no Brasil, valorizando-as.
Sub tema: semelhanças (organização familiar, lazer, cultura, religiosidade, hábitos alimentares, moradia, alimentação, papéis sociais familiares, gênero, cuidados com a saúde
Diálogo com a questão racial:
Auto estima dos alunos afirmando a positividade das diferenças individuais e de grupos a partir da valorização da história familiar dos(as) alunos(as), das pessoas de sua escola, bairro, comunidade e suas diferenças culturais.
* As famílias pelo mundo através dos tempos e espaços.
* Relações e cuidados com o corpo em diferentes famílias e culturas.
* Resgate de jogos e brincadeiras em tempos e espaços diferenciados.
* Formas de comunicação de diferentes culturas ao longo dos tempos.
Vejam o projeto completo aqui:


Apresenta proposta de leitura,escrita e caracteristicas da África






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