BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 13, 2012

Cultura popular> Continentes> América do Norte> Halloween> 3ªparte>13/10/12

Conhecendo a América!

Nesta aula, o estudante colocará à prova os seus conhecimentos sobre o continente americano : bandeiras de países, acontecimentos que marcaram uma determinada região, etc.
Assim, o aluno poderá, portanto, agregar conhecimento – e/ou solidificá-lo.
Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já tenha estudado um pouco sobre o continente americano, pois o software apenas exercitará o que já foi visto em sala de aula.
É possível que os alunos sintam dificuldade na identificação das bandeiras, pois muitas são similares; o professor pode explorar essa possível dificuldade, elaborando estratégias que façam os alunos compreenderem melhor o significado das mesmas, como, por exemplo : estabelecer associações entre a bandeira de um dado país e as guerras das quais este país já participou.
Estratégias e recursos da aula
Sugere-se que, em cada computador, fiquem dois alunos, de modo que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o software.
Entretanto, o professor deve estar alerta para os casos em que apenas um aluno manipula o software; o ideal é que ambos manipulem o recurso e, a partir de suas experiências, façam análises, elaborem soluções e comparações.
Será utilizado nesta aula o software Trivial de Geografía de América.
Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:
1 - Tomada de posição:
Inicialmente, recomenda-se que o professor exponha, de maneira bem lúdica, características típicas das Américas. O docente deve buscar, dos próprios alunos, palavras das línguas típicas de países americanos, ou, ainda, palavras estrangeiras que foram inseridas na cultura brasileira ( mouse, castanholas, aficionado, madrileno, maciço, aperrear, etc. ). A partir de toda a diversidade inerente ao continente americano ( línguas e costumes ), o professor poderá dar inicio à explicação do software.
Primeiro Passo:. Aqui, o docente deve orientar os estudantes sobre como manipular o software.
Segundo Passo: Os alunos deverão começar a utilizá-lo, explorando suas atividades.
Terceiro Passo: O professor fará perguntas, tais como: ‘Quais as bandeiras e idiomas dos países americanos mais conhecidos?’
2 - Maturação:
Levantando as possibilidades de respostas, o professor deverá acompanhar os alunos; para isto, ele poderá fazer perguntas reflexivas sobre os conhecimentos que estão sendo trabalhados e questionar se não há outras soluções ou representações para o problema proposto.
 Neste momento, os alunos analisarão as possíveis soluções para responder às situações propostas pelo programa, levando em consideração os questionamentos levantados no início da aula.
3 - Solução:
O professor deve incentivar os alunos a apresentarem suas soluções e exporem suas dificuldades. Os estudantes devem ser capazes de generalizar a situação proposta a partir de casos particulares. Caso apresentem dificuldades, o docente poderá propor outras situações particulares, a partir das quais o aluno consiga efetuar a referida generalização.
4 - Prova:
Aqui, o professor deve destacar os principais aspectos do continente americano, podendo, inclusive, aproveitar os comentários feitos pelos estudantes.
Recursos Complementares
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi.
O software é um complemento ao estudo do continente americano – em especial, dos EUA, o mais importante país deste continente: Viagens do Chiquinho - Estados Unidos.
Avaliação
A partir do software, o aluno deve elaborar uma redação abordando o continente americano e toda a sua pluralidade.
Halloween
31 de outubro









Coleção saberes da educação
Editora Minuano nº2



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios